5 benefícios do Inbound Marketing

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5 benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto inovador de técnicas de marketing que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

No modelo tradicional, chamado de outbound marketing, as empresas tentam convencer os clientes a comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços por meio veiculação de anúncios que chegam até o cliente em uma frequência repetitiva.

Mas, com o surgimento da internet e a popularização das mídias sociais, esse modo de propaganda se mostrou insuficiente.

Com isso, surgiu o Inbound Marketing, ou marketing de atração. Sua proposta se baseia em fazer o cliente procurar pela marca ao invés de persegui-lo.

E como fazer isso? Através de uma experiência, que pode ser oferecida por meio de mecanismos de busca, blogs, mídias sociais, entre outros. 

A ideia é fazer com que o cliente seja atraído pela empresa por meio de ações que atraem o público para os conteúdos personalizados elaborados de maneira autoral do seu blog ou site. 

Esses conteúdos têm a função de educar o seu público-alvo e tornar a sua marca uma autoridade em conhecimento no seu setor de produtos ou serviços, usando os mecanismos de busca como forma de entrada para influenciar a decisão de compra dos possíveis consumidores.

A partir disso, a empresa pode reforçar o seu valor de marca e iniciar um relacionamento duradouro com os clientes.

Mais economia

Uma das grandes vantagens desse modelo é o baixo custo. A proposta do Inbound Marketing é usar canais digitais e gratuitos para envolver o público, ao contrário das campanhas tradicionais, que exige um alto investimento em anúncios pagos em canais de TV, rádios e revistas, por exemplo.

Por isso, você pode conseguir um alto retorno gastando muito menos do que seria necessário se você optasse por uma campanha tradicional de propaganda.

Qualifica os potenciais clientes

No Inbound Marketing, nós usamos um esquema de etapas chamado funil de vendas para conduzir os clientes pela jornada que vai resultar em compra do produto ou contratação do seu serviço, como já explicamos em nosso texto Funil de vendas: o que é e como inseri-lo na sua estratégia.

Ao pensar nas etapas Atrair, Converter, Fechar e Encantar, a ideia é que você comece atraindo pessoas que não conhecem a sua marca, converta-os  em visitantes, feche o negócio, fazendo com que eles virem clientes, e fidelize esse público ao encantá-los com seu trabalho de pós-venda.

Dessa forma, basta seguir todos os passos para conquistar uma base fiel de clientes e alavancar as suas vendas.

Foca em um público mais nichado

Uma das novidades que o Inbound Marketing trouxe para o mercado é a mudança na forma de se pensar o público-alvo.

Até então, a ideia era tentar divulgar a sua mensagem para o maior número de pessoas possível, sem se importar muito com as características desses indivíduos.

Como a ideia é atrair consumidores em potencial, você não precisa desperdiçar tempo, esforço e dinheiro em pessoas que não têm nenhuma afinidade com a sua marca.

Para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing, um dos primeiros passos é avaliar as características gerais dos seus clientes para definir uma persona.

A persona é um perfil fictício com características como gênero, idade, local, interesses e outras características da sua escolha que servem para ilustrar o seu cliente-padrão e orientar as suas escolhas de marketing.

A proposta é que sempre que você tiver que tomar alguma decisão nesse sentido, possa parar e se perguntar: “Será que a minha persona gostaria disso?”.

Isso vai trazer o foco adequado para as suas ações.

Aumenta as oportunidades de venda

A utilização da internet como campo de relacionamento, a implantação das etapas do funil de vendas para orientar a jornada de compra, o refinamento do público na forma de um persona acabam por produzir muitas demandas de venda.

E como o método é focado não apenas em vender, mas também em fidelizar os clientes, isso garante a multiplicação dos seus atendimentos e, consequentemente, dos seus lucros.

Aumenta alcance e visibilidade da marca

O surgimento da internet transformou profundamente as relações atuais, gerando uma nova forma de viver, se comunicar e consumir. Foram essas mudanças que impulsionaram a criação do Inbound Marketing.

Foi necessário criar uma forma de vender que utilizasse ferramentas digitais para envolver clientes no mundo virtual.

E ao usar apenas a internet como uma plataforma para divulgação da sua marca, você ganha um alcance muito maior para suas ações de marketing.

Outro fator positivo das ferramentas digitais é a possibilidade de segmentação da sua audiência. É muito mais fácil escolher para quem a sua mensagem vai chegar no universo online.

Isso significa que não só o seu empreendimento vai ter mais visibilidade, como também vai ter mais aproveitamento no seu investimento em marketing, pois além de ser visto, vai ser visto pelas pessoas certas.Se você se interessou pelos benefícios do Inbound Marketing, entenda quais são os primeiros passos para começar a sua estratégia com o nosso post Planejamento de inbound marketing: o que considerar ao estruturar o seu?.