Produção de conteúdo:
12 aplicativos para
facilitar sua vida

Produção de conteúdo: 12 aplicativos para facilitar sua vida

A internet possui um vasto universo de dados e possibilidades para a produção de conteúdo. E é por conta desse grande volume de informações que fica mais difícil  selecionar os assuntos a serem abordados. 
Essa é uma atividade que exige disciplina e, especialmente, tempo para escolher os temas, criar peças, escrever, formatar, publicar e analisar os resultados.
Mas com um pouco de organização e uma ajudinha da tecnologia, é possível identificar os temas de interesse para sua persona e elaborar o conteúdo certo para sua audiência!

Entenda como selecionar e produzir seu conteúdo 

É importante ter uma estratégia de produção de conteúdo para sua empresa e definir o principal elemento dessa estratégia: a persona. 

Com a sua persona já definida, é hora de estabelecer os assuntos que serão abordados nas mídias digitais da sua empresa.

Nesta fase, o segredo é fazer uma boa curadoria de conteúdo, isto é, pesquisar, coletar informações e saber quais os temas mais relevantes para sua audiência.

A boa notícia é que, hoje, as redes sociais facilitam muito esse trabalho. Aí vão algumas dicas para você começar a selecionar os tópicos que interessam ao seu público. 

  • Siga seus principais concorrentes nas redes sociais e observe o que eles postam e os seus comentários;
  • Descubra as hashtags (#) mais utilizadas por eles; 
  • Utilize os alertas e assine o feed dos sites mais relevantes;
  • Contextualize-o de acordo com a sua persona — por que isso é interessante para ela?;
  • Defina em quais redes sociais o conteúdo será distribuído e adapte de acordo com as características de cada uma.  

Realizar um bom trabalho de curadoria leva muito tempo, devido à quantidade de informações disponíveis, e é uma atividade que você deve executar com frequência para manter a qualidade do conteúdo e atrair mais público para suas páginas.

Mas é claro que hoje, com a ajuda da tecnologia, existem várias formas de facilitar essa tarefa. 

Conheça agora 12 ferramentas que podem auxiliar— e muito —  no seu processo de produção de conteúdo.

Para encontrar temas relevantes

A seguir, veja algumas ferramentas que trazem insights valiosos para elaborar textos e campanhas para o seu negócio.

1.Google Trends

No Google Trends, você pode pesquisar por um termo ou palavra-chave específicos e saber o volume de buscas por período e região.

Por exemplo, se você possui uma Pet Shop, pode procurar por “Comida para Cães” e a ferramenta mostrará o volume de buscas que essa palavra-chave  tem em sua localização e será possível perceber se essa é realmente uma boa palavra-chave para trabalhar em seus textos e campanhas.

2. Buzzsumo 

Faz o  monitoramento de redes sociais. Com o Buzzsumo, é possível descobrir quais os assuntos mais populares do momento e obter ideias para a produção de conteúdo.

3. Pocket

O Pocket é um jeito fácil de captar e organizar conteúdos da internet em um só lugar. Quando encontrar um artigo, vídeo ou imagem que possa gerar coisas interessantes para seu público, é só salvar no app.

Assim, quando você estiver precisando de ideias para planejar o seu conteúdo, dê uma olhadinha lá e se inspire!

Para redigir seu conteúdo

Escrever parece a parte mais fácil, mas requer organização para lidar com muitas informações ao mesmo tempo e conectá-las de forma que faça sentido.

Veja dois aplicativos super úteis para o redator.

4. Evernote

O Evernote auxilia a registrar tópicos e organizá-los antes de produzir um conteúdo.  Ele possibilita estruturar todas as informações necessárias para você se basear na hora de escrever, armazenando-as como notas, cadernos ou listas de tarefas. O aplicativo está disponível para desktop ou celular.

5. Google Docs

Você já deve conhecer o Google Docs, que é um processador de texto similar ao Microsoft Word. Ele possui todas as funcionalidades do programa da Microsoft, com o diferencial de ser totalmente gratuito, não ocupar nenhum espaço no seu computador e ser mais seguro com relação à perda de dados, salvando o arquivo automaticamente a cada alteração realizada.

Além disso, o Docs possibilita compartilhar arquivos de forma mais fácil e rápida com sua equipe. Para ter acesso a ele, basta ter uma conta do Google.

Para captar imagens e formatar conteúdo 

Seu texto pode ser muito bom e trazer informações extremamente úteis para sua persona, porém vamos ser sinceros: ninguém se sente atraído a ler um conteúdo até o final se ele for apenas um amontoado de palavras.

Posts que contém imagens são, obviamente, mais atraentes e muito mais visualizados do que os demais.

