Devo estar em todas as redes sociais? Como escolher?

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Devo estar em todas as redes sociais? Como escolher?

Uilizar redes sociais como forma de interação já é uma tendência irreversível de relações entre empresas e consumidores.

O ideal humanizado da comunicação mais branda que se pode obter por meio das redes sociais transforma relacionamentos estritamente comerciais em ações muito mais próximas – e com chances muito maiores de fidelização.

Tudo hoje em dia é sobre a internet que, pouco a pouco, tornou-se o maior veículo de comunicação da era moderna.

Unindo as redes sociais com estratégias bem pensadas de marketing, é possível que você crie recursos de conversão completamente efetivos e molde toda a ideia de atendimento da sua empresa pelo relacionamento próximo das redes sociais.

Contudo, você sabe como escolher a melhor rede social para o seu negócio ou como atualizá-la da forma e linguagem correta?

Se não, você está no lugar certo. Vamos esclarecer essas dúvidas para você.

Devo estar em todas as redes sociais?

A maioria das empresas tem diversos perfis e estar ali, próximo da concorrência em busca da sua fatia, já pode ser considerado uma necessidade.

De acordo com pesquisa realizada pela ComScore, uma empresa especializada em métricas de mídias sociais, o Brasil é responsável por 10% do tempo despendido em mídias sociais por todo o mundo. Isto quer dizer que pelo menos 70% dos consumidores do país investem em redes sociais para se relacionarem com as mais variadas marcas. Imagine tamanha visibilidade?

Na verdade, a indicação das redes sociais que sua empresa deve escolher e investir, depende muito do tipo de serviço e nicho. Em geral, recomendamos que Facebook e Instagram sejam utilizados pelo forte apelo visual e quantidade de seguidores e, à medida que o conteúdo se desenvolve, você pode selecionar outras também.

Tudo depende do objetivo de sua marca.

Entretanto, é preciso cuidado ao escolher diversos perfis. No Brasil, a relação entre consumidor e rede social costuma ser próxima. Deste modo, não faz qualquer sentido montar um perfil de rede social, não interagir e compartilhar informações regularmente. Considere que clientes potenciais podem estar avaliando seu serviço pela página e, quanto mais interessante ela estiver, maiores as chances de você levar a melhor sob a concorrência.

Para administrar uma rede social, é preciso empenho, dedicação e dinâmicas que gerem resultados. Para que você entenda melhor, que tal conhecer a funcionalidade das principais delas e embarcar na que melhor refletir seu negócio?

Como escolher em quais redes sociais investir?

É importante que você defina bem especificamente o nicho de sua empresa e escolha redes sociais com maior potencial de expandir sua marca. Por isso, entenda melhor o que o cliente espera de você.

1) Se sua empresa precisa de forte apelo de imagens, você precisa do Instagram

Vamos dizer que você venda produtos gastronômicos, por exemplo. O que leva a pessoa a querer sua comida? Pergunta fácil, certo? Uma imagem realmente bem feita demonstrando como aquele alimento é irresistível e precisa ser consumido. O mesmo acontece com empresas que se destinam a roupas, acessórios, sapatos… O apelo visual incute a sensação de necessidade.

A rede social Instagram é considerada uma vitrine de lojas. Pense agora mesmo no seu próprio feed por lá. Quantos produtos parecem absolutamente incríveis num mesmo dia?

De qualquer modo, o Instagram é uma necessidade para qualquer empresa pelo número realmente impressionante de usuários. Sendo considerada uma das maiores redes sociais do mundo, abarca, no momento, mais de 800 milhões de seguidores. Não tem como não estar lá.O

2) Facebook é a rede social de alcance nas ações de marketing

Recomendamos que você jamais deixe de lado o Facebook também. Apesar de a página criada por Zuckerberg estar passando por um momento de transição e diminuindo o ritmo, o Facebook ainda é a maior rede social do planeta. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a rede social ainda detém 77% dos acessos, segundo pesquisa realizada pela Extra Crunch, empresa especializada em marketing digital.

Reconhecida pela ampla gama de opções de ações de marketing pagos, o Facebook promete alcance para quem entende do assunto: o Facebook ads é um excelente impulsionador de resultados.

3) LinkedIn é necessário para empresas corporativas

Esta é a maior rede social corporativa do mundo. Se seu negócio envolve ações corporativas, por favor, tenha um perfil por lá.

Com o objetivo de estimular contatos profissionais e expandir a ideia da marca num ambiente mais ligado às formalidades profissionais, o LinkedIn funciona como uma espécie de currículo da sua empresa e, dependendo do nicho em que você está, é exatamente desse formato que você precisa. Popular por conteúdos especificamente destinados à geração de valor, o que se posta por lá deve ser bem respaldado em termos de argumentação.

Se você procura por postagens simplistas, o Twitter é a rede social para você

Em formato de microblog, a rede social permite postagens de 280 caracteres, apenas. Vídeos e gifs também podem ser compartilhados. Entretanto, apesar da impressão de que não há como expor muito das suas ideias por lá, o Twitter vem crescendo em termos de relacionamento entre empresas e clientes pelo formato simples de interação.

Em geral, utilizado em conjunto com outra rede social, como Facebook ou Instagram, a todo tempo vemos que determinado assunto chegou a primeiro lugar nos trend topics de lá. O que já é um forte indício de que a rede social cresce cada vez mais.

Com cerca de 10 milhões de usuários no Brasil, o Twitter também dispõe de ferramentas de impulsionamento de marketing e gera bons resultados para pequenas ações de grande impacto.

Na Fusão, toda ideia passa por constante renovação para que sua rede social acompanhe as tendências. Criar conteúdo vai muito além de expor itens de venda. Lembre-se de que as redes sociais buscam construir relacionamentos.

É fundamental que você alimente as suas com o máximo de informações pertinentes possíveis.

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