Experiência do Usuário: como melhorar a do seu negócio?

Experiência do Usuário: como melhorar a do seu negócio

Experiência do Usuário: como melhorar a do seu negócio?

Trabalhar, estudar, fazer compras e distrair-se são algumas das possibilidades dentro do ambiente online. Com tanta acessibilidade na palma da mão, os usuários tendem a se tornar cada vez mais exigentes, dispensando opções que não lhe agradam ou não resolvem os seus problemas. 

Todas as percepções de uma pessoa, antes, durante e depois de uma interação online, é o que chamamos de “experiência do usuário”. 

Cada vez mais, empresas estão preocupadas com esse assunto e se dedicando para oferecer a melhor vivência possível, afinal, em um ambiente tão competitivo, fica fácil perder espaço na busca pela atenção dos clientes.

Mas como exceder as expectativas e conquistar mais clientes para o seu negócio?

Para isso, existem alguns elementos que contribuem para a concepção de boas experiências. Quer conhecê-los? Continue a leitura e confira!

O que é experiência do usuário e qual sua importância?

A experiência do usuário diz respeito a todas as percepções de um usuário ao interagir com uma marca no ambiente online, isso inclui as suas perspectivas sobre usabilidade, utilidade, acessibilidade, design, entre outros elementos.

Sendo assim, hoje não basta ter um produto ou serviço de qualidade, é preciso que o caminho para o cliente chegar até ele seja satisfatório. 

Alguns números demonstram a importância do assunto:

  • 75% dos internautas julgam um site com base em sua estética geral e, chamadas para ação (CTAs) claras, combinadas com um bom texto têm 380 vezes mais cliques (RubyGarage);
  • 20% dos clientes satisfeitos contam para amigos sobre a experiência (UX Planet);
  • 85% dos usuários acham que o site mobile de uma empresa deve ser tão bom ou melhor que o site desktop (Inside Design);
  • 63,3% das empresas estão focadas na área de User Experience (UX) / Experiência do Usuário (Estudo CX Trends realizado pela Track.co);
  • 88% dos consumidores online alegam menos chances de retornar a um site depois de uma experiência de uso negativa (Econsultancy).

Embora seja um assunto muito difundido nos dias de hoje, o termo “experiência do usuário” surgiu por volta de 1986 através de um artigo de Brenda K. Laurel, chamado “Interface as Mimesis”. 

Mas foi somente na década de 1990 que o termo ficou realmente conhecido. Nesta época, o professor emérito de ciência cognitiva e de ciência da computação, Donald Norman, definiu seis princípios de design para nos ajudar a entender quais os aspectos que influenciam na satisfação dos consumidores. 

Segundo Norman a “experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.”

Quais são os principais pilares para uma boa experiência do usuário?

É comum que o entendimento sobre a experiência do usuário esteja atrelada apenas ao site, plataforma, aplicativo etc. Mas, na verdade, o tema é muito mais amplo. 

Muitos outros setores devem ser envolvidos para atender as necessidades do usuário, como por exemplo, o setor de atendimento ao cliente. 

Quanto mais uma empresa busca entender quais são as necessidades e prioridades dos seus usuários antes de decidir os componentes do seu ambiente online, maiores são as chances de agradar esses visitantes. 

De forma resumida, temos 4 principais pilares para uma boa experiência do usuário:

Acessibilidade

Está relacionada à adaptabilidade e responsividade de um canal. Em outras palavras, associa-se a possibilidade de acessar uma página a partir de diferentes dispositivos, como smartphones, tablets etc. O acesso deve ser facilitado. 

Utilidade

Os conteúdos precisam ser úteis e estarem à disposição dos usuários. Assim, devem resolver os problemas e satisfazer as suas necessidades.

Funcionalidade

A página precisa cumprir o propósito para o qual ela foi imaginada, portanto, as funções projetadas para levar o usuário para determinado objetivo devem funcionar perfeitamente. 

Usabilidade

A interface deve ser intuitiva, simples de navegar até mesmo para quem tem pouco conhecimento sobre a plataforma. 

Como melhorar a experiência dos seus usuários?

Para melhorar a experiência, é preciso partir do pressuposto de deixar os seus usuários sempre felizes. Para isso, é preciso que você busque entender profundamente as suas necessidades. Quanto mais detalhada for essa pesquisa, maiores são as chances de sucesso.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para incrementar a experiência do seu usuário:

  • Entenda o comportamento dos seus clientes, você pode utilizar ferramentas que te ajudem na análise de dados, como o Google Analytics;
  • Compreenda a jornada de compra do seu cliente; 
  • Humanize a experiência, através de palavras e mensagens que trazem emoção;
  • Tenha um layout responsivo e mobile friendly (“amigável aos dispositivos móveis”);
  • Utilize imagens de boa qualidade em sua plataforma;
  • Esteja sempre aberto para receber feedbacks; 
  • Compartilhe conteúdo de valor;
  • Use botões de CTAs para orientar os usuários a tomar ações em seu site.

Se você chegou até aqui e agora sente que precisa melhorar a experiência dos seus usuários, conte com a Fusão Online!

Através de Otimização de Conversão, já ajudamos muitas empresas a aumentarem as suas conversões através de um bom site.

Quer ser a próxima? Entre em contato conosco, clicando aqui.