Como fazer
um webinar
nas redes sociais:
passo a passo

Como fazer um webinar nas redes sociais: passo a passoComo fazer um webinar nas redes sociais: passo a passoComo fazer um webinar nas redes sociais: passo a passo

Como fazer um webinar nas redes sociais: passo a passo

O mundo digital oferece muitas possibilidades para divulgar sua marca ou produto.
 
Independente da plataforma utilizada, é possível trabalhar com texto, imagens, áudio e vídeo, tudo ao mesmo tempo.
 
Mas usar todos esses formatos já não é suficiente.
 
O segredo para levar o nome da sua empresa mais longe é aproveitar os recursos que a tecnologia oferece para interagir em tempo real com a sua audiência.
 
É por isso que o webinar é, uma ferramenta muito eficaz para atrair potenciais clientes e oportunidades de venda!
Se você ainda não sabe como fazer um webinar, leia este conteúdo especial que preparamos sobre o tema!

O que é Webinar? 

O termo Webinar tem origem do inglês Web Seminar (Seminário feito pela internet). Ou seja, é uma videoconferência realizada para apresentar um produto ou um conteúdo educacional por meio de uma plataforma online. 

Não faz muito tempo que as organizações descobriram as vantagens de produzir um evento na internet em relação a um seminário presencial, tais como a possibilidade de alcançar um público ilimitado e logística/custos muito reduzidos (ou até zero). 

Mas os benefícios não param por aí. Veja a seguir.

Por que fazer webinars é uma boa estratégia?

O consumo de conteúdo audiovisual na internet já é muito grande, e a tendência é que ele cresça ainda mais nos próximos anos. 

De acordo com dados divulgados por pesquisa da empresa de tecnologia Cisco, até o ano de 2022 o conteúdo audiovisual será responsável por mais de 80 % de todo o tráfego da internet. 

Isso prova a relevância do vídeo em comparação aos demais formatos.

Já o Content Marketing Institiute, órgão dedicado aos estudos sobre marketing de conteúdo, constatou que 2/3 das empresas B2B dos EUA utilizam o webinar para aumentar suas conversões e 66% delas o consideram uma estratégia efetiva.

Isso acontece porque, como dissemos logo no início, um vídeo é mais atrativo do que um texto ou foto, que não oferece muitas possbilidades de interação.

Veja só os resultados positivos que um webinar pode trazer para você:

Gerar engajamento e tráfego

Poder ver e se comunicar com quem está do outro lado da tela aumenta a proximidade entre o empreendedor e seu público-alvo. 

Além disso, o webinar movimenta as redes sociais da empresa, gerando mais curtidas, comentários e visitas ao seu perfil.

Aumentar a autoridade da marca

A credibilidade de uma empresa está no conhecimento que ela transmite sobre o seu produto ou serviço. 

Sendo assim, não há nada melhor do que uma apresentação em vídeo para demonstrar que você entende do assunto e convencer o consumidor de que seu produto é uma boa escolha.

Facilita a conversão

O webinar é uma oportunidade única para se comunicar diretamente com seu público, passando informações relevantes e esclarecendo dúvidas. 

Dessa maneira, você dá mais segurança para que ele possa conhecer melhor a sua oferta ou até efetuar a compra imediatamente.  

Agora que você já conhece todos os benefícios de produzir um webinar, vamos à prática. Como estruturar o seu conteúdo e colocá-lo no ar? 

Como criar um webinar?

É a mesma coisa que organizar um evento, só que online. São muitos os detalhes que devem ser considerados para a apresentação, o que significa que a ação precisa ser planejada com certa antecedência. 

Mas não se preocupe, porque vamos dar um passo a passo completo para você criar o seu!

1. Determine o tema

Ao decidir montar um evento online, você já deve ter bem claros os objetivos da apresentação e o que será abordado, pois esta será a base para todas as outras decisões que você irá tomar. 

O assunto deve ser escolhido de acordo com as prioridades do seu negócio, mas também levar em conta os interesses da sua persona, caso contrário, todo o seu esforço pode ser em vão.

2. Escolha a plataforma

Hoje, existem diversas ferramentas que possibilitam estruturar e transmitir o seu webinar de uma forma muito simples, até mesmo integradas às redes sociais. 

Ou seja, você pode fazer um vídeo ao vivo, dentro da fanpage da sua empresa, engajando a audiência que já curte sua página e atraindo mais pessoas para ela.

 Vamos falar sobre como usufruir desse recurso mais adiante.

3. Defina uma data

Ter a data logo no início é essencial para que o seu planejamento dê certo, pois, assim, é possível estabelecer prazos para cada etapa de preparação. 

Aliás, essa é uma regra que vale para qualquer projeto.

4. Escreva o roteiro 

Depois de definir data e prazos, não esqueça de colocar suas ideias no papel. 

Você provavelmente já sabe o que precisa dizer, mas é importante dividir o conteúdo em blocos e estabelecer a sequência mais adequada. 

Além disso, numa apresentação ao vivo, não dá para confiar totalmente na memória, por isso anote tudo e previna-se contra o famoso “branco”.

Em relação à linguagem, é muito importante conhecer e saber como utilizar os famosos gatilhos mentais, para convencer seu lead a realizar a ação que você deseja — a conversão!

