Por que utilizar conteúdos institucionais no marketing de sua empresa?

Por que utilizar conteúdos institucionais no marketing de sua empresa

Por que utilizar conteúdos institucionais no marketing de sua empresa?

Uma das grandes dificuldades das empresas na hora de investir em marketing digital é sobre o que falar em suas redes sociais, site, blog e e-mails. 

Você se identifica com essa situação?

Por mais que muitas empresas se encontrem nesse impasse, a verdade é que sempre há muito o que falar, basta saber por quais tipos de conteúdo o seu público se interessa.  

Uma boa estratégia conta com diferentes categorias de conteúdos: datas comemorativas, dicas, notícias, estudos de caso, conteúdos comerciais, conteúdos institucionais, entre outros. 

Hoje vamos falar especialmente deles, os conteúdos institucionais.

Este tipo de conteúdo não tem como foco principal a venda de um produto ou serviço, mas sim dar destaque à missão, ao valor e à visão do seu negócio, transmitindo da melhor forma possível a imagem da empresa. 

Quer entender como o conteúdo institucional funciona e por que você deve começar a utilizá-lo? Acompanhe a leitura e confira!

O que são conteúdos institucionais?

Os conteúdos institucionais são aqueles que refletem a essência de um negócio, o porquê de ele existir: qual sua missão, seus valores e sua visão, suas características e quais impactos ele causa na vida das pessoas. 

Uma das maiores dificuldades na produção deste tipo de conteúdo é despertar o interesse da sua persona, por isso, é fundamental utilizar formatos e abordagens que gerem identificação de alguma forma. 

Para você entender melhor essa espécie de conteúdo, vamos a alguns exemplos:

– A página “sobre”, “quem somos” ou “sobre nós” de um site, afinal, é o texto de apresentação da empresa;

– Vídeos de bastidores da companhia;

– Fotos de colaboradores para tornar a marca mais humanizada; 

– Artigos de blog que mostrem uma atualização importante no seu negócio, como utilizar determinado produto, quais as vantagens do seu serviço etc. 

Como você viu, os conteúdos institucionais podem ser feitos em diversos formatos, como fotos, vídeos, textos, entre outros.

Mas o objetivo principal é sempre encantar o público e trabalhar a identidade da marca.

Por que é uma boa ideia utilizá-los no marketing de sua empresa?

Hoje em dia os consumidores não estão interessados apenas em conhecer os produtos e os serviços ofertados por uma empresa, mas sim em conhecê-la profundamente para  entender qual o seu posicionamento. 

Para esse novo consumidor, é imprescindível entender quais são as causas com que essa organização se compromete, qual o seu posicionamento frente a assuntos importantes, como são tratados os seus colaboradores, quais seus valores sociais etc. 

Assim sendo, produzir conteúdos institucionais que atendam as expectativas do seu público pode parecer uma tarefa difícil.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para adotar em suas estratégias. Vamos a elas?

Como usar conteúdos institucionais em suas estratégias?

Site

O site é o cartão de visitas da sua empresa, nele devem constar todas as informações sobre o seu negócio para promover a sua marca, seus produtos e serviços da melhor forma possível. 

Você pode aproveitar o site para contar a história da sua empresa, expor a missão, visão e valores, falar sobre os cases de sucesso, mostrar os seus diferenciais, exibir resultados, apresentar o que os seus clientes dizem sobre você, além de todos os tópicos que você considerar relevante para os seus visitantes.

Redes Sociais

Muitos consumidores pesquisam uma empresa nas redes sociais antes de procurar pelo seu site. 

Segundo um levantamento de dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3h42 por dia.

Por isso, elas são uma boa oportunidade para compartilhar conteúdos institucionais que despertem o interesse do público.

Você pode compartilhar o dia a dia da sua empresa, mostrar as pessoas que estão por trás dos trabalhos e utilizar os vídeos para deixar o relacionamento muito mais próximo e humano.

Fazendo isso é possível que o seu público se identifique com o seu negócio e o relacionamento seja cada vez mais estreito.

Inbound Marketing

Blog, e-mail marketing, e-books, webinars, e infográficos são alguns dos formatos que fazem parte de uma estratégia de inbound para atrair leads, gerar autoridade da marca e fortalecer a estratégia de marketing. 

Conteúdos institucionais, educativos ou explicativos podem ser trabalhados em todos eles.

Se você ainda tem dúvida da importância do Inbound Marketing em uma estratégia de marketing, clique aqui e confira 4 bons motivos para investir nele.

Blog

Fazer a inclusão de uma página de blog em seu site é uma estratégia inteligente que permite a criação de conteúdos relevantes para o seu público e ao mesmo tempo fortalece a sua autoridade.

Para esse formato de conteúdo, é preciso estar atento a alguns pontos, como: tamanho, título, linguagem, otimização para buscadores, CTA, entre outros.

Agora que você já entende a importância de utilizar conteúdos institucionais no marketing de sua empresa, que tal incluí-los hoje em sua estratégia?

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