Tipos de anúncio
do Facebook
qual escolher na
sua estratégia?

Tipos de anúncio do Facebook: qual escolher na sua estratégiaTipos de anúncio do Facebook: qual escolher na sua estratégiaTipos de anúncio do Facebook: qual escolher na sua estratégia

Tipos de anúncio do Facebook: qual escolher na sua estratégia?

O Marketing Digital, sem dúvidas, vem se consolidando como a principal fonte para gerar negócios, independentemente do perfil do negócio. Menores custos e melhor mensuração contribuem para isso, levando as empresas a migrarem suas verbas da mídia tradicional para a mídia online.
Neste cenário, as redes sociais ocupam um importante papel: o Facebook Ads, por exemplo, é o preferido por 73,2% das empresas brasileiras na hora de alocar recursos em publicidade paga na internet (Content Trends, 2017). Porém, para que realmente se justifique o investimento nesta rede social, como já abordamos neste outro artigo, é preciso um bom entendimento sobre suas funcionalidades e um ótimo aproveitamento dos diferentes tipos de anúncio do Facebook.

Anúncios do Facebook e objetivos do seu negócio

A ferramenta de anúncios do Facebook foi um dos primeiros recursos a ser desenvolvido para publicidade na internet. Precisamos reconhecer, então, que há significativo conhecimento acumulado e aperfeiçoamento da ferramenta ao longo dos últimos anos, até se tornar uma aliada essencial para os profissionais de Marketing como é hoje.

Apesar de ainda haver pontos de melhoria (como em qualquer outro serviço de publicidade online), o Gerenciador de Anúncios do Facebook é bastante completo em termos de possibilidade de segmentação, monitoramento de resultados e alocação de orçamento. Mas não é só isso: quando falamos em tipos de anúncio do Facebook, também temos um recurso excelente para ser alinhado ao funil de vendas do negócio.

Exatamente, porque o Facebook é uma ferramenta de anúncios bastante focada em estratégias de Marketing e Vendas, com modelos de anúncios ideais para os principais objetivos dessas áreas. É possível, inclusive, alocar um tipo de anúncio para cada etapa da jornada de compra de seu potencial cliente, engajando ele pela rede social durante todo o período em que estiver em contato com a sua marca, o seu produto produto ou o seu serviço.

Tipos de anúncio do Facebook

Quer entender, então, quais são os principais tipos de anúncio do Facebook e como podem estar alinhados aos objetivos do seu negócio? Confira abaixo a lista de opções disponíveis na hora de configurar sua campanha de mídia na ferramenta de negócios desta rede social!

Alcance

Este objetivo de anúncio, como o nome diz, tem a finalidade de mostrar seu conteúdo para o maior número de pessoas possível dentro da sua segmentação. Ele pode ser útil para campanhas de branding, cujo objetivo é tornar uma marca, produto ou serviço conhecidos, sem, necessariamente, o desejo de levar as pessoas para o seu site ou outro destino. Sendo assim, o resultado é medido pelo número de pessoas que foram alcançadas pelo seu anúncio.

Reconhecimento da Marca

Este tipo de anúncio do Facebook tem um objetivo semelhante ao do modelo anterior, com a diferença de otimizar sua campanha para que apareça para aqueles usuários que podem ter uma propensão a prestar mais atenção em seu anúncio – principalmente pelo comportamento dentro da rede. Como exemplo, se está divulgando um restaurante, o Facebook irá mostrar seu anúncio para pessoas que costumam  prestar atenção em conteúdos sobre gastronomia.

Aqui, o resultado mais uma vez não será medido em visitas em seu site ou interações com o seu anúncio, mas sim em “lift de lembrança”, ou seja, pessoas que poderiam lembrar de ter visto seu anúncio dentro de um intervalo de até dois dias.

Envolvimento

Neste modelo, começa a haver interação do usuário do Facebook com seu anúncio, mas com o objetivo de envolvimento. Essa interação pode ser representada por curtidas na página, curtidas, compartilhamentos ou comentários na publicação e até mesmo participações em eventos ou adesão a ofertas divulgadas dentro do Facebook.

