08 dez As principais tendências do Marketing Digital para 2023
O ano de 2022 está chegando ao fim, e agora é hora de planejar os seus esforços de marketing digital para o ano seguinte. Para isso, é preciso ficar de olho nas tendências.
Tendência é “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma […]”, de acordo com o dicionário. Assim, podemos dizer que as tendências do marketing digital são aquelas que indicam um possível comportamento dos consumidores, com base em estudos sobre os novos hábitos de consumo.
Sabemos que acompanhá-las não é uma tarefa fácil. No marketing digital o que é popular em um minuto pode se tornar irrelevante no próximo, afinal, surgem novos formatos de conteúdo, novas ferramentas e redes sociais, quase que diariamente, o que influencia diretamente no comportamento das pessoas.
Mas para te ajudar, selecionamos algumas tendências que acreditamos que o mercado sinaliza para 2023. Continue a leitura e confira!
Qual o cenário atual do marketing digital no Brasil?
Se você está lendo este artigo, você faz parte dos 65,5 milhões de domicílios conectados no Brasil. O dado é de uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que trouxe a informação de que 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet no Brasil.
Com tantas pessoas conectadas, as empresas estão cada vez mais cientes de que precisam estar no mesmo ambiente para ter acesso a esses usuários, afinal, grande parcela dessas pessoas está conectada à internet para comprar.
O investimento em publicidade digital aumentou 27% em 2021, totalizando 30,2 bilhões de reais, segundo uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) em parceria com a Kantar Ibope Media. Mais da metade desse montante, 54%, foi direcionado para anúncios em redes sociais.
Também é válido citar que o Brasil é o país da América Latina que mais investe em marketing digital.
De acordo com o estudo “Marketing Digital na América Latina”, desenvolvido pela NTT DATA e pela MIT Technology Review, 70% das empresas latino-americanas aumentaram os investimentos em marketing digital em 2021 e pretendem manter uma trajetória ascendente nos próximos anos.
Os dados do estudo mostram que 60% da verba de marketing foram feitas no digital, percentual que deve aumentar para 85% nos próximos cinco anos, segundo os entrevistados para o estudo, líderes em 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
As principais tendências para o marketing digital em 2023:
Fortalecimento do branding
O fortalecimento do branding é o resultado de uma boa gestão de marca.
De forma simples, a gestão reúne todas as práticas necessárias para transmitir uma mensagem para o público sobre a marca.
Por meio dela é possível fortalecê-la, aumentar a sua popularidade e atrair mais clientes.
Lembre-se: a sua marca é o cartão de visitas da sua empresa.
Construção de relacionamentos com os usuários/clientes
A construção de relacionamentos também é uma forte tendência para 2023, uma vez que com essa construção é possível ganhar a confiança do cliente, otimizar o funil de vendas, aumentar as vendas, posicionar-se no mercado, entre muitas outras vantagens.
Atendimento personalizado
Com quantas empresas o seu cliente se relaciona no dia a dia? Se você parar para pensar, são muitas empresas disputando a sua atenção.
Para se destacar é preciso oferecer um atendimento personalizado que faça com que o cliente se sinta um indivíduo e não apenas um número.
Além disso, as chances de fidelizar clientes e conquistar novos por indicação são muito maiores quando você oferece essa personalização e uma boa experiência de compra.
Alta dos conteúdos em vídeo
Os conteúdos em vídeos têm ganhado cada vez mais espaços nas plataformas, como o Instagram e o Tik Tok. Essa tendência não é nova, mas a expectativa é que ganhe cada vez mais força.
Vale ressaltar que as estratégias de vídeos devem variar conforme a plataforma utilizada. Nas redes citadas, por exemplo, os vídeos que fazem sucesso costumam ser mais curtos e objetivos. Por isso, é importante avaliar aquelas que fazem sentido para o seu negócio.
Newsletter para promover a marca
A newsletter é uma estratégia bastante utilizada no e-mail marketing. Este tipo de e-mail pode ser utilizado para divulgar eventos, notícias, ofertas, artigos, novidades da empresa, entre outros conteúdos. O importante é a construção de uma relação sincera com pessoas que demonstraram interesse pelo seu negócio.
Temos um artigo completo para te ajudar a criar uma boa newsletter, clique aqui para acessá-lo.
Análise de dados para definição de estratégias
Uma boa estratégia de marketing digital envolve a análise de dados. Através dela é possível compreender melhor o mercado, o perfil do seu público, identificar as tendências para o seu nicho de atuação e até para melhorar as suas campanhas.
Para isso, hoje existem diversas ferramentas que podem te auxiliar neste processo, como o RD Station, SEMRush, Facebook Ads e o Google Analytics.
Agora que você conhece as principais tendências do Marketing Digital para 2023, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o seu planejamento para o próximo ano.
Sabemos que essa área engloba muitas funções, por isso, muitas empresas optam pela contratação de uma agência de marketing digital.
A Fusão Online pode ser a solução que você precisa. Já ajudamos muitas empresas a aumentarem as suas conversões através de boas estratégias de marketing digital. Esperamos que a sua empresa seja a próxima. Entre em contato conosco e agende uma conversa.