Ferramentas
para gestão de
Marketing que você
precisa conhecer!

Ferramentas para gestão de Marketing que você precisa conhecer!

Se você lidera uma área de Marketing, sabe muito bem o quanto esta área pode ser dinâmica, seja pela necessidade de se adaptar às demandas da empresa, seja pelo gerenciamento de colaboradores e fornecedores simultaneamente para a entrega de todas as fases dos projetos realizados.
Por esta razão, a sua atuação à frente das diferentes iniciativas precisar ser sempre eficiente. E, nessas horas, nada melhor do que contar com o auxílio da tecnologia! Neste artigo, listamos as melhores ferramentas de gestão de Marketing para auxiliar você a alcançar seus objetivos. Confira!

Por que contar com ferramentas digitais para a gestão de Marketing?

Como mencionamos, o departamento de Marketing é marcado por uma rotina bastante dinâmica, que envolve tanto colaboradores quanto fornecedores,como agências, freelancers e outros prestadores de serviços.

Diante deste cenário, é fácil perder o controle de tarefas, orçamentos e resultados quando não se tem tudo muito bem documentado. E, neste sentido, não adianta mais apenas contar com planilhas de Excel ou anotações em cadernos e agendas.

É preciso aproveitar o melhor da tecnologia no que diz respeito a sistemas automatizados, arquivos compartilhados na nuvem e ferramentas que simplificam processos.

Desta forma, ganha-se tempo e evitam-se erros que podem comprometer os resultados da empresa.

10 Melhores ferramentas para gestão de Marketing

Existem muitas opções de ferramentas para gestão de Marketing disponibilizadas de forma digital, em modelo gratuito ou com baixo custo, para líderes da área de Marketing ou para empreendedores que assumem também esse papel.

Aqui neste artigo, apresentamos as nossas preferidas – e que, inclusive, utilizamos nos projetos de nossos clientes na Fusão Online!

1- Trello para gestão de projetos

O Trello é uma das ferramentas gratuitas para gestão de projetos mais populares entre as startups de tecnologia. Um dos motivos é sua simplicidade para utilização e também sua integração com outros serviços e ferramentas (como sistemas de CRM, por exemplo).

Inspirado no método Kanban, o Trello permite a criação de quadros de tarefas, com possibilidade de personalização de acordo com suas necessidades. Existem, inclusive, modelos sugeridos pela empresa e por usuários para as mais diversas funcionalidades – da viagem de férias ao desenvolvimento de um novo website.

2 – Appear.in para reuniões

Felizmente, as reuniões virtuais têm se tornado mais e mais populares ao longo do tempo, permitindo a otimização do tempo e também a colaboração entre pessoas de diferentes localidades.

Nessas situações, nossa escolha é o Appear.in, site que permite a realização de web conferências sem necessidade de instalação de programas ou realização de login por parte dos usuários. Além dessas facilidades, a qualidade de áudio e vídeo é também muito boa, mesmo em conexões 3G.

Como em outras ferramentas de comunicação online, pelo Appear.in você pode fazer chamadas de áudio e vídeo, compartilhar telas, enviar documentos e conversar via chat.

3 – Dropbox para gestão de arquivos na nuvem

Não há dúvidas sobre a importância de manter todos os documentos armazenados na nuvem para colaboração entre os funcionários e para evitar perda de informações importantes para o negócio.

Entre as opções, gostamos bastante do Dropbox – pelo custo e também pela facilidade de acesso, tanto pelo computador quanto pelo celular.

4 – Slack para comunicação

Esta, sem dúvidas, é uma das nossas ferramentas para gestão de Marketing preferidas. O Slack é uma plataforma de comunicação, que permite a criação de diferentes grupos para interação, nos quais é possível compartilhar arquivos, ideias e também receber notificações de diferentes sistemas integrados.

O principal benefício é aumentar a colaboração e reduzir o envio de e-mails na empresa, otimizando o tempo dos funcionários e facilitando o envio de perguntas e respostas, tanto pelo desktop quanto pelo celular.

5 – Runrun.it para controle de tempo em projetos

O Runrun.it é outra plataforma para gestão de projetos, com um diferencial importante para a área de Marketing. Além de ser ideal para criação de projetos e alocação de tarefas, com esse sistema é possível realizar controle de tempo dedicado para cada ação.

Isso é especialmente importante para empresas que necessitam prestar contas a respeito do investimento em diferentes centros de custo, com a geração de relatórios automáticos para este fim.

6 – RD Station para automação de Marketing

Já escrevemos aqui no nosso blog sobre automação de marketing e sobre o quanto essa estratégia é capaz de acelerar os resultados de uma empresa. Para gerenciar todos os processos automatizados de captura, nutrição e gestão de leads, existem também muitas boas ferramentas.

A que mais recomendamos – e da qual também somos parceiros, é o RD Station, plataforma da Resultados Digitais. Esse é o software de automação de Marketing pioneiro no país, que hoje conta com funcionalidades robustas e com bom suporte para os clientes.

7 – Mlabs para gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais também vem se tornando mais estratégica e mais desafiadora ao longo dos últimos anos. Com mais mídias desenvolvidas, mais formatos de posts disponíveis e mudanças recorrentes na forma como estas redes mostram seu conteúdo para o público, é preciso contar com uma plataforma que faça bem mais do que agendamento de conteúdos.

O Mlabs é uma boa opção para quem deseja conciliar agendamento com análise sobre resultados, com a possibilidade inclusive de gerenciar contas pessoais – como o LinkedIn do executivo principal da empresa, por exemplo.

8 – WordPress para gestão de conteúdo em site e blog

Assim como as redes sociais, os sites se transformaram ao longo do tempo. Principalmente pelo sua função de hospedar blog e outros canais que exigem atualização frequente e simplificada a fim de atrair novos visitantes e abastecer todo o funil de Marketing.

Nos sites que desenvolvemos na Fusão Online, sempre preferimos o WordPress como plataforma de CMS (Content Management System). Entre os motivos estão facilidade de atualização, indexação em mecanismos de busca como o Google e diversidade de plugins disponíveis para os diferentes fins.

9 – Controlle para gestão de orçamentos

A gestão de orçamento é um desafio dentro da área de Marketing, especialmente pela diversidade de fornecedores e de ferramentas utilizadas, além do próprio investimento em mídia digital, em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.

Para isso, recomendamos o aplicativo Controlle, desenvolvido para gestão de finanças de empresas. Este sistema de gestão financeira permite criação de centros de custos, cadastro de fornecedores, controle de despesas e receitas e conciliação bancária. Tudo para manter as contas dentro do previsto!

10 – Lucidchart para desenho de processos

Por fim, nossa última indicação entre ferramentas para gestão de Marketing é o Lucidchart. Este é um site para criação de fluxogramas totalmente online, onde você pode registrar processos de Marketing, desenhar projetos, realizar mapas mentais e até tornar mais visual seu organograma.

Os fluxogramas criados podem ser compartilhados com a sua equipe ou com colaboradores externos e também serem editados de qualquer lugar, com armazenamento na nuvem.

Digitalize o Marketing da sua empresa

Neste artigo, compartilhamos com você nossas ferramentas preferidas para uma gestão de Marketing mais eficiente. Quanto a isso, não poderia ser diferente: acreditamos que uma gestão mais eficaz passa pelo uso de tecnologia, principalmente de soluções que permitem a colaboração entre equipe.

É desta forma que, além de digitalizar o gerenciamento de processos em Marketing, você é capaz também de engajar e integrar a equipe, combinando o melhor da tecnologia com o melhor dos recursos humanos que fazem parte da sua empresa!