09 mar 7 benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio
Todo o comercial de uma empresa precisa de bons contatos para sua estratégia e conseguir convertê-los para as vendas. Por isso, a necessidade de um bom trabalho de inbound marketing.
Acompanhe a leitura e conheça os benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio.
Benefícios do Inbound Marketing
É inegável a quantidade de vantagens e benefícios que o inbound marketing traz para o seu negócio, além de facilitar o trabalho do seu time de vendas.
A seguir, listamos 7 benefícios do inbound marketing para garantir o sucesso dos seus resultados, atraindo, convertendo, fechando o negócio e encantando seus clientes.
Atrair o público ideal
É possível atrair o público ideal através de um conteúdo de qualidade, que seja relevante e realmente desperte o interesse do público-alvo, com o inbound marketing. Essas pessoas passarão a aceitar suas recomendações, o que não aconteceria se fosse adotado outro tipo de estratégia.
Encurtar o ciclo de vendas
O ciclo de vendas faz parte da estratégia de vendas de um produto ou serviço de uma empresa e é dividido em fases. Esse processo se inicia desde o primeiro contato com o cliente e só termina nas ações de pós-venda.
A maior parte desse processo é realizado por meio do inbound marketing. Transformar essa etapa de venda em uma ação mais previsível é a forma que o inbound marketing usa para acelerar o trajeto do consumidor até a compra.
Essa otimização faz com que a sua marca consiga maior credibilidade no mercado, convertendo e encantando os clientes de forma mais rápida.
Diminuir os custos
Antes de pensar em diminuir os custos, você precisa conhecer com totalidade os gastos dos setores da sua empresa. Usando a ferramenta de inbound marketing, é possível otimizar todos esses processos e reduzir os custos, pensando sempre na lucratividade do seu negócio e analisando o custo-benefício de cada despesa do seu empreendimento.
Aumentar o ticket médio
O ticket médio é um dos indicadores financeiros mais importantes de um negócio. Ele representa o valor médio que o seu cliente gasta na sua empresa, além de ser fundamental para acompanhar e entender o comportamento do consumidor.
O Inbound Marketing pode ajudar a melhorar o ticket pois, conhecendo melhor as características dos clientes, é possível identificar com mais precisão tudo que eles necessitam e assim inserir mais qualidade nos serviços e produtos oferecidos. Fazendo uma análise de forma correta, a estratégia pode gerar informações relevantes que podem ser utillizadas para a melhoria do negócio como um todo.
Outro ponto importante é entender como os concorrentes se comportam, quais os desejos e as necessidades dos seus clientes e definir um planejamento estratégico de metas para que você consiga aumentar suas vendas. Estas são as principais fontes de aumento do ticket médio.
Estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes
Além de conquistar os leads mais direcionados e qualificados, o inbound marketing possibilita criar um relacionamento mais próximo e produtivo com seus clientes.
Como mencionamos anteriormente, com um conteúdo bem segmentado, é possível fidelizar seus contatos, solucionando suas dores e deixando claro como sua empresa pode ajudar.
Usando a ferramenta de inbound marketing, o relacionamento entre empresa e consumidor se torna mais sólido e confiável.
Aumentar o poder de persuasão
A persuasão é uma estratégia de comunicação que tem como finalidade conduzir uma pessoa a aceitar uma ideia ou a realizar uma determinada ação. Mas para que ela funcione e gere bons resultados, deve ser usada com sabedoria para não ser confundida com manipulação.
O inbound marketing é um bom aliado na hora de conciliar expectativas através da persuasão. Essa tática pode aumentar suas vendas de forma idônea, buscando sempre resultados mais prósperos, é fazer com que o cliente fale “sim” para sua empresa e não para concorrência, e preparar para possíveis (e boas) negociações.
Não há dúvida do quanto o inbound marketing pode aumentar seu poder de persuasão.
Mensurar com qualidade os resultados
Mensurar resultados é, acima de tudo, uma prevenção para futuros problemas. Num mercado com tanta concorrência, como o marketing digital, é preciso fazer acontecer. Dessa forma, eliminar todas as dúvidas sobre o processo como: quantidade de acessos, compras realizadas, pessoas cadastradas, dentre tantas outras informações, é fundamental.
E isso é possível por meio da estratégia de inbound marketing pois, acessando alguns dados, avalia-se o andamento dos canais de marketing e se obtém maior precisão nas tomadas de decisão diante de possíveis eventualidades.
Diante de tudo isso, usar o inbound marketing para acompanhar o comportamento e o desenvolvimento da sua marca de forma online é essencial para o sucesso do seu negócio.