E-mail marketing: como criar campanhas de sucesso?

E-mail marketing: como criar campanhas de sucesso

E-mail marketing: como criar campanhas de sucesso?

Uma das principais e mais antigas estratégias do Marketing Digital é o e-mail marketing. 

Sua história começou há 44 anos, em 1978, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, enviou 400 e-mails para consumidores em potencial para promover computadores da sua empresa por meio da Arpanet.

O resultado foi o faturamento de 13 milhões de dólares em vendas. 

Desde então, estratégias e tecnologias foram criadas para otimizar cada vez mais o uso dessa poderosa ferramenta de comunicação.

Mas para alcançar bons resultados com o e-mail marketing, é preciso saber usá-lo. 

Sua empresa já aproveita essa oportunidade?

Sabe como criar campanhas de sucesso?

Neste artigo você vai entender mais sobre esse instrumento e como utilizá-lo da melhor forma. Continue a leitura!

O que é e-mail marketing e como começar a utilizá-lo?

E-mail Marketing é a estratégia de comunicação direta, via e-mail, entre uma empresa e sua lista de contatos.

Essa lista de contatos pode ser gerada através de outras ações de marketing, em que foi possível coletar dados pessoais de usuários, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Normalmente, o disparo desses e-mails é feito por meio de ferramentas de automação, como RD Station, Mailchimp, HubSpot, entre outras.

Há quem diga que o e-mail não é mais um canal tão utilizado, no entanto, ele se mostra extremamente relevante, junto com os sites e as redes sociais.

Além disso, o e-mail marketing é um componente fundamental das estratégias de Inbound Marketing.

Uma pesquisa realizada pela Statisa comprovou a notoriedade do e-mail. 

Os dados do levantamento mostraram que o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões.

A previsão é que esse número chegue a 4,59 bilhões até 2025 – o que é mais da metade da população mundial atual.

Sabendo desses números, fica claro que esse meio de comunicação continua forte e pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. 

Para começar a usar o e-mail marketing é importante fazer um bom planejamento de campanha.

Isso inclui definição de objetivo, segmentação de lista de contatos, escolha de conteúdos, definição de frequência de disparos etc.

Um dos pontos de atenção é evitar que o seu e-mail seja considerado spam.

Muitas empresas enviam e-mails em grande volume para contatos não segmentados e acabam caindo na caixa de spam, ou seja, se tornam remetentes de uma mensagem indesejada e não solicitada.

Para não correr esse risco, é importante ter a permissão de envio dos destinatários, enviar conteúdos relevantes, criar mensagens personalizadas, fazer a segmentação dos contatos, realizar a manutenção frequente das listagens, entre outras boas práticas.

Por que ele é uma boa estratégia?

Como mencionamos, o e-mail marketing é um canal de comunicação direta com potenciais clientes.

Além disso, existem várias outras vantagens em utilizá-lo. Separamos 10 delas a seguir: 

  1. O e-mail marketing pode ser usado para diferentes estratégias, como nutrição de leads, fazer pesquisas, iniciar ou estreitar relacionamentos etc.;
  2. Custo relativamente baixo em comparação a outras ações de marketing;
  3. Grande alcance devido ao alto números de usuários;
  4. Uma estratégia com um dos maiores ROI (Retorno sobre Investimento);
  5. Fácil acompanhamento de métricas;
  6. Possibilidade de segmentar e-mails para atingir o público desejado;
  7. Adaptabilidade aos dispositivos móveis;
  8. Facilidade de personalização do conteúdo;
  9. Automação de tarefas;
  10. Flexibilidade de horários.


Como criar campanhas de sucesso?


Existem alguns principais passos para fazer o envio de e-mail marketing e garantir que eles cheguem na hora certa, para a pessoa certa e com o conteúdo certo.

Vamos a eles?

1º Defina o objetivo da campanha

Quais resultados você pretende alcançar com esse e-mail?

Engajamento, vendas, acesso a algum material, acesso ao site etc.

2º Segmente os seus contatos de acordo com os seus interesses e comportamentos

Enviar e-mails genéricos para uma lista enorme de contatos é uma péssima estratégia.

Por isso, organizar esses contatos de acordo com os seus interesses e comportamentos é essencial para atingir apenas aqueles que estão interessados na sua oferta.

3º Defina o conteúdo e o layout

Utilize textos atrativos e capriche no visual da sua mensagem.

Uma boa dica é se colocar na posição da persona que vai receber o e-mail e analisar como seria a sua reação ao ter acesso a tal conteúdo.

4º Tenha um call to action atrativo

O call to action, ou “chamada para ação”, deve ajudar o cliente a tomar determinada ação.

Esse botão direciona o leitor para a página que você deseja, por isso, ele precisa ser visível e atrativo visualmente.

Alguns exemplos de CTA’s: “clique e confira”, “experimente grátis”; “acesse grátis” e “faça o download”.

5º Acompanhe os resultados

Depois de disparar os e-mails é importante fazer o acompanhamento dos resultados, ou seja, como o material está sendo recebido pelo público.

Faça o monitoramento do número de abertura e outros dados específicos que serão extremamente úteis no planejamento de futuras campanhas.

Dicas da Fusão Online para e-mails marketing que convertem 

Agora que você já conhece os principais passos para criar campanhas de e-mail marketing de sucesso, a analista de Inbound Marketing da Fusão Online, Mariane Tonobohon, separou algumas dicas-chave para você criar e-mails que convertem. Anote aí: 

1ª dica: pesquise bem sobre o tema a ser escrito

É fundamental conhecer bem o assunto, as dores e soluções que precisam ser apresentadas. Isso ajuda a desenvolver um texto interessante ao leitor.

2ª dica: capriche no título!

O título precisa ser algo atrativo, pois determina logo de cara qual ação o leitor fará (abrir ou não o e-mail). Fique de olho na quantidade de caracteres do assunto.

3ª dica: procure escrever textos mais curtos e objetivos

Lembre-se que o e-mail precisa abordar a dor e solução em frases-chave objetivas. Textos muito longos fazem o leitor perder o interesse, tornando-se algo cansativo.

4ª dica: inclua percentuais e dados estatísticos

Informações concretas e comprovadas tornam seu texto mais rico e atraente, auxiliando no raciocínio lógico do leitor.

5ª dica: Utilize CTAs 

É importante que o e-mail tenha um sentido (objetivo), para que o leitor evolua na conversa e no funil de vendas. Seja uma CTA para efetuar um contato direto ou acessar o site, é importante indicar um “próximo passo”.

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