Assim, para conquistar e manter sua audiência, você precisa utilizar também uma linguagem visual adequada.

Por isso, é muito importante buscar imagens e enriquecer o seu texto com outros elementos visuais, como fotos, tabelas e gráficos. Conheça algumas ferramentas que te ajudarão a formatar melhor seus conteúdos (mesmo que você não seja um designer)!

6. Canva

O Canva é um editor de design online onde você encontra uma variedade enorme de modelos prontos para utilizar em todas as suas redes sociais ou mesmo no seu site/blog. Ele é muito fácil de usar, portanto você não precisa ser um expert em design para criar uma peça! Basta escolher  o formato e começar a criar! 

7. Pexels

O Pexels é um banco de imagens free (com licença gratuita). O site contém milhares de imagens compartilhadas por fotógrafos profissionais de todas as partes do mundo, que você pode utilizar à vontade nos seus materiais de marketing, sem nenhum custo!

8. Piktochart 

O Picktochart é um recurso focado na criação de infográficos, apresentações e flyers. Ele conta com cerca de 400 templates prontos, além de muitas variações de cores, imagens e ícones. Ou seja, é totalmente customizável de acordo com as, apresentações e suas necessidades.

E se você acha que montar um infográfico é difícil, não se preocupe, porque a ferramenta oferece um guia para que o usuário aprenda a utilizar todos os recursos disponíveis.

Para publicar seu conteúdo

Gerenciar um blog e mais diversas redes sociais, que precisam de atualização quase que diária, pode virar um verdadeiro tormento se você não adotar uma ferramenta para agendar e automatizar suas publicações.

Felizmente, já existem diversos aplicativos com esta função disponíveis no mercado. Citamos dois deles abaixo: 

9. Buffer

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin… com o Buffer, é possível gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo, garantindo a execução perfeita da sua estratégia. Além disso, ele também permite programar a frequência dos posts. 

Dessa forma, é possível agendar a publicação de um conteúdo pela manhã, outro à tarde e outro à noite, ou repetí-lo periodicamente. Essa é uma maneira muito eficaz de assegurar que a sua marca esteja sempre presente na timeline dos seus seguidores. Mas cuidado para não exagerar na quantidade de publicações.

A ferramenta é gratuita, no entanto, contém recursos pagos. Você encontra versões para Android e IOS, além de uma extensão para o Chrome.

10. Social Oomph 

Quer aumentar seus seguidores? O Social Oomph é ideal para isso! Ele possibilita a programação de publicações e monitoramento das ações dos internautas. 

Também dá para programar a atualização de grupos, compartilhamentos, entre outras atividades, aproximando a sua marca do seu público-alvo e ampliando o alcance das publicações. 

E o melhor é que o recurso é totalmente gratuito, reduzindo seus investimentos de marketing.

Para analisar resultados da produção de conteúdo

Ter objetivos claros, métricas como o alcance, o engajamento, a conversão e fazer a análise periódica desses dados é parte fundamental da sua estratégia de conteúdo. 

A maior parte das mídias digitais já disponibilizam alguns dados automaticamente. Por exemplo, quantas visualizações teve um blog post, a quantidade de seguidores das páginas da sua empresa e o número de curtidas nas redes sociais. No entanto, para confirmar se sua estratégia de conteúdo está sendo realmente efetiva, é preciso ir um pouco mais além. Saiba como:

11.Google Analytics

Não por acaso, essa é a ferramenta mais utilizada para analisar os resultados das plataformas digitais. Com ela, é possível acompanhar informações sobre sua audiência, como localização, gênero e origem dos acessos ao seu website. O acesso ao Google Analytics também é gratuito!

12. Cyfe

A função do Cyfe é medir o ROI (retorno de investimento)  nas redes sociais. Para isso, a ferramenta disponibiliza um painel de informações completo para cada rede que você cadastrar. Assim, é possível  acompanhar diferentes redes sociais ao mesmo tempo.

A ferramenta permite a análise de métricas simples, como o número de curtidas, até um acompanhamento mais criterioso, para saber o que diminuiu a visibilidade ou causou a perda de seguidores. O Cyfe ainda possui um recurso de compartilhamento dos dados em um telão, facilitando as reuniões com a sua equipe.

Possui as versões free e premium, mas dá para tirar proveito da maioria das funcionalidades sem pagar nada.

Todas os aplicativos descritos acima têm a função de automatizar e otimizar tempo na árdua tarefa de encontrar assuntos que sejam úteis à sua persona e fazer com que sua empresa ganhe visibilidade na internet por meio da produção de conteúdo. Portanto, a dica é utilizá-las sem moderação!