Marketing no Instagram: o que funciona nesta rede social?

Marketing
no Instagram:
o que funciona
nesta rede social?

Marketing no Instagram: o que funciona nesta rede social?

Entre as redes sociais, o Instagram tem se tornado o queridinho entre os usuários, especialmente se olharmos para o público consumidor mais jovem, na faixa dos 20 aos 35 anos. Por isso, não poderia ser diferente: as empresas, mesmo as que atuam no segmento B2B, estão olhando com mais interesse para este canal, entendendo quais são as oportunidades e os caminhos para trabalhar com Marketing no Instagram com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Neste artigo, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência gerenciando campanhas nesta mídia social, assim como informações sobre seu crescimento e boas práticas na sua gestão. Confira abaixo!

Instagram: por que é uma rede social para ficar de olho?

Mais do que a percepção do mercado, é interessante olharmos para os números que podem apoiar a decisão de investir ou não no Instagram como ferramenta de Marketing. Os dados abaixo ajudam a entender, também, qual o perfil desta rede social.

Segundo dados da própria plataforma, em outubro de 2018 o Brasil alcançou a marca dos 64 milhões de usuários – mundialmente, somos o segundo país com maior adesão à rede. E esses valores não param de crescer, o Instagram tem crescido em patamares mais altos do que o Facebook e alcançou o posto de terceira rede mais utilizada no mundo.

Olhando para o perfil de utilização da rede no Brasil, os dados da pesquisa feita pela Opinion Box em 2018 mostram que 25% dos usuários de internet já possuem o Instagram como rede social mais utilizada, número que sobe para 35% quando considerada a faixa etária até 29 anos. Além de representar uma excelente oportunidade para marcas que possuem este público como foco, é interessante considerar que este é o perfil de profissionais que estão consolidando suas carreiras no mercado. Logo, pode ser interessante a aproximação dos atuais e futuros decisores para compra no segmento B2B.

Quanto ao relacionamento com as marcas, mesmo o Instagram sendo uma rede social que, ao primeiro olhar, pareça ser mais voltada para a interação entre as pessoas, 83% dos entrevistados pela pesquisa da Opinion Box afirmaram seguir e acompanhar empresas neste canal. Uma boa fatia de mercado a ser conquistada!

Instagram para negócios: quais são as principais oportunidades?

Se investir em uma estratégia no Instagram faz sentido para a sua empresa, é importante entender quais são os caminhos possíveis para construir suas ações. Nesta hora, escolher um foco é essencial, o que irá garantir coesão em todo o conteúdo produzido. Para isso, antes de mais nada, defina o que é mais importante: gerar visibilidade para a marca? Efetivar vendas? Atrair novos colaboradores para o time?

A partir disso, existem alguns objetivos que podem ser alcançados por meio de Marketing no Instagram, que listamos abaixo:

Engajamento de comunidade

O Instagram é uma rede social bastante propícia para engajamento com o público, tanto em torno de marcas quanto em torno de causas associadas a elas. Isso pode acontecer por meio dos posts na timeline, dos stories e do IGTV, com múltiplas possibilidades de incentivar esse relacionamento.

Não é por acaso que muitos influenciadores estão migrando suas ações para esta mídia, afinal, ela apresenta taxas mais altas de interação e possui recursos como enquetes e perguntas, que permitem conhecer melhor o público.

Para uma empresa, isso também pode ser foco, basta adaptar o discurso. Um negócio do mercado imobiliário pode engajar seus corretores, um negócio de tecnologia pode ser um hub de informações para potenciais clientes, apenas como exemplo.

Realização de concursos e premiações

Entre as ações que podem ser realizadas ao trabalhar com Marketing no Instagram estão os concursos e premiações, desde os já comuns sorteios para seguidores até interações mais sofisticadas, pensadas de forma mais customizada.

Este pode ser um bom caminho para aumentar o número de seguidores ou impulsionar o engajamento de forma orgânica. Vale como aposta em datas comemorativas, no lançamento de novos produtos ou serviços ou na divulgação de uma nova frente de negócio.

Apenas recomendamos que, caso realize alguma ação do tipo, verifique todas as regras a serem atendidas em ações promocionais.

