Funil de vendas: o que é e como inseri-lo na sua estratégia

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Funil de vendas: o que é e como inseri-lo na sua estratégia

No Brasil, 1 a cada 4 empresas entra em falência antes do primeiro ano, segundo dados do Serasa.  No nosso país, as complexidades do cenário econômico tornam o mercado extremamente competitivo para quem sonha em ganhar dinheiro com o próprio negócio.

Por isso, se você quer ter sucesso no seu empreendimento, é preciso desenvolver táticas criativas para se destacar em relação à concorrência.

Um método que pode alavancar as suas vendas mesmo em tempos de crise é o funil de vendas — um modelo estratégico dividido em quatro etapas planejadas para atrair e conquistar clientes em potencial.

Cada uma delas é pensada para levar uma pessoa por uma jornada que vai conduzi-la desde o primeiro encontro com a marca até o momento em que eles se tornam clientes. 

Conheça melhor cada uma delas abaixo e entenda como aplicar o modelo no seu plano de marketing.

Etapas do funil

Aprendizado e descoberta

Esta é a primeira impressão que os seus possíveis clientes terão da sua marca. É uma estratégia muito importante para preparar o público e conduzi-los ao longo das outras etapas.

Além disso, também é um momento em que você vai ter a primeira impressão do seu cliente. Aproveite para entender as suas características e os seus hábitos de consumo.

Você deve procurar conhecer seu cliente para captar qual é a possível ligação dele com a sua marca e, então, para apresentar essa possível conexão a ele 

Essas informações vão ser muito importantes para conduzir o seu público à jornada de compra que pode resultar em mais um cliente fidelizado.

Reconhecimento do problema

A segunda etapa do funil de vendas é sobre gerar necessidades.

Aqui, a ideia é mostrar ao seu público-alvo que ele tem um problema que você pode resolver ou um anseio que você pode satisfazer. 

Até esse momento, essa pessoa nunca percebeu ter uma demanda específica pelo seu produto ou serviço, e a ideia é fazer com que ela reconheça essa necessidade.

Para despertar esse anseio, você tem que usar de táticas que façam com que aquele possível usuário se identifique com as características da marca, ao invés de apenas mostrar seus serviços e produtos à venda.

Consideração da solução

Até aqui, nas duas últimas etapas, você conheceu o seu cliente e mostrou a ele que ele tem uma necessidade ou problema a ser resolvido.

Então, na terceira etapa do funil de vendas, chega o momento de apresentar uma solução que deve ser considerada.

Após cativar e envolver o cliente, mostrando a autoridade e o conhecimento que sua empresa tem, você pode, então, apresentar o seu produto ou serviço para que ele seja apreciado pelo público-alvo.

Decisão de compra

Nesse momento, ao chegar a última etapa do funil de vendas, as pessoas que até então eram parte do público-alvo se tornam possíveis clientes.

Você criou uma relação de confiança que proporciona uma grande abertura para que sua equipe de vendas possa agir, convertendo o lead em um consumidor fiel.

Como inserir o funil de vendas na sua estratégia de marketing

O funil de vendas é um método revolucionário, pois inverte o modelo tradicional de marketing, em que as marcas bombardeiam o público com anúncios constantes para tentar convencer o cliente por meio da repetição.

Nele, a ideia é que você ofereça atraia o cliente até você, dando oportunidade dele te conhecer e, assim, firmar relações de consumo mais fortes e duradouras.

E como fazer isso? Por meio de experiências, que você pode proporcionar por meio de blogs, vídeos, revistas digitais, jogos e muito mais. 

A ideia aqui é mostrar conhecimento para fazer com que os consumidores te vejam como uma autoridade no setor em que você atua.

O importante é oferecer, de alguma forma, conteúdo que seja relevante e interessante e, ao mesmo tempo, que tenha ligação com a marca do seu empreendimento.

Dessa forma, por maior que seja a sua concorrência, com o funil de vendas e as estratégias bem alinhadas de inbound marketing, você pode se destacar ao criar relações com a sua gama de clientes que vão além da compra de um produto ou serviço. 

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