5. Crie uma landing page

O seu evento vai precisar de uma página exclusiva para divulgação. Nela, você publicará informações como: 

  • Tema do webinar (headline)
  • Objetivos
  • O que o lead irá aprender
  • Data e hora
  • Formulário para inscrição (captura do lead)

Para saber mais como criar uma landing page atrativa, leia este artigo.

6. Defina alguém para ser o apresentador principal

Algumas pessoas possuem mais facilidade para falar em público do que outras. Se este é o seu caso, ótimo!  

Se não, opte por profissionais que tenham mais desenvoltura diante das câmeras e que possam representar bem a sua marca, criando uma identificação com sua audiência..

Em muitos casos, a apresentação pode ser dividida entre duas pessoas.

7. Vá além da imagem do apresentador

O tempo para a transmissão de um webinar é de pelo menos uma hora.

Durante esse período, sua missão é prender a atenção do espectador — o que não é uma tarefa muito fácil, tendo em vista as distrações disponíveis fora da tela. 

Por isso, você precisa lançar mão de outros recursos visuais para enriquecer seu conteúdo. 

Valem PPTs, prints de tela, dados de pesquisa ou o que a sua criatividade e o tema permitirem.

8. Faça todos os testes necessários

Uma boa preparação é fundamental para o sucesso do seu evento! Portanto, o ideal é que você comece a ensaiar alguns dias antes. 

Também é necessário prestar muita atenção ao funcionamento das ferramentas tecnológicas, já que a transmissão dependerá exclusivamente delas.

Por isso, verifique com antecedência  a velocidade da sua rede e os equipamentos a serem utilizados. Assim, você evita as surpresas desagradáveis na hora de ir ao ar.

9. Tenha uma equipe de apoio

Com tantas tarefas, é praticamente impossível fazer tudo sozinho. Então, a solução é contratar pessoas capacitadas para ajudá-lo, principalmente na parte técnica. 

Se desejar, também pode ter um copywriter para criar um roteiro mais assertivo, e, ainda, pessoas para acompanhá-lo durante a apresentação, lendo e respondendo as perguntas da “plateia” virtual, por exemplo. 

Como fazer um webinar dentro das suas redes sociais – Facebook e Instagram

Desde 2016, o Facebook possui a funcionalidade de transmissão ao vivo, para que os usuários consigam transmitir vídeos em tempo real, diretamente do seu perfil pessoal ou fanpage. 

Pouco tempo depois, a mesma função foi liberada no Instagram, que ficou conhecida como Facebook e Instagram Live. 

Você sabia que é possível transmitir o seu webinar de forma simultânea nessas plataformas?

Pois chegou a hora de você aprender como fazer isso e aumentar muito o engajamento nas suas redes sociais! 

1. Use um computador

Para fazer as lives em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, você precisa usar um computador e baixar o OBS Studio, um software gratuito que roda em qualquer sistema operacional. 

O OBS funciona como uma apresentação em slides, onde você define o que aparece nas telas (denominadas Cenas).

Logo na primeira tela, você verá o menu de configurações: 

No Ponto 1: Dispositivo – selecione a sua webcam principal (pode ser interna ou externa). 

No Ponto 2: Predefinição – defina a resolução da câmera. A recomendável é 1280×720.

Clicar em Ok. 

Para posicionar ou redimensionar a sua imagem, clique e arraste a imagem da sua câmera para qualquer área da tela e nos cantos para aumentar ou diminuir o tamanho.

2. Configurando a transmissão simultânea

O software que permite transmissões em vários canais ao mesmo tempo é o Ciclano. Então, vamos precisar dos dois programas. 

A boa notícia é que o Ciclano não precisa de instalação, porém, possui uma assinatura mensal de R$ 87.

Além disso, a ferramenta oferece tutorial completo para você aprender a utilizá-la. 

3. Acessando o Ciclano

Feito o login e senha, você terá acesso o painel principal:

Ali, já pode adicionar as redes sociais onde você deseja que o webinar seja transmitido. 

O Facebook terá a opção de transmitir tanto na linha do tempo do seu perfil pessoal quanto nas páginas que você administra.

Já no Instagram, só é preciso fazer login nas contas onde quer que o seu vídeo apareça.

Na última tela, você configura um título e descrição que vai aparecer em todos os canais.

4. Realizando a transmissão simultânea

Na home do Ciclano, clique no botão habilitar transmissão. Com isso, a ferramenta já estará ativa em suas redes, mostrando uma “tela preta”. 

Então, vão aparecer 4 códigos para copiar e colar no outro sistema, o OBS, pois é dessa forma que eles vão se conectar.  

Voltando ao OBS, acesse o menu: 

Configurações > Stream > Serviços de Stream Personalizado > Utilizar autenticação

Depois disso, basta clicar em OK e iniciar transmissão. 

E pronto! Você já estará ao vivo em suas redes sociais!

Quando terminar, basta clicar em Parar Transmissão no OBS e no botão vermelho no Ciclano.

Como você viu, o webinar é uma ferramenta poderosa para atração e conversão de clientes, e você deve utilizá-la sempre que possível para divulgar seus produtos e serviços. 

No entanto, para ter bons resultados, é preciso planejamento e foco. Por isso não deixe de contar com o suporte de profissionais especializados, que saberão como aplicar essa estratégia para alavancar os resultados do seu negócio!