Iscas digitais, estratégias para captar leads no marketing online

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Iscas digitais, estratégias para captar leads no marketing online

Considerada uma das ferramentas mais importantes do marketing online, as iscas digitais ou o formato de captação de leads Opt- in, são, basicamente, a troca de conteúdos gratuitos por contatos ou, como preferimos falar, os tão desejados leads.

Estes conteúdos, por serem especializados, possuem, em geral, um valor agregado que não chega até quem o consome por não ser comercializado.

Se você costuma acompanhar as informações do blog da Fusão, já deve entender a importância da alimentação adequada de leads para garantir um desempenho melhor da marca na área digital e as iscas são perfeitas para isso!

Através da alimentação de um lead com um conteúdo bem montado e muito útil, ou as iscas digitais, a equipe de venda tem a oportunidade de começar um relacionamento amigável com aquele lead sem empurrar de modo abrupto o produto no cliente e se arriscar a perder aquela venda.

No marketing digital, educar o cliente sobre um tema relacionado ao produto é a melhor forma de construir um relacionamento sadio e rápido que vai, com a construção adequada do funil de vendas, terminar na produção e alimentação de um lead que traz resultado.

Pense, por exemplo, que você vende um produto cosmético antienvelhecimento e, para atrair leads, produz um e-book grátis super interessante sobre como a pessoa pode conquistar saúde e beleza na pele sem ter de recorrer a procedimentos estéticos invasivos.

Esta seria uma isca digital efetiva e interessante, totalmente livre de despesa que, sutilmente, converteria o lead para você.

Genial, não é?

Vamos, então, aprender um pouco mais sobre técnicas de iscas digitais que vão gerar leads para a sua marca.

O que torna uma isca digital boa?

Para responder a esta pergunta, usaremos outro exemplo:

Você vende refeições que prometem emagrecimento. 

No entanto, seu conteúdo é tão robusto de itens impostos de forma negativa, que o lead se sente desestimulado a fazer a dieta pela quantidade de restrições do que não pode comer.

Esta seria uma isca realmente ruim porque, além de desestimular o objetivo do lead, ainda interfere no modo como ele encara sua marca.

Se, no entanto, você oferece uma isca digital que promete o emagrecimento com sabor e restrições que ele nem vai sentir falta pela qualidade da comida, ele vai entender que sua refeição é absolutamente tudo que ele precisa, já que vai se alimentar bem e de forma sadia para bater a meta do emagrecimento. 

Por isso, siga a seguinte fórmula na produção de qualquer isca digital:

  • Resolva o problema proposto através do seu produto;
  • Ceda a oportunidade de um acesso instantâneo à sua isca digital (ninguém quer passar por 20 passos para chegar na informação);
  • Produza um conteúdo de fácil absorção com a adequação de linguagem e metodologias específicas às personas do seu negócio;
  • As famosas “quick wins” funcionam bem! Estabeleça um tempo curto para o lead chegar no objetivo dele com sutis referências;
  • Demonstre autoridade no que você oferece. Seu conteúdo precisa ser rico e de firme convicção para converter!

A importância das iscas digitais na geração de leads

Já falamos um pouco sobre como as iscas digitais são úteis na geração e conversão de leads. Entretanto, você também precisa entender como esta ferramenta efetiva suas estratégias.

Para isso, é importante que você compreenda a diferença entre as iscas digitais e as chamadas para conversão.

Quando você monta um conteúdo relevante para a solução do problema de alguém, a isca, você automaticamente produz em seu lead a sensação de que seu produto entende e atende exatamente a necessidade dele naquele momento. 

Por outro lado, se você investe apenas em chamadas de ação e conversão, como as newsletter, por exemplo, que não passam de um canal para possíveis leads receberem novidades sobre uma marca, é muito menos provável que ele se interesse e voluntarie informações por não saber se ou quando vai precisar daquele serviço ou produto.

Neste ponto, explicamos a mágica das iscas digitais:

Elas vão convencer o lead de que ele precisa do que você oferece antes de chegar ao canal de venda e, desta forma, incentivar a confiança no produto muito antes da compra.

Seguro e certeiro, certo?

Por isso, não espere e aprenda estratégias que vão impulsionar sua marca de maneira real. 

5 estratégias de iscas digitais para geração de leads que você precisa aproveitar

Se você estiver pronto para converter, comece a praticar com as estratégias mais utilizadas como iscas digitais para atrair leads:

  • Checklists são demais

Favorita entre os leads, a produção de listas que, determinadas por passos, chegam a objetivos, produzem e convertem muitos leads para você.

  • Utilize exemplos que conquistaram o objetivo do tema sempre que puder

Afinal, todo mundo ama uma história que deu certo e, no fim, querem chegar naquele resultado também. Esta estratégia de isca digital é excelente para a construção de landing pages e e-mails.

  • Tutoriais não saem da moda

Falamos o tempo todo que o conteúdo deve ser rico e seu lead precisa sentir que aprendeu. Invista em oferecer conteúdos de valor que o façam aprender e confiar na sua marca o bastante para precisar dela para chegar a um objetivo.

O conteúdo precisa ser bem formulado – e esta é a melhor estratégia

Produzir da forma adequada toma tempo, exige estudo e pode determinar o sucesso de sua isca digital.

Por aqui, contamos com quem entende de fazer sua marca crescer.

Produza suas iscas digitais com a Fusão Online e alcance o sucesso através da conversão de leads.