Conheça as etapas da criação de sites

Conheça as etapas da criação de sites

Conheça as etapas da criação de sites

Com a revolução digital, a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer empresa ou produto que queira adentrar o mercado competitivo. 

Conhecer as etapas da criação de sites, como uma página na internet, por exemplo, não pode mais ser considerada uma mera opção. Trata-se de um fator de alta relevância, que deve ser priorizado no planejamento de um empreendedor.

No entanto, o processo de criação de sites é um trabalho minucioso e que exige muita atenção. E como todo processo, ele é composto por etapas que devem ser respeitadas para que não haja frustrações e, claro, obtenha-se resultados positivos.

Neste artigo, vamos elencar as principais etapas da criação de sites e sua composição. Acompanhe-nos.

Por que é tão importante ter um site para sua empresa?

A principal importância de se ter um site para sua empresa é a possibilidade de tornar o seu trabalho conhecido, gerar mais visibilidade, conquistar o maior número de pessoas (clientes) possível e garantir autoridade no mercado.

Imagine um local que possibilite prestar todas as informações necessárias para o seu público, de onde estiverem, sem precisar que se desloquem até uma loja física/escritório, para saber mais sobre um produto ou um serviço? Entenda, que essa é a oportunidade de profissionalizar ainda mais o seu negócio.

Um site bem elaborado permite que você gere boas alternativas para a sua publicidade, construindo uma correlação eficiente com as estratégias de marketing.

Você deve se perguntar por que é tão importante ter um site para sua empresa, não é?

Confira o porquê a seguir:

  1. Visibilidade. Quem não é visto… 
  2. Monitoramento. Acompanhar o desempenho de atração e conversão é primordial, 
  3. Visitação à página. Conferir a permanência e o interesse dos seus visitantes (que podem se tornar clientes em potencial) tem de ser frequente.
  4. Alcance. É necessário compreender o processo das suas campanhas por meio de métricas, para obter os resultados esperados.
  5. Relevância. Item prioritário, já que o conteúdo traduz o que a sua empresa quer dizer. Aspecto que deve ser criteriosamente considerado até aqui. 

Definitivamente, investir na criação de sites é de extrema importância, gera confiança e proporciona exclusividade para seus clientes. 

A Fusão Online permite que sua empresa esteja sempre atualizada, compatível com as tendências do marketing digital, proporcionando um fluxo constante de visitação e fidelização, independentemente do porte de seu negócio.

Etapas de criação de sites

1. Briefing

É por aqui que o planejamento se inicia. O briefing é como um resumo do projeto, de tudo que precisa ser feito para elaboração de planos de ações e estratégias, voltados para resolução de possíveis problemas. 

São instruções passadas para compreensão tanto do cliente para empresa, quanto da empresa para sua equipe de colaboradores envolvidos. Através dele que acontece a captação de todas as informações necessárias para garantir o sucesso de um projeto bem desenvolvido.

2. Conteúdo

Na hora da criação de sites, o conteúdo é a base fundamental para o desenvolvimento da página. Para criá-lo, deve-se ir muito além das descrições sobre a empresa, o produto ou os serviços prestados. É necessária uma boa pesquisa de mercado para se familiarizar com a concorrência, a partir desse cenário, inicia-se a produção de conteúdo. 

Nessa etapa, é exigido qualidade e diferencial. Um texto bem redigido, uma linguagem apropriada e bons recursos visuais… Por consequência disso, há uma preocupação em respeitar minuciosamente cada fase do processo de criação.

3. Layout

É um termo em inglês que corresponde à forma como os textos e as imagens serão organizados em uma página, ou seja, o layout é outra etapa muito importante e necessária na criação de sites. É ele que faz sua página ser visualmente atraente para quem a acessa, é a organização dos ícones, dos elementos gráficos, das imagens e dos demais elementos visuais. 

Além disso, ele precisa ser prático, responsivo, intuitivo e agradável para o público. É um trabalho realizado geralmente por um designer que consegue unir a necessidade, com a beleza e funcionalidade do site, criando uma identidade visual para o seu negócio.

4. Programação

A programação é a etapa que vai fazer o site funcionar de verdade. O profissional responsável por essa parte chama-se programador. Ele irá transformar sua página em um site eficiente utilizando HTML e CSS para criação de layout e design (como vimos anteriormente). 

O programador vai garantir que o site seja ágil e que apresente o menor número de erros possíveis, ao incluir os plugins ideais para cada segmento e a depender da necessidade.

5. Manutenção

Essa é a última etapa da criação de sites. Tão importante quanto a publicação da página, a manutenção periódica garante o bom funcionamento de cada recurso utilizado, como o conteúdo e as imagens. É ela que visa manter o direcionamento do público diante de tantas novidades do segmento. 

A manutenção funciona para registrar os dados e alterações feitas no decorrer do desenvolvimento, observando o resultado dos pontos positivos e negativos. Por isso, como mencionamos anteriormente, a exigência de se manter atualizado e constante. 

Como todas as outras, essa etapa exige o trabalho de profissionais qualificados, e é com o potencial deles, que a última e mais demorada etapa do processo precisa ter qualidade na entrega e superar todas as expectativas.  

A qualidade na entrega, o acompanhamento e obtenção de resultados extraordinários em sua empresa se dá quando se mantém parceria com grandes profissionais. Percebe-se que contar com a expertise de uma agência de marketing faz toda a diferença ao se criar sites. 

E a comunicação não para por aí: as redes sociais são também alicerces na geração de autoridade e, claro, na conversão de público.