O que é Automação
de Marketing e por
que é importante
para seu negócio?

O que é Automação de Marketing e por que é importante para seu negócio?

A Automação de Marketing já está na pauta há alguns anos, com significativo número de empresas apostando nessa estratégia para acelerar resultados aqui no Brasil. Portanto, é difícil classificá-la como uma tendência para o universo de Marketing e Vendas.
Mesmo assim, ainda existem muitos negócios com oportunidades relevantes a explorar com base nesse tipo de ação, tanto os que já possuem fluxos automáticos implementados, quanto aqueles que ainda estão dando os primeiros passos na descoberta de como a tecnologia pode automatizar relações e influenciar toda a jornada de compra de seus potenciais clientes.
Esteja você em uma ou outra dessas situações, achamos importante compartilhar o que vemos como principais benefícios, práticas e cuidados na hora de conduzir sua estratégia. Confira no artigo!

O que é Automação de Marketing?

Assim em como qualquer outra área do mercado, o termo automação está relacionado a um sistema automático, capaz de executar ações sem a necessidade de interferência humana em cada passo. Por meio de pré-definições, a automação realiza atividades e medições.

Ou seja, a partir disso, no que diz respeito a Marketing e Vendas, a automação está relacionada a interações com o potencial cliente de forma sistematizada, utilizando softwares e ferramentas digitais em diferentes etapas de sua jornada de compra.

O trabalho manual é reduzido e, o que vemos como ponto principal, você passa a ter informações relevantes sobre seu prospect em cada ponto de contato com a sua marca, como visita ao site, leitura de conteúdos, interação em redes sociais, abertura de e-mails, entre outros. E são essas informações que levam a estratégias cada vez mais assertivas para conversão de resultados!

Por que investir em Automação de Marketing?

Já que estamos falando sobre conversão de resultados em Marketing e Vendas, que é o principal objetivo do marketing automatizado, é importante explorar outros benefícios que esta estratégia traz para os negócios:

1. Otimização do tempo da equipe de Marketing

Para começar, sem dúvidas, está a otimização do tempo do time de Marketing, principalmente em demandas recorrentes e operacionais, associadas às primeiras etapas de atendimento a um potencial cliente.

É claro, os primeiros meses de implantação de uma estratégia de Inbound Marketing exigem dedicação extra para produção de conteúdos, planejamento de campanhas e setup de fluxos de interação automatizados.

Porém, com o tempo, é possível facilmente escalar essas ações, consolidando de fato uma máquina de geração de leads a partir dos materiais produzidos e dos processos automatizados.

2. Preparação do lead para a compra

Caso a sua empresa ainda não trabalhe com Automação de Marketing, provavelmente sejam comuns as situações nas quais leads sejam descartados por ainda não estarem prontos para a aquisição. Nessas situações, isso é totalmente natural. Afinal, o time comercial precisa realmente focar naqueles contatos que estão mais próximos de fechar negócio.

O desperdício desses leads menos maduros, entretanto, acaba custando caro para as empresas – que podem os perder para os concorrentes quando o momento oportuno chegar ou, até mesmo, podem precisar captá-los novamente.

Com um bom planejamento de nutrição desses leads por meio de fluxos automatizados de conteúdo, entretanto, é possível preparar os prospects que estão em fases iniciais do funil para a compra, entregando-os ao time comercial apenas quando estiverem prontos para conversar sobre aquisição, aumentando a taxa de conversão e reduzindo o custo operacional.

3. Classificação dos leads de acordo com estágio de nutrição

Isso tudo é possível, é claro, apenas com a identificação dos leads de acordo com o seu estágio de compra dentro do fluxo de nutrição. Por meio das plataformas de Automação de Marketing, como o RD Station (do qual somos parceiros), pode-se estabelecer critérios para qualificação dos leads de acordo com a sua atividade online.

Por exemplo, um cadastro que entra pela página de seu serviço ou produto, já interessado em informações sobre orçamento, certamente está muito mais próximo da aquisição do que aquele que deixou seus dados pessoais para fazer o download de um material sobre os desafios do mercado.

Assim como aquele contato que abre todas as suas newsletters e visita seus principais artigos de blog provavelmente esteja mais próximo da sua marca e de confiar em sua empresa como uma potencial fornecedora.

