Uso de vídeos em
Marketing Digital:
por que
é tendência?

Uso de vídeos em Marketing Digital: por que é tendência?

Não é de hoje que o uso de vídeos em Marketing Digital faz parte das listas de tendências para se investir na estratégia do próximo ano. Há pelo menos 5 anos temos observado um crescimento do interesse do público – tanto B2C quanto B2B – por esse formato de conteúdo na hora de se conectar com as marcas, conhecer mais sobre produtos ou serviços ou buscar informações que ajudem a solucionar desafios do dia a dia.
Mesmo não sendo uma grande novidade como estratégia de Marketing, ainda é gigantesco o potencial para que as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, comecem a investir em Vídeo Marketing. Da mesma forma, ainda sentimos que existe a demanda por mais informação sobre quais resultados se pode esperar a partir deste investimento e, é claro, em quais situações apostar no uso de vídeos em Marketing Digital pode trazer melhores resultados para os negócios.
Neste artigo, vamos compartilhar nossa visão e nossa experiência sobre esses pontos. Saiba mais abaixo!

Sucesso em números: dados sobre Vídeo Marketing

Começar a fazer vídeos porque o concorrente está fazendo, porque alguém falou que é uma grande tendência ou simplesmente porque pode ser divertido: se esses são os motivos principais pelos quais está pensando em iniciar ou em aprimorar uma estratégia de Vídeo Marketing, vale a pena aprofundar alguns conceitos antes de começar.

Falamos isso especialmente para que conecte seus vídeos à operação da empresa, melhorando resultados nas áreas de Vendas, Marketing e até Suporte ao Cliente. Para ajudar a entender como o uso de vídeos em Marketing Digital pode influenciar a performance, compartilhamos abaixo os principais resultados do estudo realizado pelo HubSpot e divulgado em 2018, que sinaliza as percepções de profissionais de Marketing sobre a utilização de vídeos em suas estratégias.

  • 81% das empresas consultadas usam vídeos em suas estratégias de Marketing Digital – no ano anterior, em 2017, este percentual era de 63%.
  • 97% dos profissionais de Marketing disseram que vídeo ajudou a melhorar o entendimento do público sobre seu produto ou serviço.
  • 76% deles responderam que vídeos ajudaram também a aumentar as vendas.
  • 47% dos entrevistados responderam que os vídeos ajudaram a reduzir os chamados direcionados ao time de suporte.
  • 76% deles perceberam aumento no tráfego do site por meio de vídeos.

Em quais situações é recomendado uso de vídeos em Marketing Digital?

Os resultados que apresentamos no tópico anterior, de fato, são bastante relevantes. É possível compreender que o uso de vídeos em Marketing Digital pode trazer resultados superiores a outros formatos de conteúdo e, ainda, contribui para os resultados globais da empresa.

Entretanto, é preciso estabelecer uma estratégia muito clara para a produção, divulgação e otimização dos vídeos, pensando em qual será a sua finalidade principal. Nos itens abaixo, listamos quais são as situações mais comuns em que este formato de conteúdo pode ser utilizado.

Campanhas de Mídia Paga

Os anúncios em vídeo têm trazido resultados bastante interessantes, tanto no YouTube por meio do Google Ads, quanto nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn. Como recomendação, ressaltamos que estes vídeos precisam ser pensados para este objetivo e, por esta razão, comunicar claramente o conteúdo, de forma bastante sucinta, lembrando-se que ele será uma interrupção na experiência do usuário – antes de um vídeo que selecionou para assistir ou ao longo de sua timeline, por exemplo.

As ferramentas de mídia paga que citamos possuem diretrizes bem claras sobre duração, formato e boas práticas, vale a pena segui-las!

Estratégia de Inbound Marketing

Um dos usos de vídeos em Marketing Digital que mais apreciamos é como parte de uma estratégia de Inbound Marketing, ou seja, apresentando conteúdo para o potencial cliente ao longo de toda sua jornada de compra. Neste caso, os roteiros precisam ser informativos, trazer análises relevantes e solucionar dúvidas ou problemas da persona.

