27 out 7 dicas valiosas para criar uma boa newsletter
As newsletters fazem parte da sua estratégia de marketing?
Você sabia que os e-mails continuam sendo um dos canais com melhores desempenhos para o alcance orgânico e conquista de novos leads?
Se você ainda não sabe como utilizá-los ou precisa otimizar a sua estratégia atual, está no lugar certo.
Continue a leitura e confira 7 dicas valiosas que separamos para você criar uma boa newsletter e alcançar resultados significativos. Boa leitura!
O que é uma newsletter e quais são seus principais objetivos?
Uma newsletter ou boletim informativo, de forma simples, é um tipo de e-mail marketing enviado de forma periódica para uma lista de usuários que se cadastraram para receber o conteúdo.
A newsletter possui caráter informativo e os seus disparos são recorrentes, a fim de fortalecer o relacionamento da empresa com o seu público, que pode ser um cliente já fidelizado, visitantes do seu site, seguidores do seu perfil em uma rede social etc.
Este tipo de e-mail pode ser utilizado para divulgar eventos, notícias, ofertas, artigos, novidades da empresa, entre outros conteúdos. O importante é a construção de uma relação sincera com pessoas que demonstraram interesse pelo seu negócio.
Entre as vantagens dessa estratégia, além do fortalecimento de relacionamento, que já mencionamos, podemos citar a comunicação permissiva, uma vez que o usuário deve dar a sua permissão antes de receber o conteúdo e possui a autonomia de cancelar a inscrição a qualquer momento.
Isso faz com que o leitor não se sinta incomodado com o recebimento de e-mails que não solicitou.
Também vale citar o baixo custo, já que você estará divulgando um conteúdo já registrado em outro canal, e a possibilidade de gerar vendas através de newsletters de promoções especiais.
Mas em que momento usar a newsletter em sua estratégia?
Como citamos, uma newsletter pode ser utilizada para diferentes objetivos, vamos entender melhor sobre alguns deles:
Newsletter informativa/tradicional: é um dos principais tipos de e-mails enviados pelas empresas, com o objetivo principal de divulgar notícias.
Newsletter promocional: este tipo de e-mail é utilizado para divulgar ofertas, promoções, eventos etc. Seu objetivo é conseguir conversões, por isso, também é comum a disponibilização de cupons de descontos.
Newsletter educativa: muito utilizada para divulgar conteúdos de site, como artigos de blog. Como o nome sugere, a intenção é educar e informar o leitor sobre determinado assunto.
Dicas valiosas para uma boa newsletter
1. Envie apenas conteúdos relevantes para seu público-alvo
Só faça o envio de conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público, isto é, estão alinhados com seus desejos, comportamento e objetivos. Por essa razão, quanto mais você conhecer o seu leitor, melhor.
2. Mantenha a periodicidade da newsletter
Como uma newsletter é um conteúdo oferecido após a assinatura do leitor, é natural que ele espere recebê-la periodicamente. Por isso, é importante manter a frequência.
Com qual frequência devo enviar uma newsletter? Depende. É preciso levar em consideração os objetivos que você deseja alcançar, o perfil do seu leitor, a natureza do seu negócio e qual estrutura você dispõe.
3. Crie títulos atrativos
O título da sua newsletter é tão importante quanto o seu conteúdo. Ele é o ponto crucial para o leitor decidir se vai abrir ou não o e-mail. Sendo assim, dedique algum tempo para elaborar uma chamada que incentive os seus assinantes a clicarem no e-mail que acabam de receber.
4. Utilize um layout simples e torne o conteúdo escaneável
Investir na simplicidade do layout pode evitar que a newsletter se torne confusa para o leitor. Torne o conteúdo escaneável, isto é, ajuste o texto para que quando o leitor passe os olhos pelas palavras consiga ter uma noção do que será tratado nele.
5. Não exagere na quantidade de imagens
As imagens podem ser grandes aliadas em sua newsletter, desde que utilizadas com cautela. O ideal é utilizar poucas, garantir que estejam no formato adequado para compor o layout e que o tempo de carregamento não seja muito longo, pois isso pode fazer com que o leitor desista do e-mail.
6. Teste antes de enviar para sua base
O envio do e-mail teste é fundamental. Para isso, vale ter uma base de e-mails para testes, como o endereço do seu e-mail e dos seus amigos. Ao recebê-lo é importante conferir os textos, imagens, links etc.
7. Monitore e analise os resultados
Após todo o trabalho, chegou a hora de medir os resultados dos seus esforços.
Vale ficar de olho nas principais métricas de e-mail marketing, como taxa de cliques, taxa de abertura e taxa de entrega, a fim de avaliar o desenvolvimento da sua estratégia.
Essas taxas compõem os relatórios oferecidos pelas principais ferramentas de e-mail marketing.
Fazendo a análise dos resultados, será possível entender o que funciona ou não para a sua lista de contatos.
Isso vai fazer com que você consiga fazer ajustes em conteúdos futuros para garantir que suas newsletter sejam cada vez mais relevantes para a sua audiência.
Gostou dessas dicas?
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Se precisar de ajuda para incrementar as suas estratégias de marketing e alcançar melhores resultados, entre em contato conosco e agende uma conversa.
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