Redes Sociais
para empresas
B2B funcionam?

Redes Sociais para empresas B2B funcionam?

Quando falamos sobre o uso de social media em Marketing, facilmente conectamos esses canais ao universo B2C, que conversa diretamente com o consumidor final. De fato, é possível lembrar de bons cases em segundos, assim como imaginar que tipo de estratégias podem ser mais efetivas. Mas como ficam as redes sociais para empresas B2B?

Infelizmente, existe um mito no mercado de que apostar em mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube traz pouco retorno quando o objetivo é vender para outras empresas. Inclusive, é algo que tentamos reverter nas conversas com nossos clientes na Fusão Online.

Existem oportunidades bastante amplas para os negócios capazes de vislumbrar o poder das redes sociais para as empresas B2B. Neste artigo, vamos apresentar as principais funções desses canais e também alguns exemplos de conteúdo com este foco. Confira!

Redes Sociais para empresas B2B: para que servem?

Dentre todos os objetivos de Marketing, quais são aqueles que as mídias sociais ajudam a alcançar? Tudo depende da forma e do conteúdo trabalhado, é claro, mas aqui estão os principais:

1. Gerar reconhecimento de marca

Embora muitos negócios B2B não foquem em construir uma forte reputação online, este fator tem sido a cada dia mais decisivo para fechar negócio. Com o comportamento do potencial cliente majoritariamente centrado no ambiente virtual, é preciso garantir que ele encontre os diferentes canais atualizados e passando uma imagem condizente com o que procura.

Ou seja, quando um prospect está conhecendo um negócio pela internet e visita o seu site e as suas redes sociais, é essencial que ele encontre informações claras, atualizadas e direcionadas para ele.

Além disso, para empresas que estão iniciando suas operações, é essencial buscar formas acessíveis de promover alcance e visibilidade para marca, produtos e serviços. Nessas horas, nada melhor do que investir em anúncios em redes sociais.

2. Contribuir para geração de leads

As redes sociais para empresas B2B podem ser também bastante efetivas na hora de gerar oportunidades de negócio. Especialmente se a estratégia de conteúdo estiver associada a uma estratégia de campanhas online.

As ferramentas de anúncios do Facebook, Instagram e Linkedin possibilitam hoje a criação de campanhas direcionadas exclusivamente para este fim, inclusive com formulários para captação de cadastro dentro da própria plataforma.

3. Fazer parte da estratégia de Inbound Marketing

Falamos bastante aqui no blog sobre como investir em Inbound Marketing pode acelerar os resultados de Marketing e Vendas dos negócios B2B. E, para que essa máquina de vendas opere em seu máximo potencial, utilizar as redes sociais como canal de distribuição é fundamental.

De fato, na hora de divulgar artigos, ebooks, vídeos e outros formatos de conteúdo que fazem parte de sua estratégia de Inbound, as redes sociais são um dos canais mais efetivos. Justamente porque os usuários que as utilizam estão abertos a consumir este tipo de informação educativa durante sua navegação.

4. Educar clientes e potenciais clientes

As redes sociais para empresas B2B também cumprem um papel essencial na educação do seu mercado de atuação. Na hora de informar sobre atualizações importantes nos serviços, fazer onboarding de novos clientes ou incentivar o uso do que foi contratado para melhor percepção de valor, diferentes canais podem ser utilizados.

5. Promover conceitos

Por último,  as mídias sociais também podem ser importantes na hora de promover conceitos ou temas que são tendência em seu mercado ou que permeiem o seu produto ou o seu serviço.

Não é por acaso que empresas de tecnologia falam tanto sobre Transformação Digital e negócios voltados a Finanças e Contabilidade estejam sempre compartilhando informações sobre novas regulamentações.

Além de cumprir um papel de educação para a sociedade, promover este tipo de conceito ajuda a fechar novos negócios.

Mídias Sociais B2B na prática: como usar?

Depois de entender para que as social media podem ser utilizadas em um contexto de negócio B2B, a pergunta frequente é “mas quais escolher e como utilizá-las?”. O importante, nessas horas, é conhecer muito bem seu perfil de cliente, para saber quais são as redes sociais que fazem parte do seu cotidiano. De nada adianta investir fortemente no LinkedIn se a maior parte dos seus prospects sequer possui uma conta lá, por exemplo.