Assim como os conteúdos desenvolvidos para o blog, sua empresa pode fazer a mesma coisa para o YouTube, inclusive conectando essas diferentes mídias para ampliar os resultados.

Relacionamento com clientes e prospects

O relacionamento com clientes e prospects também pode ser melhorado por meio de vídeos, especialmente se estiverem em um canal exclusivo, com conteúdos diferenciados. Se você trabalha com um segmento específico de mercado, por exemplo, pode oferecer boletins semanais com análises para seus clientes, tornando-se uma referência para eles.

Nessas horas, envolver diferentes pessoas da equipe como apresentadores do conteúdo torna-se também um diferencial, por dar rosto aos profissionais que interagem com prospects e clientes cotidianamente.

Educação e suporte

Conectado ao tópico anterior, está o uso de vídeos em Marketing Digital de forma educativa em torno do produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Oferecer um onboarding para novos clientes neste formato é um recurso bastante utilizado por empresas de tecnologia, por exemplo, reduzindo a curva de aprendizado durante a implantação.

Esta é uma excelente ferramenta de suporte também. De uma forma visual e dinâmica, seu negócio pode construir um FAQ bastante efetivo, reduzindo a demanda para a equipe de atendimento ao cliente e otimizando os custos.

Campanhas de Branding

Por fim, outro uso de vídeos em Marketing Digital que traz bastante resultado é em campanhas de branding, para apresentar uma nova empresa ao mercado ou reforçar uma marca para determinado público. Neste caso, porém, sobra pouco espaço para os “vídeos caseiros” e torna-se necessário um investimento maior no planejamento, na criação e na produção da campanha para que realmente impressione o público desejado.

Como aprimorar sua estratégia de Vídeo Marketing?

Não basta, entretanto, simplesmente gravar vídeos e colocá-los no ar. A estratégia por trás deste formato de conteúdo precisa ser afinada para que a sua empresa obtenha o máximo resultado a partir das ações realizadas. Separamos algumas dicas fundamentais neste sentido:

1.Pense em vídeo como conteúdo

Empresas que apostam em Vídeo Marketing precisam estruturar muito bem o conteúdo a ser gravado, especialmente no segmento B2B. O tempo do seu prospect ou cliente é escasso, por esta razão, o valorize e apresente informação de forma sucinta, estruturada e muito bem embasada.

2.Otimize o canal do YouTube

Se o YouTube for o repositório de seu conteúdo em vídeo (o que recomendamos fortemente), é preciso lembrar que esta é uma ferramenta do Google, na qual também é necessário fazer otimização para buscas, seguindo princípios de SEO e tornando o conteúdo atrativo para ser escolhido entre os resultados de uma pesquisa.

3. Qualidade é importante

Embora os vídeos corporativos não necessitem ser super produções de cinema, existem cuidados mínimos que devem ser tomados na gravação e na edição. Iluminação, áudio, enquadramento, cenário… esses são apenas alguns dos elementos que você precisa se preocupar para passar uma imagem da sua empresa que seja condizente com a qualidade dos produtos e serviços que oferece ao mercado.

4. Mensure resultados

Por fim, lembre-se que seu trabalho apenas começou quando o vídeo foi para o ar. Para justificar o investimento e maximizar resultados ao longo do tempo, permaneça monitorando os resultados e otimizando seus vídeos continuamente, de forma estruturada. Desta forma, você consegue alcançar os seus objetivos sem precisar investir em um grande volume de vídeos.

Não trate mais uso de vídeos em Marketing Digital apenas como tendência

Como falamos na introdução deste artigo, não é novidade que os vídeos estejam entre as tendências a serem consideradas em uma estratégia de Marketing Digital. Caso ainda não tenha dado a devida atenção a este ponto e começado a investir neste tipo de ação, entretanto, o risco que você corre é de ficar para trás.

Existem caminhos para começar aos poucos, com pequenas produções e baixo investimento, não deixe de “colocar o pé na água” para testar o uso de vídeos em Marketing Digital, conhecer os resultados possíveis e, aí assim, estruturar uma estratégia mais robusta para acelerar os resultados da sua empresa.