29 jan Como montar uma estratégia de gestão de redes sociais para sua empresa
Uma empresa que investe em sua gestão de redes sociais entende o valor que esse recurso tem e não o considera mais uma novidade ou diferencial, mas sim a melhor forma de atingir maior visibilidade e comunicação com seus clientes.
Isso fez com que os empreendedores ficassem atentos à necessidade de ter uma equipe responsável por esse diferencial.
O que poucos sabem é que as empresas que estão um passo à frente, são as que possuem as melhores estratégias, analisam seus concorrentes e reconhecem que precisam ir muito além de simples publicações.
Não sabe como funciona ou por onde começar uma boa estratégia de gestão de redes sociais? Este artigo foi feito para você!
Importância de montar uma estratégia de gestão de redes sociais
Já é fato que as mídias sociais são um dos principais meios de comunicação entre empresas e clientes. Assim, a necessidade de uma boa gestão de redes sociais se torna cada vez mais evidente, tendo em vista o crescimento de produtos e serviços digitais.
De forma resumida, o gerenciamento de redes sociais é um conjunto de ações usadas para otimizar o uso dessas ferramentas Trata-se de um processo que se inicia antes mesmo da produção de conteúdos das postagens e vai até o monitoramento de resultados.
Para que todos esses fatores sejam colocados em prática e realmente funcionem, só uma estratégia bem estruturada é capaz de converter em ganhos e superar todas as expectativas, por isso ela é tão importante.
Veja a seguir algumas vantagens de se montar uma estratégia de redes sociais:
- Melhora sua forma de divulgação;
- Gera maior credibilidade;
- Gera consistência;
- Aumenta a organização e agendamento de publicações;
- Otimiza e monitora seus resultados;
- Fortalece sua marca;
- Estabelece contato mais direto com seus clientes;
- Aumenta o volume de produção e número de vendas.
Ou seja, sem um bom plano você pode estar colocando tudo a perder, inclusive seu tempo e dinheiro. Com uma estratégia bem definida, sua empresa não será mais “uma na multidão”.
Como começa a gestão de redes sociais da sua empresa?
Conheça sua persona
É muito importante que sua empresa descubra qual o perfil do cliente ideal para o seu negócio. É preciso conhecer o cliente de forma detalhada, com características bem específicas, como idade, profissão, qual rede social é mais presente…
Isso ajuda a entender suas “dores” ou necessidades e fará com que sua empresa saiba qual a melhor e mais direta forma de conquistar esse cliente. Sua persona nada mais é que o cliente ideal para você e para o seu negócio.
Entenda em quais redes sociais ela está e quais conteúdos consome
Após criar sua persona e ter certeza de que ela está bem definida, fica mais fácil saber onde seu público marca presença nas redes. Sabe aquela frase que diz “o artista vai onde o povo está”? É isso! Considere que sua persona é o artista e precisa ir onde seu público está.
Da mesma forma que é necessária uma pesquisa, um maior detalhamento na hora de montar sua persona, o mesmo acontece para descobrir qual o público mais presente, qual conteúdo mais consomem e em quais plataformas estão.
Por isso a importância da gestão de redes sociais, ela que vai te auxiliar no levantamento desses dados. Independentemente da sua persona, lembre-se que não apenas ela frequenta as redes sociais, então marque sempre sua presença e conquiste ainda mais autoridade.
Qual a dor da sua persona?
Para entender e conseguir identificar as dores da sua persona, existem estratégias direcionadas que podem te auxiliar nesse processo. Uma delas é alinhar informações com sua equipe comercial/vendas. Eles estão na “linha de frente” quando se trata de negociação, então apresentam facilidade no momento de compreender a dor do cliente. Eles estão atentos em quais são as expectativas do consumidor, suas principais dúvidas na hora de finalizar uma compra e as razões que os levam a desistir dela.
Criar um formulário é uma estratégia primordial para identificar a dor da sua persona, saber o que ela pensa, como ela age, sua situação de vida… Sua intenção com essas perguntas é personalizar seu atendimento, é oferecer ajuda naquilo que a pessoa realmente precisa, na sua dor.
Baseado nessas respostas e nas análises feitas pela sua equipe de gestão de redes sociais, o ideal é que sua empresa passe pelo processo de autoanálise, ou seja, crie perguntas para si própria e com suas respostas consiga identificar onde se encaixam possíveis transformações e melhorias para o seu negócio.