Este tipo de anúncio do Facebook pode ser interessante para empresas que estão iniciando suas operações. Mas, atenção: lembre-se de que curtidas fazem parte das chamadas “métricas de vaidade” e não necessariamente irão impactar nos resultados do seu negócio.

Tráfego para o site

Para quem deseja aumentar o tráfego de um site ou blog, com um público bem segmentado, esta pode ser a melhor opção. Neste caso, você acompanha os resultados por cliques no anúncio ou visitas à página de destino, começando a ter mais opções, inclusive, para cruzamento com campanhas de outras mídias pagas que utiliza, por meio de remarketing para seus visitantes.

Instalações de aplicativo

As empresas que possuem algum aplicativo em seu modelo de negócio, contam com este tipo de anúncio no Facebook que ajuda a crescer a base de usuários de maneira muito bem direcionada, inclusive com segmentação especificamente para mobile, que melhora as taxas de conversão.

Visualizações de vídeo

Vídeo marketing é uma das principais tendências em Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo. Portanto, se está investindo em produzir este tipo de conteúdo, não deixe de usar o tipo de anúncio de Facebook que entrega o melhor resultado para que as pessoas de fato assistam ao seu vídeo. Neste modelo, você consegue inclusive acompanhar métricas que são essenciais para melhorar a sua estratégia, como o tempo médio de visualização.

Geração de cadastros

O tipo de anúncio no Facebook ideal para quem deseja gerar leads de forma simplificada para o usuário, dentro da própria rede social. Com este formato, você cria um formulário simples, que é preenchido sem levar seu público para uma landing page ou site. Funciona muito bem para produtos e soluções de fácil entendimento por meio de fotos ou de conteúdo mais objetivo, como imóveis, por exemplo. Os cadastros realizados ficam salvos em sua conta de empresa do Facebook, com facilidade de donwload para integração no seu CRM.

Mensagens

Quer utilizar o atendimento via mensagem no Facebook para gerar leads, solucionar dúvidas ou realizar promoções? Você pode apostar neste modelo de anúncio cujo resultado é medido por meio de mensagens recebidas pelo Facebook Messenger. Esta é uma boa opção para ações que exijam maior engajamento com o usuário.

Conversões

Aqui, os tipos de anúncio do Facebook começam a se tornar mais objetivos e focados em vendas. É claro, o custo pago por resultado também é mais alto, justamente por estar associado a uma conversão real. No anúncio com o objetivo de conversões, você define uma ação do usuário em seu site, aplicativo ou messenger a ser monitorada – como preenchimento de um formulário ou a assinatura de sua newsletter, por exemplo.

Este pode ser o modelo mais apropriado se sua empresa comercializa alguma solução ou produto no mercado B2B que envolva um atendimento ao cliente durante a negociação.

Vendas

Para as empresas que possuem ecommerce ou auto-contratação, é possível utilizar um tipo de anúncio no Facebook configurado para cruzar informações de compra realizada. Desta maneira, você consegue mensurar de forma bastante precisa o retorno sobre suas ações de mídia na rede social.

Visitas ao estabelecimento

Por fim, é possível ainda utilizar o modelo de anúncio cujo objetivo é promover visitas ao seu estabelecimento físico, direcionando pessoas que estão nas imediações ao seu ponto comercial – o que funciona muito bem para alimentação ou serviços como atendimento médico, consertos de roupas e calçados, materiais para obras e reparos, entre outros que são escolhidos por proximidade.

Conheça os tipos de anúncio para não desperdiçar verba

Depois de apresentar as principais opções disponíveis na hora de anunciar no Facebook, nossa recomendação é que as mantenha sempre em mente na hora de configurar suas campanhas, seja com uma equipe interna ou com uma agência especializada em Marketing Digital.

De fato, um dos principais motivos para haver dúvidas sobre a efetividade dos anúncios nesta rede social é devido à configuração incorreta dos anúncios, tanto pelo direcionamento do público, quanto pela definição de objetivo a ser cumprido. Existem modelos mais eficazes para cada perfil de negócio e para cada estágio de seu potencial cliente dentro de sua jornada de compra, não se esqueça disso para poder colher os melhores resultados!