Aumentar a
base de e-mails:
por que é importante
para seu Marketing?

Aumentar a base de e-mails: por que é importante para seu Marketing?

Se você executa ações de Marketing Digital na sua empresa ou está começando a desenhar a sua estratégia, já sabe que aumentar a base de e-mails é um dos fatores chave para o sucesso das campanhas e da operação como um todo.
Entretanto, apenas captar ou adquirir um grande volume de dados não é o suficiente. É necessário entender porque e como construir uma base de e-mails que seja realmente efetiva para levar às vendas, especialmente se atua em mercados de nicho ou no segmento B2B.
Neste artigo, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência conduzindo campanhas de Marketing Digital e de Inbound Marketing, tendo as listas de contatos como um dos pontos centrais para chegar nos resultados esperados. Confira!

Por que aumentar a base de e-mails?

Mas por que mesmo é preciso aumentar a base de e-mails? Como qualquer meta a ser estabelecida dentro de uma área de Marketing e Vendas, simplesmente buscar os números não irá garantir que as conversões aconteçam.

É preciso entender o objetivo maior relacionado à esta métrica numérica e, continuamente, observar se eles estão de fato relacionados em todas as ações que forem realizadas.

Veja abaixo alguns dos objetivos que devem estar por trás das suas ações para ampliar a base de contatos:

Abastecer a estratégia de Inbound Marketing

Falamos bastante aqui no blog sobre a importância do Inbound Marketing para gerar mais leads qualificados, de forma sistemática e com menor custo para a sua empresa.

Pois bem, para que uma estratégia de Inbound seja efetiva, é essencial garantir que os visitantes de seu site, de seu blog e de suas landing pages sigam a etapa seguinte, fazendo cadastro em suas listas (o chamado opt-in).

Ou seja, de nada adianta efetuar campanhas para atrair visitantes se você não tiver já planejado quais serão os campos de cadastro em seu site para aumentar a sua base de e-mails a partir dessas sessões. E, depois disso, poder nutrir e classificar estes leads de forma a descer ainda mais no funil, até chegar na conversão desejada.

Realizar campanhas mais precisas

Ter uma base de e-mails qualificada também é importante para que seu negócio realize campanhas mais efetivas e direcionadas para o público certo.

Você pode usar suas listas de diferentes formas:

  • Campanhas de e-mail marketing, anunciando alguma condição especial de compra, por exemplo
  • Remarketing em ferramentas de anúncios do Google, do Facebook e do LinkedIn
  • Ampliação de público por perfis semelhantes (Lookalike) em ferramentas de anúncios do Facebook e do LinkedIn

O importante é entender que, assim que você consegue aumentar a sua base de e-mails, consegue também segmentar o público de formas diferentes, de acordo com o objetivo que deseja alcançar.

Por exemplo, se você tem prospects que já estão em suas listas, mas não avançam para a compra, pode realizar campanhas tanto via e-mail quanto nas redes sociais específicas para este público, sem impactar potenciais clientes que ainda não tiveram contato com a sua empresa. Assim, a mensagem se torna também muito mais personalizada!

Direcionar tráfego qualificado para o seu site

Com uma lista de contatos consolidada, você também direciona este público continuamente para o seu site, garantindo tráfego qualificado para os seus novos materiais para donwload ou para os artigos do seu blog recém-publicados.

Esta é uma forma de efetivamente entregar as mensagens que deseja sobre o seu mercado, sobre a sua empresa e sobre o seu produto ou serviço a quem realmente importa. Desta maneira, o número de sessões começa a deixar de ser um número apenas abstrato para significar também entrega de conteúdo que converte em vendas.

Como aumentar a sua base de e-mails?

Agora que você já conhece a real importância de fazer crescer a sua base de contatos qualificados, é hora de ver algumas dicas de como isso pode ser feito. Listamos abaixo as ações mais simples que podem ser implementadas pela sua empresa (e também aquelas que certamente deveriam estar em sua estratégia):

Call to actions claros no site

Vemos muito sites muito bem construídos no mercado, com excelente layout e também programação. Porém, muitos deles pecam em um ponto muito importante: ter chamadas claras para a ação.

Os chamados call to actions podem ter diferentes mensagens e também captar diferentes informações do seu visitante. O mais comum e obrigatório, é claro, deve ser o “Fale Conosco”, forma clara para que entrem em contato com a sua empresa.

Mas não se deve limitar as oportunidades apenas para as situações em que o visitante tem uma necessidade imediata de contato. Por isso, não deixe de ter campos de cadastro para recebimento de newsletter, para download de cases, para acessar algum vídeo sobre a sua solução…

Apenas tome cuidado: a experiência do usuário é ponto de extrema importância! Use formulários sem exagerar e prejudicar a navegação.

Materiais ricos para download

Além dos call to actions no seu site, uma estratégia muito efetiva para aumentar e construir uma base de e-mails é a produção de materiais ricos para download em landing pages específicas.

Embora sejam os ebooks os formatos mais comuns, eles não são a única opção. É interessante diversificar esses materiais para planilhas, vídeos, guias, manuais e qualquer outro formato que possa ser interessante para o público que deseja alcançar.

E não basta apenas produzir o conteúdo e colocá-lo em uma página para download. Pense em campanhas para distribuí-lo via redes sociais, site, parceiros e o que mais tiver acesso como canal de Marketing.

Eventos presenciais e online

Eventos também costumam ser bastante efetivos para o crescimento das listas de contato, especialmente por garantirem um público realmente interessado nos temas relacionados ao seu negócio.

Esses encontros podem ser presenciais, como seminários, feiras e workshops. Apesar do custo alto, quando bem planejados eles podem levar a bons negócios, tanto a curto quanto a médio prazo.

Mas, se ainda não existe orçamento destinado a este fim no seu negócio, sempre é possível realizar os webinars, seminários online e gratuitos. Utilizando ferramentas como Google Hangouts e YouTube, você pode transmitir conteúdos ao vivo para o seu público, com baixo esforço e baixo investimento.

E, é claro, todos os inscritos para participar se tornam parte da sua base de -emails!

Nunca compre bases de dados!

Aqui neste artigo falamos sobre três maneiras muito fáceis de implementar a sua captação de cadastros de forma contínua, de forma a crescer a sua base de e-mails – ou pelo menos começar a fazer isso estruturadamente.

E, neste ponto, gostaríamos de deixar um alerta. Existe uma forma ainda mais simples de aumentar a sua base de contatos, que é comprar ou baixar listas de e-mails que não se cadastraram em seus formulários para subir em sua ferramenta de automação de Marketing.

Ok, isso até pode ajudar a ampliar seus públicos de remarketing. Mas dificilmente será efetivo para a estratégia de Inbound Marketing e, além disso, seus e-mails podem ser marcados como spam por um grande número de usuários, comprometendo a entrega de suas mensagens futuras. Um barato que pode acabar saindo muito caro…

Conteúdo de qualidade atrai novos inscritos

Ou seja, quando falamos em aumentar a base de e-mails, existe um trabalho importante a ser feito e que nem sempre traz resultados imediatos – apesar de ele sempre vir.

Se a sua empresa quer gerar leads, se relacionar com o público potencial e otimizar o orçamento, será importante manter a produção de conteúdo de qualidade recorrente e inovar nas opções para que os visitantes de seu site façam cadastro voluntariamente em suas listas.

Existem muitos atalhos no mundo do Marketing, mas o que garante constância e resultados de qualidade sempre será seguir as boas práticas e pensar no que é melhor para o seu público!