Iscas digitais, estratégias para captar leads no marketing online

Iscas digitais, estratégias para captar leads no marketing online

Iscas digitais, estratégias para captar leads no marketing online

Considerada uma das ferramentas mais importantes do marketing online, as iscas digitais ou o formato de captação de leads Opt- in, são, basicamente, a troca de conteúdos gratuitos por contatos ou, como preferimos falar, os tão desejados leads.

Estes conteúdos, por serem especializados, possuem, em geral, um valor agregado que não chega até quem o consome por não ser comercializado.

Se você costuma acompanhar as informações do blog da Fusão, já deve entender a importância da alimentação adequada de leads para garantir um desempenho melhor da marca na área digital e as iscas são perfeitas para isso!

Através da alimentação de um lead com um conteúdo bem montado e muito útil, ou as iscas digitais, a equipe de venda tem a oportunidade de começar um relacionamento amigável com aquele lead sem empurrar de modo abrupto o produto no cliente e se arriscar a perder aquela venda.

No marketing digital, educar o cliente sobre um tema relacionado ao produto é a melhor forma de construir um relacionamento sadio e rápido que vai, com a construção adequada do funil de vendas, terminar na produção e alimentação de um lead que traz resultado.

Pense, por exemplo, que você vende um produto cosmético antienvelhecimento e, para atrair leads, produz um e-book grátis super interessante sobre como a pessoa pode conquistar saúde e beleza na pele sem ter de recorrer a procedimentos estéticos invasivos.

Esta seria uma isca digital efetiva e interessante, totalmente livre de despesa que, sutilmente, converteria o lead para você.

Genial, não é?

Vamos, então, aprender um pouco mais sobre técnicas de iscas digitais que vão gerar leads para a sua marca.

O que torna uma isca digital boa?

Para responder a esta pergunta, usaremos outro exemplo:

Você vende refeições que prometem emagrecimento. 

No entanto, seu conteúdo é tão robusto de itens impostos de forma negativa, que o lead se sente desestimulado a fazer a dieta pela quantidade de restrições do que não pode comer.

Esta seria uma isca realmente ruim porque, além de desestimular o objetivo do lead, ainda interfere no modo como ele encara sua marca.

Se, no entanto, você oferece uma isca digital que promete o emagrecimento com sabor e restrições que ele nem vai sentir falta pela qualidade da comida, ele vai entender que sua refeição é absolutamente tudo que ele precisa, já que vai se alimentar bem e de forma sadia para bater a meta do emagrecimento. 

Por isso, siga a seguinte fórmula na produção de qualquer isca digital:

  • Resolva o problema proposto através do seu produto;
  • Ceda a oportunidade de um acesso instantâneo à sua isca digital (ninguém quer passar por 20 passos para chegar na informação);
  • Produza um conteúdo de fácil absorção com a adequação de linguagem e metodologias específicas às personas do seu negócio;
  • As famosas “quick wins” funcionam bem! Estabeleça um tempo curto para o lead chegar no objetivo dele com sutis referências;
  • Demonstre autoridade no que você oferece. Seu conteúdo precisa ser rico e de firme convicção para converter!

A importância das iscas digitais na geração de leads

Já falamos um pouco sobre como as iscas digitais são úteis na geração e conversão de leads. Entretanto, você também precisa entender como esta ferramenta efetiva suas estratégias.

Para isso, é importante que você compreenda a diferença entre as iscas digitais e as chamadas para conversão.

Quando você monta um conteúdo relevante para a solução do problema de alguém, a isca, você automaticamente produz em seu lead a sensação de que seu produto entende e atende exatamente a necessidade dele naquele momento. 

Por outro lado, se você investe apenas em chamadas de ação e conversão, como as newsletter, por exemplo, que não passam de um canal para possíveis leads receberem novidades sobre uma marca, é muito menos provável que ele se interesse e voluntarie informações por não saber se ou quando vai precisar daquele serviço ou produto.

Neste ponto, explicamos a mágica das iscas digitais:

Elas vão convencer o lead de que ele precisa do que você oferece antes de chegar ao canal de venda e, desta forma, incentivar a confiança no produto muito antes da compra.

Seguro e certeiro, certo?

Por isso, não espere e aprenda estratégias que vão impulsionar sua marca de maneira real. 

5 estratégias de iscas digitais para geração de leads que você precisa aproveitar

Se você estiver pronto para converter, comece a praticar com as estratégias mais utilizadas como iscas digitais para atrair leads:

  • Checklists são demais

Favorita entre os leads, a produção de listas que, determinadas por passos, chegam a objetivos, produzem e convertem muitos leads para você.

  • Utilize exemplos que conquistaram o objetivo do tema sempre que puder

Afinal, todo mundo ama uma história que deu certo e, no fim, querem chegar naquele resultado também. Esta estratégia de isca digital é excelente para a construção de landing pages e e-mails.

  • Tutoriais não saem da moda

Falamos o tempo todo que o conteúdo deve ser rico e seu lead precisa sentir que aprendeu. Invista em oferecer conteúdos de valor que o façam aprender e confiar na sua marca o bastante para precisar dela para chegar a um objetivo.

O conteúdo precisa ser bem formulado – e esta é a melhor estratégia

Produzir da forma adequada toma tempo, exige estudo e pode determinar o sucesso de sua isca digital.

Por aqui, contamos com quem entende de fazer sua marca crescer.

Produza suas iscas digitais com a Fusão Online e alcance o sucesso através da conversão de leads.