Quais são os
elementos de
um site de sucesso?

Quais são os elementos de um site de sucesso?

Ter um bom site deveria ser sempre o primeiro passo para uma empresa que está começando as suas operações no mercado ou, então, que deseja começar os seus investimentos em Marketing Digital. Ele é a base de toda a estratégia na internet e precisa transmitir a essência do negócio de forma clara para os usuários que o visitam.
Mesmo assim, muitas pequenas e médias empresas ainda não investem nesse canal digital da forma mais adequada, atendendo a todos os elementos de um site de sucesso, que seja capaz de trazer os resultados tão esperados.
Neste artigo, vamos apresentar quais são os pontos principais a serem considerados na construção de um bom site, assim como os benefícios em estruturá-lo de acordo com as boas práticas do mercado. Confira!

Por que investir em um bom site para a sua empresa?

Antes de mais nada, vale a pena justificarmos porque o site ocupa uma posição tão importante dentro da estratégia de Marketing de uma empresa – mesmo quando outros canais, como as redes sociais, ocupam papel de destaque.

Propriedade

Não cansamos de enfatizar este argumento: o seu site e todo o conteúdo publicado nele são de sua propriedade, correndo baixo risco de algum dia deixarem de existir, a não ser por sua própria escolha.

Para ficar mais claro, basta pensar em todas as empresas que apostaram suas fichas em comunidades no Orkut que simplesmente foram extintas com o fim da plataforma. Ou, então, em todos os negócios que continuamente precisam se reinventar e aumentar investimentos para manter o alcance em redes sociais como Facebook e Instagram.

Isso acontece pois estas não deixam de ser plataformas de conteúdo “emprestadas”, que podem mudar a estratégia, rever políticas ou até serem descontinuadas.

Por esta razão, além de apostar em redes sociais, é fundamental que você mantenha um bom site, com conteúdo continuamente sendo publicado nele, de forma que possa facilmente mudar de rota quando necessário.

Referência sobre marca

Um site também é o cartão de visitas de sua marca na internet. É nele que seus prospects podem ler sobre a sua história, conhecer cases de seus atuais clientes e entender melhor a sua cultura organizacional.

Isso é particularmente importante para garantir segurança para o comprador sobre qualquer transação, aconteça ela de forma online ou offline. Em tempos nos quais as fraudes se multiplicam, tenha certeza, isso é fundamental.

Além do mais, é preciso lembrar que os consumidores cada vez mais se conectam com as marcas com base em propósito e o seu site é um excelente canal para demonstrar toda a essência da sua empresa.

Contexto sobre produtos e serviços

Considerando que 81% dos consumidores realizam pesquisas na internet antes de fazer grandes compras (Retailing Today, 2014), o site é o canal mais importante de sua estratégia digital para garantir que seus potenciais clientes encontrem seus produtos e serviços nas buscas que realizarem.

É fundamental oferecer informações precisas sobre cada item de seu portfólio, com descrição, perfil de público, especificações técnicas, avaliações de clientes e o que mais fizer sentido para o seu modelo de negócio. Quanto mais o prospect se sentir seguro em relação aos dados apresentados, maior será a chance de geração de um lead.

Vendas e geração de leads

E, já que falamos em geração de leads, os resultados comerciais também são um importante benefício para quem mantém um bom website, com informações completas e chamadas para a ação claras (os famosos call to actions).

Com um site bem estruturado, ações de Inbound Marketing e excelente otimização para os mecanismos de busca, as chances de conversão com um custo bastante inferior em relação aos outros canais digitais aumentam significativamente.

5 elementos essenciais de um site de sucesso!

Depois de falar sobre a importância deste canal digital para a sua empresa, é importante apresentar os elementos de um site de sucesso, que determinam que ele possa ser de fato efetivo para a sua estratégia.

Recomendamos que observe cada um dos pontos a seguir, pois, combinados, eles garantem os melhores resultados!

1. Organização dos Conteúdos

A fase de planejamento é fundamental em qualquer ação de Marketing e não poderia ser diferente quando falamos nos elementos de um site de sucesso. Neste caso, é neste momento que será definida a organização dos conteúdos, também conhecida anteriormente como arquitetura da informação.