Separamos algumas perguntas que podem ser consideradas um bom começo para realização dessa etapa:
- Qual a importância do meu serviço ou produto para o meu cliente?
- Quais os problemas do meu cliente eu ajudo a resolver?
- Qual prazo que o meu cliente tem para solucionar esse problema?
- O que pode acontecer caso a dor não seja solucionada?
- Qual é o sentimento do meu cliente ao solucionar essa dor?
Compreender essas respostas te ajudará não somente a chegar na dor da sua persona, mas a trazer novas soluções e possibilidades para o seu negócio.
Como você pode ajudá-la a resolver essa dor?
Sabemos que não existe uma fórmula mágica que soluciona todos os problemas possíveis e imagináveis dos nossos clientes, não é verdade? No entanto, com um pouco de empatia e uma boa estratégia, é possível que essa missão seja realizada com sucesso e traga bons resultados para o seu negócio.
Veja a seguir algumas dicas infalíveis que podem solucionar a dor da sua persona:
- Encontre soluções: tente não focar nos problemas, mas sim no que pode ser feito para solucioná-los, seja criativo!
- Escute o seu cliente: valorize sua opinião, dê importância aos feedbacks, não menospreze aquele bate-papo na hora da compra, realize pesquisas objetivas e explicativas.
- Analise os dados: organize as informações, é muito importante garantir que a comunicação da sua empresa esteja unificada entre os departamentos, todos precisam falar a “mesma língua”.
- Use as ferramentas digitais: não esqueça de que você está em plena revolução digital, então use e abuse de sites, redes sociais e todo meio de comunicação que explore a solução de problemas.
Por fim, o cliente gosta de atenção e exclusividade. Personalize o atendimento, demonstre que se importa, ponha um ponto final nas suas dores e o fidelize.
Que tipos de conteúdo você consegue produzir?
Não é novidade para ninguém que o conteúdo que você produz faz toda diferença na hora de dar credibilidade à sua marca e se destacar nas redes sociais. Antes de qualquer coisa, você precisa entender seu público, só assim é possível oferecer o conteúdo ideal para ser consumido.
- Tenha uma boa estratégia no processo de criação para que sua empresa chame a atenção de quem realmente interessa.
- Esteja sempre por dentro dos conteúdos que estão em alta, siga perfis que tenham o público alvo semelhante ao seu, afinal sempre há o que aprender.
- Tenha uma linguagem compatível e distinta para cada rede social, escolha uma delas para ser seu “carro chefe” e tenha constância.
- No mais, seja criativo(a) para oferecer diferentes tipos de conteúdo. Quanto mais diversificado for seu modo de produzir, melhor.
Listamos aqui 15 tipos de conteúdos, para que você e sua equipe de gestão de redes sociais saibam quais podem ser produzidos:
1- Blog posts;
2- Podcasts;
3- Ebooks;
4- Vídeos;
5- Gráficos;
6- Fotos;
7- Perguntas e respostas;
8- Notícias;
9- Entrevistas;
10- Live ou transmissão ao vivo;
11- Passo a passo ou tutorial;
12- Memes;
13- Resultado de pesquisas e informações sobre o seu mercado;
14- Gifs;
15- Desenhos ou ilustrações.
Pronto! Escolha seu modelo de conteúdo ideal, deixe a página a cara da sua empresa, publique e monitore seus resultados.
Conte com especialistas
Após entender melhor como funciona e o quão importante é a gestão de redes sociais para sua empresa, chegou a hora de escolher os especialistas que farão parte dessa equipe. Sim! É preciso que pessoas especializadas e qualificadas estejam à frente das suas redes sociais.
Não faz sentido você querer todo um planejamento profissional para o seu negócio, se as suas redes sociais trabalham de forma amadora.
Essas pessoas precisam ter conhecimento técnico de métricas, resultados, competências de leitura e escrita, visão estratégica e de inovação, além de dominarem as ferramentas que auxiliam todo o processo de gestão, independentemente de qual rede social será ou não utilizada.
Caso sua empresa possua um departamento exclusivo para essa função, os profissionais dessa área trabalham diretamente para você e farão parte dos seus colaboradores.
Outra opção é contratar uma empresa especializada, como a Fusão Online, que será responsável por suas redes sociais como uma prestação de serviço terceirizada
Escolha a opção que melhor se encaixa à sua necessidade, optando sempre por profissionais com referência e disponibilidade no mercado.
Entre em contato com a nossa equipe!