Ações de Employer Branding

Para as empresas cujo desafio seja atrair e recrutar colaboradores, utilizar o Instagram como canal de divulgação é uma boa alternativa. De fato, muitas das empresas que estão nessa rede social a utilizam como forma de promover o ambiente de trabalho, a cultura e as oportunidades profissionais.

O Instagram permite que isso seja feito de forma bastante natural, inclusive concentrando postagens do próprio quadro atual de funcionários por meio de hashtags que façam referência à empresa.

Relacionamento com influenciadores

Investir no Instagram também pode fazer parte de uma estratégia maior de relacionamento com influenciadores. Como muitas dessas personalidades estão construindo suas marcas pessoais nesta rede social, combinar ações é um excelente caminho.

Assim, é possível cruzar interações entre marca e influenciador, não apenas para uma ação contratada, mas construindo um relacionamento sólido e contínuo.

Vendas a partir da plataforma

O Instragram já possui bons recursos para venda de produtos pela internet. Por ser possível marcar itens da sua loja nos posts e nos stories, ele se tornou uma ferramenta poderosa para e-commerce, inclusive pela possibilidade de aliar conteúdo a anúncio.

Publicidade Online

É claro, não poderia deixar de constar a oportunidade de utilizar a ferramenta de publicidade online do Instagram, gerenciada a partir da plataforma de anúncios do Facebook. São múltiplas as possibilidades de formatos de anúncio e de critérios para segmentação.

Desta forma, campanhas digitais se tornam bastante efetivas, seja qual for o objetivo do negócio.

Marketing no Instagram: recomendações para uma estratégia de sucesso

Apesar de múltiplas oportunidades, como todo canal de conteúdo, o Instagram exige uma estratégia aprimorada, indo muito além de simplesmente realizar postagens.

Abaixo algumas recomendações essenciais a serem seguidas:

1.Construir conteúdo autêntico e relevante

Não poderia deixar de estar aqui a construção de conteúdo relevante para o seu potencial cliente. Este conteúdo, é claro, deve ser pensado de acordo com as diversas possibilidades: belas imagens, vídeos, enquetes e perguntas nos stories, entre outros.

O importante é desenhar um planejamento que entregue informações relevantes, com uma boa construção visual.

2. Ter constância nas publicações

Ao contrário de redes como Facebook e LinkedIn, nas quais o volume de postagens pode ser de 2 a 3 publicações por semana e, ainda assim, garantir bons resultados, o Instagram pede mais frequência, com um bom mix entre os formatos disponíveis.

Por isso, ao começar uma estratégia de Marketing no Instagram, planeje-se para produzir maior volume de conteúdo, principalmente para Stories, cuja duração é de 24 horas no perfil.

3. Aproveitar as possibilidades de gerar interação

Também é importante pensar o Instagram como uma ferramenta dinâmica, na qual as postagens devem incentivar interações via comentários, respostas nos Stories e publicações dos seguidores com uso de hashtags.

Tratar o Instagram como uma rede de mão única, na qual apenas são compartilhados os conteúdos da empresa, é perder excelentes oportunidades de interação com o público que pode ser seu potencial cliente.

4. Conquistar seguidores dentro das boas práticas do mercado

Por fim, mesmo que haja boas oportunidades de crescer de forma acelerada por meio de ferramentas que prometem o aumento de seguidores, o melhor caminho é seguir as boas práticas do Instagram: crescer organicamente, a partir de conteúdo próprio, e por meio de anúncios muito bem segmentados.

Desta forma, você consegue garantir maior aderência entre o público conectado ao perfil e o foco de seu negócio, evitando um baixo engajamento a longo prazo.

Como começar o posicionamento da sua empresa no Instagram?

Investir em Marketing no Instagram, sem dúvidas, é uma estratégia que precisa estar nos planos dos empreendedores e dos líderes de Marketing. Além da importância que esta rede social já possui no mercado, é promissor o seu crescimento ao longo dos próximos anos.

Mas, para começar esse tipo de ação, entretanto, é necessário estabelecer objetivos, escolher os focos principais e desenhar ações para que os resultados sejam alcançados. Neste sentido, contar com uma agência que tenha experiência em projetos neste campo e esteja continuamente atualizada sobre as novas oportunidades pode fazer toda a diferença!