Aqui, é preciso definir, principalmente, os seguintes pontos:

  • Páginas e suas estruturas
  • Navegação entre páginas
  • Menus

Esses elementos precisam estar organizados de uma maneira lógica e de fácil entendimento para quem visitar o seu site, de forma que ele possa encontrar rapidamente a informação desejada.

Vale a pena lembrar que tudo isso deve acontecer antes mesmo de o site começar a ser desenvolvido. Desta forma, é possível pensar e repensar em como será organizado o conteúdo para que se obtenha a melhor navegação.

2. Objetivo claro

Continuando na fase de planejamento do site, um erro muito comum é desenvolver este canal sem um objetivo claro a ser alcançado. Por isso, tenha em mente qual será a ação (ou as ações) que um visitante deve realizar ao navegar em seu canal digital.

Alguns exemplos que podem ser considerados:

  • Captação de cadastros
  • Vendas
  • Visitantes em páginas de produtos ou serviços
  • Inscrições em newsletters

Com essas metas em mão e a organização do conteúdo muito clara, fica mais fácil dar os passos seguintes e iniciar de fato a produção e o desenvolvimento do site da sua empresa.

Além do mais, depois de o site estar no ar, será simples configurar e acompanhar metas relacionadas a estes objetivos.

3. Design Profissional

O layout está entre os elementos de um site de sucesso não apenas pelo ponto de vista estético – apesar de ele ser bastante importante. Um design profissional é responsável por transmitir a essência da marca ao visitante, influenciar o fluxo de navegação e ajudar no atingimento dos objetivos.

Não é por acaso que um dos campos que mais tem se desenvolvido atualmente no ambiente digital é o de Experiência de Usuário (UX), boa parte dele centrado no design estratégico de canais como sites e aplicativos.

Cabe lembrar, ainda, que a maioria dos visitantes de um site deixam ele em poucos segundos quando não sentem confiança – e esta confiança é, em boa parte, traduzida por um design profissional.

4. Qualidade de Texto e Conteúdo

Não só de um bom layout, entretanto, sobrevive um website. O conteúdo tem um papel fundamental na comunicação com o visitante, no incentivo à conversão e na construção da reputação da sua empresa.

Assim como em qualquer outro canal de comunicação utilizado pela sua empresa, aqui texto, imagem e vídeo precisam ser desenvolvidos com qualidade e em uma linguagem adequada ao perfil de seu público.

É essencial, ainda, lembrar que no ambiente digital objetividade e clareza são fundamentais para que os resultados sejam alcançados. Por isso, o copy precisa estar em sintonia com toda a organização do site e com os seus objetivos para que sejam efetivos.

5. Velocidade de carregamento e demais critérios de SEO

Por fim, não poderíamos deixar de falar de critérios técnicos, que fazem parte da estratégia de SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca). Neste ponto, temos alguns elementos fundamentais, como a velocidade de carregamento e o sitemap (forma como os conteúdos estão organizados).

São eles que garantem parte da boa experiência do usuário em seu site e são avaliados pelas ferramentas como o Google na hora de apresentar suas páginas como resultado de determinada pesquisa. Fazem parte desses critérios, também, a hierarquia dos conteúdos, com utilização de títulos e subtítulos, a qualidade dos textos, a utilização de meta dados, entre outros elementos.

Aqui, o importante a lembrar é: quanto mais bem seu site responder à pergunta de um usuário, melhor será seu desempenho como resultado para buscas no Google e outros mecanismos de pesquisa. Isso vale tanto em relação ao conteúdo em si, quanto em relação à experiência que esse visitante terá em seu site.

Faça seu site com especialistas

Embora existam outros pontos importantes, neste artigo apresentamos os elementos de sucesso de um site que são fundamentais para uma boa estratégia de Marketing Digital. Achamos importante lembrar, somado a isso, que o site é o ponto de partida para qualquer ação online que vá realizar dentro do seu planejamento de Marketing e Vendas.

Por esta razão, é essencial que conte com profissionais especializados em cada uma das etapas de planejamento e de desenvolvimento do seu site. Apenas assim, será possível combinar estrutura, conteúdo e programação para que este canal digital cumpra seus objetivos e transmita a melhor imagem da sua empresa para o público que deseja alcançar!