10 nov Black Friday 2022: como se preparar para a data?
A Black Friday neste ano acontecerá na sexta-feira, 25/11, e promete, mais uma vez, aquecer as vendas de muitas lojas.
É comum que nesta época algumas dúvidas surjam, como “o que é a Black Friday?”, “será que a minha loja está preparada para a data?”, “como aproveitar a oportunidade?”
Para te ajudar, separamos neste artigo várias dicas para se destacar neste evento, conquistando mais vendas e atraindo mais clientes para o seu negócio. Aproveite a leitura!
O que é a Black Friday e qual sua importância para os negócios?
A Black Friday, é um evento que acontece no comércio anualmente para dar descontos em produtos e serviços das mais diversas categorias.
A expressão surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, e lá, o evento acontece na sexta-feira posterior ao feriado tradicional de “Thanksgiving” (Ação de Graças).
No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010 e reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Desde então, é difícil encontrar algum empreendimento que não aproveite a data.
Alguns dados deixam clara a importância do evento para os negócios. No ano passado (2021), segundo a Neotrust, foram movimentados R$5,4 bilhões no e-commerce nacional, tendo um crescimento de 5,8% em relação a 2020.
Para esse ano, as expectativas, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), são de R$ 6,5 bilhões em vendas no e-commerce brasileiro e os pedidos online devem ultrapassar os 8,3 milhões, 3,5% a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Com números tão positivos, é preciso estar preparado para a Black Friday, a fim de atender o alto volume de pessoas que aguardam ansiosamente para aproveitarem os descontos e as condições especiais de pagamento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a realmente ter retorno nesta data. Confira-as a seguir!
Como se preparar para a Black Friday 2022?
Defina seus objetivos e as regras da promoção
Um dos primeiros passos para aproveitar a Black Friday é fazer um bom planejamento. Nele, defina seus objetivos, como por exemplo conquistar mais clientes, tornar a empresa mais conhecida, acabar com o estoque etc.
Defina também quais ações promocionais você fará uso. Você pode aproveitar para usar cupons de descontos, montar kits de produtos, oferecer frete grátis, brindes e descontos progressivos, as opções são inúmeras.
Determine quais produtos ou serviços terão desconto
Observe no seu portfólio produtos que possuem maior margem para desconto, que estão com o estoque em dia, ou também aqueles que são mais baratos, mas que possuem grande taxa de adesão. Feito isso, determine quais produtos ou serviços valem a pena dar desconto.
Na hora de fazer esta definição, leve em consideração questões como “vale a pena dar desconto em um produto que já venderia normalmente pelo preço normal?”, “tenho estoque para atender uma promoção deste produto?”, “quais são os produtos que estão parados no estoque?”
Dê descontos verdadeiros
Você já deve ter escutado falar sobre a “Black Fraude”. Esse apelido pejorativo é utilizado pelos consumidores para dar nome aos golpes criminosos ou distorções de ofertas, que muitas vezes são realizados pelos lojistas, como por exemplo aqueles que aumentam os preços na véspera do evento para anunciar descontos mais vantajosos do que são no dia da Black Friday.
Lembre-se de que os consumidores estão cada vez mais atentos, e muitos já começam a fazer pesquisas de preços meses antes da data. Além disso, descontos falsos podem acarretar em denúncias aos órgãos de defesa do consumidor.
Sem falar no risco de perder a reputação da sua empresa, um bem de valor inestimável.
Confira o estoque de produtos ou a disponibilidade dos serviços
Não deixe de conferir se o seu estoque de produtos ou a disponibilidade dos serviços são suficientes para dar conta do aumento da demanda no dia do evento. Você pode se antecipar e negociar com fornecedores antes da Black Friday para estar preparado para os pedidos que têm mais saída.
Mantenha um FAQ atualizado com as principais dúvidas dos seus clientes
No caso de lojas virtuais, um FAQ (Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes), pode ajudar a otimizar o processo de atendimento.
Essa página é criada dentro do seu site para centralizar os questionamentos mais recorrentes feitos pelos seus clientes. Com ela, você entrega aos consumidores as principais respostas, de forma simples e acessível, evitando sobrecarregar o atendimento.
Crie ações de divulgação
De nada adianta preparar a sua loja, física ou virtual, para atender as demandas da Black Friday se as pessoas não souberem sobre ela.
Por isso, aposte nas ações de Marketing Digital para divulgar as suas promoções e alcançar novos públicos.
Você pode investir em anúncios no Google, Facebook e outros canais que considerar relevantes, fazer divulgações em redes sociais, estruturar uma estratégia de Inbound Marketing, fazer parcerias com influenciadores digitais, otimizar o SEO (otimização de mecanismos de busca) do seu site, entre outras estratégias.
Colete dados
Acompanhe as vendas e colete dados.
Esta é a oportunidade perfeita para coletar opiniões dos seus clientes para entender o que pode melhorar em seu negócio para atender melhor às necessidades do seu público e aumentar as vendas.
Analise os resultados para saber o que funcionou e o que melhorar para a próxima data comemorativa
Por último, e não menos importante, depois do período de Black Friday, analise os resultados e aprendizados da edição.
Assim, você terá uma visão sobre o que funcionou e não funcionou nas estratégias adotadas pela sua empresa para a data, e terá a oportunidade de traçar melhores planos no ano seguinte.
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