7 materiais ricos para captar leads além dos e-books

7 materiais ricos para captar leads além dos e-books

7 materiais ricos para captar leads além dos e-books

Produzir conteúdo para o seu negócio é desafiador e necessário. No entanto, existem materiais ricos que vão auxiliar você a captar mais leads, como webinários, templates, ferramentas, quiz, entre outros que você verá a seguir, que trarão mais clientes para seu negócio.

Na hora em que você decide investir em Inbound Marketing, uma série de dúvidas sobre como compor esse material rico pode surgir. Calma, estamos aqui para ajudar você!

Comecemos respondendo à primeira pergunta, afinal o que é material rico? Acompanhe a leitura.

O que é material rico?

O material rico é um conteúdo produzido de modo a atrair a atenção de pessoas e educá- las num planejamento de conteúdo que visa despertar nelas o interesse pelo seu produto e gerar leads no caminho.

Esse tipo de conteúdo possui características próprias que os diferem bem de outros tipos de materiais, a começar pela extensão. 

Possuem um teor mais explicativo e são notoriamente maiores do que os posts comuns. O tema escolhido é abordado e explorado amplamente, o que pode tornar, consequentemente, o conteúdo final um pouco mais extenso também.

Como vimos, a produção de materiais ricos pode ser feita de várias formas e, quanto maior a criatividade, maiores as chances de sucesso. 

Como criar materiais ricos que sejam atrativos?

A primeira regra que você deve compreender na produção de materiais ricos é que eles são uma estratégia: do esqueleto ao fim da revisão, eles têm o objetivo de levar informação de um modo que sua marca seja lembrada. Então, o melhor conselho que alguém pode dar sobre a produção de material rico é que você foque a estrutura do seu conteúdo em informações relevantes e totalmente ligadas ao seu negócio.

Uma boa maneira de começar é tirando dúvidas básicas que, em geral, são muito pesquisadas pelas pessoas, e a dica que damos é que se defina a persona da sua empresa e estruture todo o material nesse foco.

Quando você começou a pesquisar sobre o tema, os e-books saíram de todo lugar como sugestão. E há uma boa razão: eles são fontes confiáveis na etapa de geração de leads. 

Contudo, selecionamos 7 outras formas de criar materiais ricos que poderão posicionar melhor a sua empresa com resultados extraordinários.

Materiais ricos além dos e-books

Considere inovar usando formas estruturadas ao produzir seu material rico, sempre utilizando o formato desejado como isca – aquele que atrairá mais o público e gerará mais leads para sua empresa.

Webinar

O webinar é uma espécie de videoconferência com formato de seminário. Você interage com as pessoas, tirando suas dúvidas e as convencendo nas mais variadas plataformas. O YouTube é uma das plataformas mais populares, mas o GoToWebinar e o Google Hangouts dão bons resultados também. Já conferiu?

Ferramentas

As ferramentas são muito eficientes na atração de leads, porque ajudam seus futuros clientes na resolução de problemas que um template não poderia, por exemplo. 

Dependendo do seu mercado de atuação, pode ser que um programador seja necessário, e fica aqui o registro que disponibilizar ao público calculadoras, planilhas mais complexas, por exemplo, isso eleva o grau de engajamento e acaba por gerar mais leads.

Kits

Aqui você tem várias opções. Seu material rico pode estar vinculado a dois temas ou mais e pode se referir a algo já postado, como coletâneas, por exemplo, ou agregar vários tipos de produção. 

Note o quanto é comum na produção de e-books com ferramentas, como o uso de tema para iniciantes mais calculadora de testes. 

O material pode ser bem pensado e tornar a aquisição de seu produto ou serviço totalmente necessária pela constante exposição de materiais ricos num pacote só.

Infográficos

A apresentação visual de informações e dados. Quem não gosta de associar uma boa imagem a um conhecimento novo, certo? Mais completos, são usados na produção de materiais ricos de maior dificuldade.

Templates

Os templates também são recursos visuais com informações, mas, diferente dos infográficos, eles focam prioritariamente em  informações mais curtas de até duas frases.

Comparativos

De caráter muito criativo, os comparativos precisam ser produzidos com amplo estudo de publicidade. Esse material rico compara o que você oferece com o produto do seu concorrente,  deliberadamente. O arranjo é geralmente formado por um tom de voz mais amigável, beirando o humor, e requer um bom ponto de vista de marketing.

Guias e demonstrações

Nos guias, você tem uma série de opções: vídeos, tutoriais, blog posts, seleção de fotos, etc. A estrutura dá boas opções de produção de material rico e é um grande gerador de leads. Além de específicos, demonstram a capacidade do seu produto.

Veja que, ao explicar diversos tipos de produção de materiais ricos, procuramos sempre diversificar a ideia. Cada método pode ser aplicado tratando um mesmo assunto de diferentes formas. A construção da persona de sua empresa ajuda a decidir a melhor maneira de aplicar cada estratégia.

Busque estruturar um material rico que cumpra o objetivo de levar clientes até o seu produto. 

E, se precisar de ajuda, a equipe da Fusão Online está aqui para construir um novo conceito de material rico para você.