Como saber se
está na hora de
contratar agência
de Marketing Digital?

Como saber se está na hora de contratar agência de Marketing Digital?

Por mais que um negócio consiga executar muito bem todas as demandas de Marketing e Vendas internamente ou, então, com apoio de profissionais freelancers, existe um momento em que se torna importante contratar uma agência de Marketing Digital para apoiar as estratégias.
Entender, entretanto, qual é momento certo para isso e o que levar em conta ao escolher o parceiro ideal não é tarefa simples, especialmente com o grande número de agências no mercado, atuando com diferentes focos.
Para ajudar nesta importante decisão, neste artigo vamos apresentar o que consideramos mais relevante na escolha da agência mais adequada para a sua empresa!

Quando contratar uma agência:

Muitas empresas começam as suas operações e conseguem crescer sem o auxílio de uma agência. Outras, por outro lado, contam com este tipo de parceiro estratégico desde os seus primeiros passos. O que determina a hora de contratar uma agência de Marketing Digital são, essencialmente, os fatores que listamos a seguir:

Dificuldade em alcançar resultados em Vendas

Este é o motivo principal para deixar de contar apenas com os recursos internos e partir em busca de um parceiro de Marketing. Quando uma empresa tem dificuldades de, mês a mês, atingir as suas metas de Vendas, é preciso buscar fornecedores que auxiliem na geração e na nutrição de leads, via combinação de diferentes estratégias.

Isso deve acontecer sem demora, considerando o ciclo de vendas do seu negócio e o tempo médio de fechamento de novos contratos. Ou seja, se, em média, o tempo de negociação é de dois meses, contratar uma agência de Marketing Digital hoje irá impactar os resultados da empresa a partir desses dois meses entre a geração dos primeiros leads e a sua conversão.

Sobrecarga do time interno

Em muitos casos, o time interno de Marketing é muito eficiente e qualificado, porém não consegue atender a todas as demandas vindas das diferentes áreas. Desta forma, para garantir que as ações previstas no planejamento sejam executadas, vale a pena combinar esforços dos colaboradores com fornecedores externos.

O ideal, inclusive, é que seus funcionários cuidem daquelas atividades que podem ser executadas com melhor qualidade “dentro de casa”, como levantamento de briefing com diferentes áreas, e que a agência parceira auxilie no planejamento estratégico e coloque a mão na massa em serviços especializados.

Campanhas específicas

Outra situação que justifica a contratação de um fornecedor de Marketing é quando são realizadas campanhas e eventos específicos ou quando há alguma sazonalidade que resulte em aumento significativo da demanda.

Na maioria dos casos, essas situações requerem esforço maior do time de Marketing, porém não a longo prazo – não sendo necessária a contratação de mais funcionários fixos, por exemplo.

Ao contar com uma agência nesses casos, também reduz-se a curva de aprendizado para a ação, já que essas empresas já possuem equipe e processos estruturados para as diferentes demandas de Marketing Digital.

Vantagens de contar com um parceiro de Marketing:

É claro, existem outras opções para as situações que listamos no tópico acima, como o aumento da equipe ou a contratação de profissionais independentes. Por que, então, escolher uma agência de Marketing?

1.Escalabilidade

Sem dúvidas, uma empresa especializada em Marketing Digital e com profissionais experientes em diferentes áreas é capaz de escalar rapidamente as suas demandas, sejam elas relacionadas a construção de sites, conteúdo para blog, gestão de redes sociais, campanhas digitais ou outras atividades.

O tempo necessário para colocar campanhas no ar também é reduzido, pois as agências possuem experiência e processos definidos para que isso aconteça.

2. Combinação de diferentes competências

É muito oneroso e complexo do ponto de vista de gestão manter uma equipe interna de Marketing com perfis tão distintos de profissional: redator, designer, web designer, desenvolvedor, especialista em redes sociais, especialista em campanhas, etc…

Por isso, uma agência se torna um parceiro tão importante. Afinal, já existe uma equipe com excelentes profissionais em cada área, cujas horas dedicadas são ajustadas de acordo com a sua demanda – evitando sobrecarga ou ociosidade de colaboradores internos.