Para cada tipo de atividade, portanto, é possível estabelecer uma pontuação que fará parte do lead scoring, que pode ser entendido como a classificação de relevância de sua base de prospects.

4. Campanhas de Marketing mais efetivas

A partir do lead scoring, é claro, as campanhas de marketing se tornam também muito mais efetivas. Enviar automaticamente uma condição especial baseada em redução de preço para os leads que se interessaram por conteúdos que falam em economia é um exemplo do que pode ser feito.

O importante a considerar é que você poderá segmentar a sua base de dados de acordo com múltiplos fatores, direcionando próximos passos automatizados de acordo com cada perfil de potencial comprador.

5. Produtividade do time de Vendas

Não precisaríamos nem comentar o quanto isso é positivo para o time comercial… Em vez de desperdiçar horas fazendo reuniões presenciais e virtuais com leads que estão nos estágios iniciais de compra, os melhores vendedores podem focar efetivamente em fechar negócio.

Enquanto isso, o time de Marketing e uma equipe de SDRs (sales development representatives) podem qualificar, filtrar, nutrir e aquecer leads que não estejam no momento ideal para a aquisição de seu produto ou serviço.

6. Melhores resultados, com menos esforços

Portanto, fechando as vantagens em se investir em Automação de Marketing, é possível dizer que com um trabalho bem planejado e excelente integração entre as ações de Marketing e Vendas, o processo comercial da sua empresa pode realmente ser escalado, com objetividade nas negociações e uma verdadeira máquina de vendas rodando continuamente.

Ferramentas de Automação de Marketing: como funcionam?

A fim de efetivamente implementar um processo de Automação de Marketing, é necessário contar com uma plataforma específica para este fim. Por meio dessas ferramentas, geralmente, é possível:

  • Criar landing pages para captação de cadastros
  • Gerenciar e segmentar bases de dados
  • Definir pontuações e classificar seus contatos por meio de lead scoring
  • Criar e programar e-mails marketing
  • Gerenciar fluxos automatizados de mensagens

Para que possa visualizar melhor o que pode ser feito com uma ferramenta de Automação de Marketing, recomendamos assistir ao vídeo de apresentação do RD Station, do qual somos agência parceira.

Cuidados ao começar seu projeto de Automação de Marketing

Apesar de todos os benefícios associados à essa estratégia, entretanto, vale ressaltar alguns cuidados importantes a considerar em suas ações. Confira abaixo:

Expectativa de retorno imediato

Um bom trabalho de Inbound Marketing com Automação demora  a partir de três meses para apresentar os primeiros resultados. Ou seja, não adianta planejar metas agressivas a partir deste foco logo no início de sua operação. Tenha em mente o investimento inicial para que os resultados comecem a se consolidar.

Qualidade de conteúdo

Para nutrir leads ao longo de um processo automatizado, é preciso apostar em conteúdo de qualidade em todas as etapas de interação. Banners, peças de redes sociais, landing pages, e-mails, artigos, ebooks… Todas essas peças precisam ser muito bem elaboradas, tanto do ponto de vista textual quanto visual.

Integração com CRM

As plataformas de Automação de Marketing não são equivalentes às ferramentas de CRM – mas ambas precisam estar muito bem integradas. Apenas assim será possível medir a efetividade de cada campanha e o custo por lead e por venda a partir delas.

Acompanhamento de resultados

Como estamos falando em mensuração, por mais que seja possível criar fluxos automatizados que exigem pouca interação humana após configurados, é essencial que sejam acompanhados os resultados continuamente, fazendo mudanças e implementando otimizações e melhorias sempre que possível.

Equipe dedicada

Para cumprir o ponto acima, sem dúvidas, é preciso um colaborador, uma equipe ou uma agência especializada, que entenda todo o potencial da plataforma de automação, assim como os objetivos do negócio. Desta maneira, será viável consolidar um processo de Automação de Marketing que traga sempre melhores resultados.

Vamos começar seu projeto?

Como você percebeu neste artigo, existem muitas vantagens em desenvolver um projeto de Automação de Marketing dentro de uma empresa. É claro, como qualquer ação que envolva Marketing e Vendas, torna-se necessário realizar um excelente planejamento e conduzir o projeto de forma organizada, com foco nos seus objetivos e em melhorias a fim de alcançá-los.

Caso tenha interesse em estruturar o seu projeto, fale conosco!