Gestão de redes sociais: o Instagram mudou

Gestão de redes sociais: o Instagram mudou

Gestão de redes sociais: o Instagram mudou

Para muitas pessoas, fazer a gestão de redes sociais profissionalmente pode parecer um processo simples, mas a verdade é que não é.

Se esta gestão é feita de maneira correta, ela pode ser responsável pelo êxito de uma empresa e, se feita inadequadamente, é capaz de levar o negócio ladeira abaixo.

Uma gestão bem feita precisa de estratégias direcionadas, conteúdos relevantes, constância e ainda há outras várias etapas que devem ser consideradas. Ou seja, nunca é apenas “fazer um post”.

Dentre as várias estratégias de gestão de redes sociais que podem ser utilizadas para se aproximar do seu público, uma que vem, cada vez mais, conquistando grande espaço é o Instagram

Essa rede social atualmente é utilizada por 1,3 bilhão de usuários ao redor do mundo, sendo também a plataforma queridinha dos brasileiros, tanto para uso pessoal quanto profissional.

A popularidade do Instagram vem fazendo com que palavras como “feed”, “story” e “reels” se tornem parte do nosso dia a dia. E já não é novidade que empresas que fazem a gestão de redes sociais se destacam no mercado.

Visando a melhor experiência do usuário, a plataforma recebe atualizações recorrentes, como disponibilização de novos recursos, exclusão de funcionalidades e melhoria de ferramentas.

Por isso, para utilizar o Instagram de forma estratégica na sua empresa é extremamente importante acompanhar suas mudanças.

E é claro que iremos te ajudar a ficar por dentro dessas atualizações. Então, continue a leitura.

Quais foram as principais mudanças implementadas pelo Instagram?

Como dito anteriormente, o Instagram passa por atualizações constantemente. Algumas das mudanças que ocorreram em 2021 foram o fim da função “arrasta pra cima” nos stories e do canal IGTV e a implementação de novos stickers como “link” e “use a sua”, entre outras.

E 2022 já começou com tudo, confira algumas mudanças já foram implantadas neste início de ano:

“O Instagram não é mais um app de compartilhamento de fotos”

Essa frase foi dita pelo Head do Instagram, Adam Mosseri, e gerou grande preocupação pelos profissionais que utilizam a rede. Após grande repercussão, algumas questões foram esclarecidas. 

As fotos não deixarão de fazer parte da rede. Mas, devido ao crescimento do TikTok e do comportamento dos usuários do Instagram, os vídeos ganharão mais espaço na plataforma, pois atualmente são os tipos de conteúdo que geram maior engajamento.

Posts sugeridos

Uma recente atualização da rede mostra aos usuários conteúdos sugeridos baseados naquilo que a pessoa costuma consumir, ou seja, agora não aparecem mais no feed apenas os conteúdos publicados por pessoas que este usuário segue. 

Como essas mudanças de gestão de redes sociais podem afetar sua empresa?

Com essas e outras muitas mudanças por vir, as empresas precisam estar preparadas. Portanto, para manter o bom relacionamento com o seu público-alvo é importante acompanhar de perto todas essas tendências. Não aderir às atualizações propostas pelo Instagram pode fazer com que você acabe se distanciando do seu público, impactando diretamente no sucesso do seu negócio. 

Manter-se atento e se reinventar são características fundamentais para conseguir aproveitar as novas oportunidades.