Como medir
os resultados
do seu blog

Como medir os resultados do seu blog

Em uma estratégia de Marketing Digital, ter um blog com atualizações frequentes e criar conteúdo relevante para sua persona é muito importante, mas não é tudo.
Depois disso, vem a etapa mais crítica para o sucesso do projeto, que é medir os resultados do seu blog.
Mas afinal, você sabe por que e como se deve mensurar os resultados de um blog? Siga a leitura para saber mais sobre a análise desta ferramenta!

Por que medir os resultados do seu blog é importante?

Ao mensurar os resultados, é possível saber se suas ações de marketing de conteúdo estão alcançando os resultados desejados ou não — e o que é preciso fazer para chegar lá.

Pode parecer complicado no início, mas não é nenhum bicho de sete-cabeças. Se você ainda não sabe quais são as métricas mais importantes em um blog e como avaliá-las, continue a leitura e descubra!

No final do texto, indicaremos algumas ferramentas incríveis onde você poderá medir os resultados do seu blog automaticamente.

Mas atenção: para mensurar, é preciso ter metas claras

Afinal, é impossível chegar a qualquer lugar sem saber aonde se quer chegar. Para facilitar a concepção de metas, foi criado o método Smart. A sigla, que em inglês quer dizer “esperto”, nos fala sobre as características de uma boa meta. Veja: 

S =Specific (Específica)

M = Measurable (Mensurável)

A = Achievable (alcançável)

R = Relevant (Relevante)

T = Tangible (Tangível) 

Isso significa que, para avaliar resultados, você precisa ter muito claro qual o seu objetivo com o blog, e o tamanho da audiência que pretende alcançar.

Deve também analisar se essa meta é possível, relevante, e, sobretudo, qual o impacto que ela deve trazer aos seus negócios.

Agora que você já sabe como criar metas mais efetivas, vamos ao assunto principal: quais as informações mais importantes para medir os resultados do seu blog?

Métricas de um blog

Existem alguns indicadores quantitativos e qualitativos que facilitam bastante a mensuração de resultados de um blog, conforme explicamos abaixo:

Quantidade total de posts

Ainda na fase de planejamento, você deve estabelecer um número de publicações em um determinado período (mensal ou semanal), logo, é necessário saber se a meta foi cumprida, se deve aumentar ou diminuir. 

Quantidade de posts por assunto

Separar os posts por categorias é essencial para uma boa gestão de conteúdo em um blog, assim como saber quantos textos foram produzidos em cada uma delas  — e quais são as categorias mais visitadas.

Com isso, você terá um panorama de quais assuntos mais agradam a sua persona, podendo reforçar o conteúdo desses temas e repensar os demais.

Guest Posts

Tem quem goste de escrever ou encomendar seus próprios posts e há aqueles que possuem um “time” de blogueiros especialistas para falar sobre assuntos que demandam maior autoridade, estratégia conhecida como guest post. 

No entanto, convidar profissionais para fornecer conteúdo exige um cuidado especial, pois é preciso ter certeza de que são pessoas que realmente dominam o tema. 

Então, caso você opte por esse formato, tenha o hábito de verificar quais dos seus convidados trazem maior número de visitantes e engajamento à sua página.

Visualizações de página

Mostra quantas vezes uma página foi acessada ou um texto foi lido. É importante lembrar que cada página do site tem um resultado diferente, pois cada uma é um link.

Também é muito comum confundir os conceitos de visitas, visitantes e visualizações de página. Saiba quais são as diferenças entre eles:

Número de Visitantes (Visitantes únicos): Essa métrica diz quantas pessoas visitaram o site, sem considerar  a quantidade de acessos. 

Número de visitas: revela quantos acessos a página teve, sem considerar a quantidade de pessoas, já que o mesmo usuário pode acessar um site várias vezes no mesmo período.

Visualizações de página (Pageviews): demonstra quantas páginas do seu site foram visualizadas. Sua avaliação, em conjunto com a média de quantas páginas são acessadas por visita, pode sinalizar taxa de rejeição ou aceitação do blog, a qual veremos mais adiante.

Fazendo o acompanhamento periódico desses dados, é possível saber se o número de visitas está crescendo e implementar ações de melhoria, se necessário.

Desempenho dos posts nas redes sociais

Hoje em dia, todo mundo está nas redes sociais, por isso, é importante utilizá-las para ampliar o alcance das publicações do seu blog, o que pode gerar mais conhecimento sobre a sua marca e aumento nas vendas.

