Inbound Marketing: conheça todas as etapas dessa estratégia

Inbound Marketing

Inbound Marketing: conheça todas as etapas dessa estratégia

Quem não se lembra de ser interrompido(a) por uma publicidade que nem sempre trazia a solução para os seus problemas? E mais: empurrava produtos de qualidade duvidosa que você nem precisava…

A revolução digital e o comportamento do consumidor ditam as regras da publicidade – ao que tudo indica o tradicional parece ter ficado para trás.

Para se inserir no mercado competitivo, empresas passaram a criar outras formas de encantar e manter seus clientes. Daí surgiu o Ibound Marketing.

Conheça agora todas as etapas dessa estratégia a seguir. Acompanhe a leitura!

O que é Inbound Marketing?

Traduzido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing visa se conectar com o público-alvo com conteúdo de valor e relevante. 

Além disso, compõe ações online que objetivam atrair visitantes para um site e convertê-los em consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços (os chamados leads).

O Inbound Marketing consiste em quatro fases principais que integram o marketing digital efetivo. Elas são: atrair o cliente, fechar a compra e fidelizar esse mesmo cliente no período pós-compra. Veja a seguir cada etapa do Inbound Marketing.

Etapas do Inbound Marketing

Desmistificar cada uma das etapas e apontar qual caminho seguir são ações importantes e merecem atenção para aqueles que desejam ter resultados positivos. Conheça as etapas do Inbound Marketing abaixo:

1ª Etapa: Atrair

O foco aqui é atrair perfis realmente interessados (qualificados) em obter suas soluções nos canais da sua empresa. Nesta etapa, é preciso se ater a algumas estratégias para que esse público seja cativado.

Como já mencionamos em outros artigos do nosso blog, as ações precisam começar pelo marketing de conteúdo (site, blog, SEO, redes sociais, campanhas), ou seja, produzir conteúdos relevantes que ajudem os possíveis clientes sua empresa.

Considere sempre “prender” a atenção do público, assim a taxa de visitantes poderá crescer significativamente.

2ª  Etapa: Converter

Agora, é hora de converter seus visitantes em leads, isto é, captar o contato deles para iniciar um relacionamento. Nesta etapa, é preciso oferecer algum benefício útil ao visitante em troca dos seus contatos, como nome, e-mail e telefone. 

Parece simples? Bom, nem tanto. Cerca de 97% dos visitantes de um site não são convertidos na primeira visita. Por isso, ter uma boa estratégia pode mudar esse cenário de vez. 

Opte por estratégias como estas: landing pages, pop-ups, banners e formulários, ofertas (webinars, checklists, planilhas, infográficos, ferramentas e e-books).

3ª Etapa: Relacionar

Nesta etapa, o objetivo é manter o lead engajado. É preciso criar estratégias entre ele e sua empresa para que ele permaneça interagindo, com intuito de ele encontrar a solução em sua empresa – note que ele já deve estar em momento de compra. Agora, prepare-se para argumentar, utilize e-mail marketing, fluxo de nutrição e automação de marketing.

4ª Etapa: Vender

Esta etapa ocorre nos processos de Inbound de diversas maneiras, a depender de sua empresa. A venda pode ser online, no próprio site da empresa, ou por meio de um vendedor. 

A tomada de decisão virá depois de o vistante ter passado por todas essas etapas dentro ou fora do seu site.

Na jornada do cliente, é possível verificar exatamente qual é o momento que a venda será realizada. Neste caso, é primordial que se construa uma estratégia de venda mais qualificada que as já convencionais – isso fará toda a diferença e o resultado virá.

5ª Etapa: Analisar

Uma das mais importantes etapas do Inbound Marketing mostra justamente os dados gerados, por meio de análise, por meio de um levantamento dos resultados obtidos nos processos. Com essas informações, é possível mensurar o sucesso das ações, reverter ações que não deram tão certo, otimizar e impulsionar. 

É o processo de avaliar o que funciona na sua estratégia ou não.

O Web Analytics e o Marketing Bi possuem excelentes ferramentas para mensuração e análise de suas ações de Inbound Marketing, por exemplo.

Como usar o Inbound Marketing na sua estratégia

Quando analisamos cada etapa do Inbound Marketing, percebemos a importância na lógica do seu processo. Mesmo que sejam intuitivas, as etapas nos revelam como lidar com as especificidades e nos norteiam a como trabalhar com inteligência e retorno.

Ao descobrir quais as melhores estratégias, a relação com o consumidor terá mais chance de dar certo e o seu negócio prosperar. 

Você pode conhecer mais sobre o Inbound Marketing e as demais estratégias digitais que te ajudarão a impulsionar os resultados da sua empresa, com a equipe da Fusão Online.