Jornada de Compra: o que é e quais suas etapas

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Jornada de Compra: o que é e quais suas etapas

Mapear o comportamento do consumidor em relação à sua jornada de compra é o início de ações que o Marketing Digital, bem implementado, pode fazer pela sua empresa para torná-la bem-sucedida. Antes, é fundamental conhecer o seu público-alvo, uma estratégia que direcionará toda a linha de comunicação.

A partir disso, é preciso garantir que todo o processo de produção de conteúdo de suas páginas sirva de informação suficiente para atrair o público desejado para convertê-lo em cliente, concretizando, desse modo, as suas vendas. Isso é só o começo desta etapa brilhante, que é a jornada de compra. 

Acompanhe a seguir a leitura e conheça as etapas da jornada de compra:

O que é a jornada de compra?

De modo simples, a jornada de compras é o caminho percorrido por um cliente potencial até que, de fato,  torne-se um. Os critérios da jornada especificam as etapas pelas quais consumidores passam até efetivar suas compras pela atração do marketing de conteúdo, sem que eles sequer percebam que estão chegando até lá. Portanto, é de valia que você entenda sua real utilidade.

Qual a importância da jornada de compra?

Oriunda do termo em inglês buyes’s journey, a jornada de compra remete ao criador da marca ou ao produtor do conteúdo quais estágios determinantes precisam ser percorridos e como conquistar o fim da corrida com o máximo possível de clientes na chegada.

A técnica funciona como um mapeamento de leads, com a consciência de que cada um deles (representados por personas que seu negócio atinge) estão em diferentes estágios de maturidade.

A jornada de compra pode definir clientes potenciais para você. Veja mais a seguir:

As etapas da jornada de compra

Conforme mencionamos anteriormente, a fundamentação da jornada de compra está em levar o cliente à compra por meio das referências sutis que um conteúdo bem produzido pode conquistar. Sendo assim, ele sempre começa pela etapa de aceitação:

Etapa 1: aprendizado e descoberta

Neste período, o lead ainda não sabe muito bem o que procura ou não reconhece uma necessidade específica. Como qualquer pessoa em momentos de divagação, ele pesquisa sobre um tema com interesse remoto. E é aí que seu conteúdo começa a mudar seu pensamento, dando a ele a noção de que o produto ou serviço que você oferece resolve problemas que ele ainda nem sabe realmente que tem.

Etapa 2: reconhecimento do problema

Quando seu lead chega até aqui, você começa a provar o valor de sua produção: ele passa a reconhecer que há uma boa oportunidade ou uma possibilidade real de solucionar um problema reconhecido através do impacto causado pelo seu conteúdo. A função desta etapa da jornada de compra é incutir no cliente potencial a necessidade de obter o que você oferece e fazer com que ele se sinta familiarizado com a solução que seu conteúdo oferece, porque é exatamente o que ele precisa.

Etapa 3: a consideração da solução

Após reconhecer uma necessidade, o comprador passa a buscar soluções possíveis, realizando ainda mais pesquisas. E, quanto melhor alimentada sua página estiver, mais tempo ele passará por lá.

O senso de urgência começa então a ser formado com ideias sugestivas que remetem ao velho clichê: não deixe para amanhã o que você pode resolver hoje.

Ponto em que é fundamental que seu conteúdo esteja preparado para transformar a inquietação promovida pelo desejo em concretização da jornada de compra deste consumidor em questão. O que nos leva à etapa final.

Etapa 4: a decisão de compra

A ideia aqui é que a jornada de compra do consumidor sirva de apoio para desestabilizar objeções à obtenção do produto. Com o auxílio do seu conteúdo, ele sente que está pronto para tomar sua decisão e efetiva a compra, convencido de que fez a escolha certa pelo modo como você desenvolveu o potencial de sua marca para atingi-lo.

Simultaneamente, ao concretizar sua jornada de compra, o cliente costuma ter a sensação de que está seguro com o que você oferece pelo modo caloroso como você o acolheu lá no começo de sua procura e permanece fidelizado, evidenciando a importância do marketing de conteúdo assertivo no funil de vendas do marketing digital.

A tática envolve inventividade. Você precisa desprender seus conceitos de conteúdo de ideias generalizadas demais.

Para conquistar esse espaço, invista em criatividade e no modo como um assunto correlato pode chegar ao ponto que você quer abordar.

O marketing digital leva sua marca até onde seu produto puder alcançar.

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