Além do mais, os profissionais da agência contam também com gestão especializada em suas áreas de atuação, o que contribui para a melhoria dos resultados continuamente.

3. Vivência em diferentes projetos

Outra grande vantagem de contratar agência de Marketing Digital é se beneficiar pela experiência adquirida na gestão de diferentes projetos, focados em alcançar os mais diversos objetivos.

Desta forma, as campanhas e as ações da sua empresa levarão em conta o que deu certo ou não em projetos anteriores, tanto do seu segmento de mercado quanto de segmentos que podem servir como referência para a sua empresa.

4. Custo benefício

Como falamos anteriormente, ao contratar uma agência, você paga uma taxa mensal que considera exatamente as demandas que terá para cada área, evitando o investimento em profissionais que podem ficar ociosos ou serem subaproveitados.

Portanto, embora muitos pensem o contrário, contratar agência de Marketing Digital, na maioria dos casos, é sim mais vantajoso financeiramente do que manter um grande time de funcionários com dedicação exclusiva.

5. Foco em resultados

Por fim, outro excelente motivo para se contratar um fornecedor de Marketing é que este contrato costuma ser focado essencialmente na melhoria ou na manutenção de resultados.

A agência estará totalmente dedicada a cumprir o acordo fechado com a sua empresa, colocando seus esforços para que isso aconteça. E você, como contratante, tem total direito de cobrar que esses resultados aconteçam!

O que levar em conta na hora de contratar agência de Marketing Digital?

Agora que você já conhece os motivos que justificam a contratação de uma agência e sabe as vantagens de contar com um parceiro nesta área, é importante conhecer os principais elementos a serem analisados na sua escolha:

1.Especialização

Existem agências especializadas em diferentes segmentos de mercado, atividades e modelos de negócio. O ideal é buscar por aquela que já conhece bem o cenário da sua empresa e é capaz de aplicar o conhecimento adquirido em outros projetos no seu.

2. Experiência e casos de sucesso

Falando em experiência, sempre busque informações sobre projetos e vivências anteriores, tanto da agência, quanto de seus líderes. Não há problema algum em contratar um parceiro que tenha iniciado suas operações há pouco tempo, desde que seus profissionais tenham vivências que possam ser aplicadas para alcançar os resultados que você busca.

Busque, também, casos de sucesso para, efetivamente, entender o que esta agência já realizou, preferencialmente conversando com clientes atuais ou ex-clientes.

3. Perfil de atendimento

É muito importante ter um bom fluxo de atendimento entre a agência e a sua empresa. Nessas horas, o estilo de cada lado conta muito e precisa haver uma identificação entre os negócios para que a parceria efetivamente avance com sucesso.

Aproveite as primeiras interações com as potenciais agências para ver como essa sinergia acontece!

4. Capacidade de atendimento às demandas

Por fim, é essencial ter certeza de que a agência contratada possa atender a todas as demandas que você possui e deseja delegar a um parceiro. Não é raro que empresas de Marketing sejam especialistas em alguns campos, mas não prestem serviços em outros.

Tenha certeza de que tudo que precisa seja executado com excelência!

Qual é a agência que a sua empresa precisa?

Uma agência de Marketing Digital pode ser uma extensão valiosa da sua empresa, aplicando os seus melhores recursos para que seu planejamento seja executado com qualidade e alcance os resultados desejados.

Para isso, porém, é preciso encontrar o parceiro ideal, que compreenda o seu mercado de atuação, saiba como falar com seu público potencial e tenha uma identificação genuína com o seu negócio. Portanto, na hora de escolher a sua agência, busque esses fatores, associados à competência técnica, e certamente terá sucesso!