Todo conteúdo publicado deve ser compartilhado no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes que a empresa tiver, sempre observando as diferenças de formato e linguagem de cada uma. Assim, você tem mais possibilidades de atrair novos clientes ao seu site.

Origem do tráfego

Complementando o item anterior, para ter uma presença forte nas redes, é preciso saber quais canais geram mais visitas à sua página. O tráfego pode ser gerado da seguinte forma:

  • Busca orgânica: é quando o visitante acessa seu site a partir de uma ferramenta de busca. 
  • Rede social: descubra se as pessoas estão acessando seu blog por meio das redes e saiba se você está aproveitando ao máximo o potencial delas para atrair leitores e consumidores.
  • Referência: quer uma prova de que seu blog está dando certo? Analise se seus conteúdos estão sendo citados pelos concorrentes por meio de backlinks. Afinal, um bom marketing de conteúdo é aquele que transforma sua empresa em uma referência no mercado. 
  • E-mail: Use o e-mail marketing para promover os posts do blog, pois seu lead precisa de informações úteis, e não apenas promoções.
  • Acesso direto: acontece quando o consumidor já conhece seu site e o acessa diretamente, digitando o endereço no navegador.

Número de assinantes do feed

O feed de notícias permite que os usuários recebam as atualizações automaticamente e também ajuda a avaliar a fidelidade da sua audiência.

Pois, quando uma pessoa se inscreve no feed, demonstra interesse em receber novidades da sua empresa.

Além disso, com ele é possível otimizar a jornada de compra, fazendo com que o consumidor conheça sua oferta mais rapidamente.

Bounce Rate 

O bounce rate representa a taxa de rejeição, que ocorre quando um visitante não permanece muito tempo no site ou não continua a navegação para a página seguinte.

Quando esse índice é muito alto, é um sinal de que o conteúdo não está agradando, então é hora de rever a estratégia.

Taxa de conversão 

A conversão é considerada quando o seu visitante ou cliente realiza alguma ação dentro do seu site, influenciado pelo conteúdo.

Ou seja, quantos usuários fizeram o download do e-book sugerido em um artigo; ou até mesmo adquiriram um produto ou serviço por meio do blog. Ter uma taxa de conversão alta é o maior objetivo de toda ação de marketing digital.

Saber quais os canais onde há melhor desempenho é determinante para obter melhores resultados com o marketing digital!

Ferramentas para mensuração de resultados do seu blog

As plataformas de conteúdo mais utilizadas, como WordPress, apresentam dados como o número de acessos e visualizações, entre outros, sem nenhum ônus para o usuário.

Mas existem outros mecanismos para analisar os resultados do seu blog de forma mais aprofundada, economizando seu tempo e dinheiro!

Conheça quatro deles:

1. Google Analytics

O Google Analytics contém todas as métricas do site, possibilitando a análise por período ou até mesmo em tempo real.

É possível, saber, por exemplo, quantos visitantes ele teve e o que eles acessaram; como foi o comportamento dos usuários na página, quais os conteúdos mais acessados, entre outros aspectos.

Vale lembrar que ferramenta é gratuita, mas para utilizá-la, você precisa ter uma conta de anúncios no Google.

2. Automação de conteúdo 

A programação de postagens é o segredo para executar as atividades com maior eficiência e analisar o seu impacto rapidamente.

Você também pode criar um funil de vendas e trabalhar com várias plataformas ao mesmo tempo. 

Aqui na Fusão Online, utilizamos a RD Station

3. Facebook Audience Insights

Para saber como os conteúdos do seu blog estão sendo recebidos no Facebook ou Instagram, acesse o Facebook Audience Insights.

A página fornece dados sobre o público da sua fanpage, conteúdos mais clicados e muito mais! 

4. OpSocial

O OpSocial reúne dados de vários locais, e ainda é capaz de buscar as melhores palavras-chave, aprimorando o seu SEO.

Avaliar o impacto das iniciativas de marketing online não é, nem de longe, uma tarefa simples. Exige muito empenho e uma equipe que tenha domínio do universo digital, a fim de direcionar o visitante à conversão.

Mas, com as ferramentas adequadas e criatividade, você poderá tomar melhores decisões e aprimorar o seu marketing de conteúdo!

Quer saber mais sobre como medir os resultados do seu blog e dar mais autoridade ao seu empreendimento na internet? Converse conosco!