Com isso em mente, também é essencial conhecer as principais características dessas redes:

1. Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, portanto, mesmo que você não veja ela como um ambiente profissional, não dá para ignorá-la. Afinal, seu potencial cliente certamente está lá.

O que recomendamos é usar este canal para distribuir conteúdo, compartilhar informações e postar conteúdos mais leves, que gerem engajamento entre seu público.

Para entender melhor o potencial de uso do Facebook no B2B, recomendamos acompanhar o trabalho da Resultados Digitais, empresa de tecnologia que desenvolveu o RD Station, software de automação de marketing.

Em seus posts, eles divulgam eventos, fazem brincadeiras sobre práticas comuns no mundo do Marketing e compartilham muito conteúdo.

2. Instagram

O Instagram ainda é uma rede social pouco explorada por empresas B2B. Mas há muito o que fazer neste canal!

É importante definir, primeiro, qual será o objetivo principal desta rede: promover o negócio como ambiente de trabalho ou conversar com o potencial cliente? Para ambos os casos, as oportunidades são diversas.

Como estamos falando mais sobre estratégia de geração de leads, o Instagram pode ser efetivo para mostrar cases de clientes, compartilhar o ambiente interno da empresa e engajar os potenciais clientes em torno de temas relevantes.

Embora não seja unicamente B2B, a Adobe é um exemplo que gostamos de citar sobre o uso do Instagram por empresas. Em seu perfil, a marca compartilha imagens incríveis, além de falar sobre as suas soluções para os seguidores.

3. LinkedIn

O LinkedIn, definitivamente, é o canal mais voltado para o mercado B2B na nossa lista. Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, esta rede vem crescendo bastante em relevância. Já publicamos outro artigo aqui em nosso blog exclusivamente sobre Marketing no LinkedIn, com as principais práticas e oportunidades, vale a pena conferir!

Este canal é efetivo para compartilhamento de conteúdo, para a conexão direta com potenciais clientes e para a prática de social selling, centrada nas figuras dos executivos da empresa.

Um exemplo interessante sobre uso do LinkedIn no B2B é o da Microsoft. Além de gerenciar uma página de empresa principal, ela promove suas diferentes soluções nas chamadas Showcase Pages. Os conteúdos são, principalmente, anúncios sobre eventos, artigos e papers que ajudam na tomada de decisão de seus prospects.

4. Twitter

O Twitter cumpre hoje um importante papel nas estratégias de Marketing das empresas de Tecnologia, uma vez que seus potenciais clientes são usuários assíduos desta rede. Para compartilhar informações e imagens de forma sucinta, mas com alta frequência, é preciso uma curadoria apurada e uma linha de comunicação muito clara para engajar os potenciais clientes.

Um bom exemplo de utilização é o Twitter do SalesForce (em inglês), que utiliza muito bem a rede para falar sobre cases, sobre o mercado e para engajar os seguidores em torno de sua marca e de suas campanhas.

5. YouTube

Por fim, a rede social que é uma das queridinhas da vez devido ao crescimento do consumo de conteúdo em vídeo, o YouTube tem desempenhado um importante papel no universo B2B. De fato, os vídeos são excelentes para engajar em torno de temas importantes para o mercado e para auxiliar na utilização de serviços e de soluções.

Um exemplo brasileiro compartilhado pelo próprio YouTube é o da ContaAzul, que em seu canal distribui informações sobre o mercado, como informes econômicos, mostra o dia a dia da empresa e transmite treinamentos online para clientes e potenciais clientes.

Redes Sociais para empresas B2B funcionam. Em qual você irá apostar?

Para nós, a grande questão quando falamos sobre redes sociais para empresas B2B não é se elas são efetivas ou não, mas sim como elas serão utilizadas em cada estratégia. Oportunidades e ferramentas não faltam, assim como bons exemplos.

Se o seu negócio deseja investir nestes canais, é hora, então, de desenhar um bom planejamento e de escolher os focos para que isso aconteça trazendo o máximo retorno. Nessas horas, vale lembrar, contar com profissionais experientes ou com uma agência especializada em mídias sociais fará toda a diferença!