09 mar Como funcionam os diferentes tipos de anúncios no marketing digital?
Uma empresa que está presente na internet, hoje em dia, precisa ter uma estratégia de tráfego pago para garantir bons resultados. Para descobrir quais dos diferentes tipos de anúncios no marketing digital são indicados para o seu negócio, é necessário saber como eles funcionam e quais atendem às necessidades do seu público-alvo.
Para uma estratégia funcionar, é preciso respeitar a individualidade de cada mídia, uma vez que planos genéricos não alcançam bons resultados.
Assim, é possível segmentar para que tipo de público os diferentes tipos de anúncios irão aparecer e, dessa forma, gerar leads de qualidade, ao invés de atrair somente pessoas curiosas sobre o produto ou serviço oferecido, mas sem intenção real de adquiri-lo.
O primeiro passo de um planejamento estratégico de tráfego pago é definir qual o objetivo da campanha. Temos, em geral, três objetivos principais:
Reconhecimento: se, inicialmente, o que a marca precisa é que o público a conheça e que sua comunicação alcance o maior número de pessoas, esta estratégia irá ajudar, já que nesta etapa o foco é captar a atenção do lead.
Consideração: neste momento o consumidor já tem consciência da sua necessidade e procura por soluções. Nesta fase o objetivo deve ser o de mostrar quais são as soluções oferecidas. É hora de qualificar o lead.
Conversão: o consumidor já entende quais as maneiras de resolver o seu problema, e agora busca pela melhor opção. É neste momento que ele toma a decisão. Vale lembrar que objetivo final de conversão não precisa ser necessariamente a venda: cadastros, downloads e demais recursos também podem ser considerados.
Agora que você já entendeu quais são os principais objetivos de um anúncio, vamos conhecer quais são suas principais variações.
Quais são os principais tipos de anúncios?
Google Ads: é a plataforma de anúncios do Google, motor de busca mais usado no mundo. Este tipo de anúncio considera, entre outros fatores, as palavras-chave pesquisadas pelos usuários para apresentar resultados de busca coerentes. Os primeiros resultados de pesquisa mostrados na página inicial, comumente, são anúncios.
Facebook Ads: a plataforma de anúncios do Facebook, a maior rede social do mundo, é também muito utilizada nas estratégias de marketing digital. Os anúncios aparecem na timeline do usuário como postagens, mas classificados como “patrocinados”.
Instagram Ads: assim como no Facebook, é possível usar a ferramenta da rede social que mais cresce no Brasil, para promover seu negócio. São disponibilizados quatro formatos de anúncios: stories, fotos, vídeos e carrossel.
LinkedIn Ads: como as plataformas anteriores, o LinkedIn também possui a sua própria ferramenta para o gerenciamento de campanhas. Esse tipo de anúncio vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, principalmente para anúncios de produtos e serviços B2B, vagas para recrutamento, ofertas de cursos e reconhecimento de marca.
Além dos citados acima, temos outros diferentes tipos de anúncios que podem ser utilizados, pois os conteúdos patrocinados podem ser exibidos de diversas formas em variados sites.
Como os diferentes anúncios funcionam?
Cada plataforma possui suas especificidades para os anúncios. No caso do Google Ads, por exemplo, são levadas em consideração questões como qualidade, relevância dos conteúdos e qual valor foi investido.
O Google fica responsável por decidir quais anúncios serão exibidos e quais os seus posicionamentos através de um leilão. O investimento a ser feito será de acordo com os resultados que você obtiver, ou seja, a quantidade de cliques no seu anúncio.
Já os anúncios do Facebook, Instagram e LinkedIn permitem a segmentação do público através da personalização da campanha de acordo com seu público, levando em conta fatores como idade, localização, gênero, interesses etc. Feito isso, é preciso definir o prazo de circulação do patrocinado e qual formato (foto, vídeo, stories ou carrossel) será utilizado.
Todos os fatores de um anúncio vão depender da estratégia definida, e para que obtenham sucesso você deve contar com profissionais que entendam amplamente os canais e quais as melhores formas de utilizá-los.
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