23 jun 4 métricas para ficar de olho em suas redes sociais
Não é novidade que as estratégias de marketing digital nas redes sociais podem ajudar, e muito, no crescimento de uma empresa.
Isso porque através delas é possível divulgar um produto ou serviço, alcançar novos leads, criar um relacionamento com o cliente ou, até mesmo, fechar negócios.
Mesmo sabendo disso, nem todos os empreendedores dão a devida importância para essas ferramentas e acabam perdendo grandes oportunidades.
Você já passou pela situação de pesquisar o nome de uma empresa em uma rede social e não encontrar?
Isso gera uma sensação de desconfiança de quem está buscando, afinal, antes de fazer uma compra, as pessoas procuram pela vitrine.
E, hoje em dia, essa busca é principalmente online.
Mas então como utilizar as redes sociais de forma eficaz?
Já adiantamos que não basta postar um conteúdo e esquecê-lo lá. É preciso acompanhar as métricas e, assim, entender se as suas ações estão dando resultado.
Pensando nisso, separamos algumas métricas que você precisa ficar de olho.
Aproveite a leitura!
O que são métricas e como elas funcionam?
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar e analisar dados e, desta forma, identificar oportunidades e ajustes.
Pense na seguinte estratégia de marketing offline: a divulgação em outdoors e busdoors.
É difícil mensurar quantas pessoas serão atingidas, ou até mesmo quantas dessas pessoas adquiriram o seu produto depois de verem a campanha.
Isso não acontece no marketing digital justamente por causa das métricas.
Basicamente, elas são medidas quantificáveis que possibilitam a avaliação de uma ação ou processo, ou seja, uma ferramenta de análise do comportamento dos usuários.
Para utilizá-las de maneira eficiente é importante ter um objetivo claro em cada estratégia.
Por exemplo, o que você quer alcançar com essa publicação? Interação com os seus seguidores? Tráfego para o seu site? Outro objetivo?
Tendo isso em mente, fica muito mais fácil mensurar, monitorar e analisar se os resultados são positivos ou negativos.
Para ter acesso às métricas das redes sociais basta acessar o Google Analytics de cada uma delas, algumas possuem dados mais básicos e, outras, mais avançados.
Também é importante se dedicar para aprender um pouco sobre cada uma das plataformas e suas peculiaridades.
4 métricas para ficar de olho em suas redes sociais
Cada rede social é voltada para um público específico. Mas, para te ajudar a identificar quais são os principais indicadores, selecionamos 4 métricas que são comuns à maioria delas:
1. Engajamento
De acordo com o dicionário, engajamento trata-se do “ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa.”
Essa definição não é muito diferente quando pensamos no digital, pois, engajamento é entendido como quando há uma relação entre uma marca e seus consumidores através de uma interação online.
Essa interação se dá através de um conteúdo, podendo ser dar por:
– Curtidas;
– Comentários;
– Compartilhamentos;
– Cliques;
– Número de publicações salvas;
– Mensagens diretas etc.
2. Alcance
Podemos entender a métrica de alcance como a audiência da sua marca, ou seja, as pessoas que realmente viram a sua publicação.
Portanto, ela mostra como está a distribuição do seu conteúdo no feed dos usuários.
Vale lembrar que o algoritmo de cada rede social vai influenciar diretamente nesse número.
3. Crescimento
Ficar de olho no seu crescimento em cada plataforma pode te ajudar a ter uma visão geral do resultado de suas ações.
Por exemplo, se o seu número de seguidores está aumentando, provavelmente mais pessoas estão interessadas em acompanhar o seu negócio.
Mas é preciso observar esses dados com cautela, afinal, o número de seguidores é o que chamamos de métrica da vaidade, ou seja, não geram nenhum resultado concreto.
4. Interações
As interações nas redes sociais vão influenciar na taxa de engajamento, pois trata-se da quantidade de cliques, curtidas, comentários e salvamento das publicações.
Além disso, é uma taxa importante para identificar como está sendo essa troca com o seu público, se positiva ou negativa.
Por que essas métricas são relevantes?
Algumas métricas como número de seguidores e curtidas podem nos deixar felizes, mas de nada adianta se a taxa de conversão ou engajamento é baixa.
Por isso elas são chamadas de métricas da vaidade. E a nossa dica é: fuja delas!
Mas, afinal, o que são?
De forma simples, são aquelas que trazem números que não são relevantes na hora de tomar uma decisão para o seu negócio.
Isso não significa que não possuam nenhuma utilidade, porém, as decisões estratégicas não devem ser baseadas nestes números.
Devemos considerar métricas mais relevantes que vão demonstrar resultados reais que poderão ser convertidos em vendas ou seguirão seu objetivo no momento.
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