Linha editorial na comunicação digital: qual sua importância e por que sua empresa deve ter uma?

Linha editorial na comunicação digital: qual sua importância e por que sua empresa deve ter uma

Linha editorial na comunicação digital: qual sua importância e por que sua empresa deve ter uma?

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas por profissionais de marketing. De acordo com o Content Marketing Institute, 93% desses profissionais fazem uso desse método. 

Mas para construir conteúdos de relevância que conquistem a confiança de potenciais clientes é preciso uma comunicação digital eficiente. Para isso, não basta sair escrevendo sobre qualquer assunto e achar que isso despertará interesse na persona correta.

Uma das definições que precisam ser feitas antes do lançamento de um conteúdo é a linha editorial que será utilizada pela empresa. 

Isso vai te ajudar a manter o conteúdo consistente ao longo do processo e também a preservar a comunicação com a sua audiência. 

Mas, como fazer isso?

Neste artigo vamos abordar qual a importância de uma linha editorial na comunicação digital e porque você deve apostar neste “guia”. Ainda vamos citar os principais pontos de atenção na hora de criar a sua. 

Continue com a leitura para descobrir!

O que é linha editorial e o que ela engloba?

O termo “linha editorial” já era utilizado no jornalismo, antes de fazer parte do universo do Marketing de Conteúdo.

Basicamente, a linha editorial trata-se de um método de direcionamento para a produção do conteúdo, ou seja, os temas que serão apresentados, qual a linguagem e tom que serão utilizados, como será apresentada a essência da marca etc.

Essa orientação vai ajudar a entregar conteúdos interessantes, entender as necessidades da persona, estabelecer uma comunicação clara, além de otimizar tempo, uma vez que a estratégia geral já estará definida e você saberá exatamente aonde quer chegar.

Para definir uma linha editorial é necessário estudar a persona, definir o nicho de atuação, direcionar o assunto, entre outros pontos. Vamos falar deles ao longo do texto.

Por que ela é importante para a comunicação digital de uma empresa?

A linha editorial reflete na comunicação digital de uma empresa, pois através dela você terá insumos suficientes para fazer o planejamento de publicações com consistência e constância. 

Você já deve ter reparado que algumas grandes marcas seguem um direcionamento que as fazem ficar reconhecidas por suas personalidades nas redes sociais, como por exemplo a Netflix Brasil, o Burger King, o Nubank, entre outras.

O que essas empresas têm em comum é uma linguagem bem definida e postagens que fazem com que o público se sinta cada vez mais próximo da marca, identificando-se com a personalidade dela.

Por consequência, as personas dessas marcas começarão a interagir progressivamente, através de curtidas e compartilhamentos, que ainda, chegarão a outras pessoas.

Com essa comunicação bem estabelecida fica muito mais fácil organizar um calendário de postagens que não sejam genéricas e que podem converter muito mais leads.

Quais os principais pontos que devem ser observados ao se criar uma linha editorial na comunicação digital?

Na hora de criar uma linha editorial na comunicação digital do seu negócio é importante dar atenção a alguns pontos. Listamos os principais deles a seguir:

Nicho de atuação

Um nicho de mercado diz respeito a um grupo de consumidores com um interesse específico em comum.

Em geral, a segmentação desses nichos é realizada de acordo com algumas características, como psicográficas, comportamentais, geográficas e demográficas.

Uma empresa que atua no nicho de cosméticos, por exemplo, pode encontrar um espaço interessante nos produtos cruelty free e investir nisso.

A partir de então, será preciso fazer pesquisas para entender a fundo o nicho, para posteriormente, trabalhar conteúdos específicos para esse público. 

Persona

A definição da persona é uma das estratégias mais importantes do marketing e conteúdo, afinal, ela é a representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja, para quem a sua empresa gostaria de vender.

Quanto mais você estudar sobre ela, seus hábitos, dúvidas etc, mais fácil será ser relevante através da sua comunicação.

Conteúdo

Depois de ter informações sobre o seu nicho e a sua persona, chegou a hora de definir as temáticas que serão abordadas em seus conteúdos.

De forma simples, você pode separar todas as ideias, filtrá-las e dividi-las em categorias que farão parte da sua linha editorial

Aqui também vale a pena estabelecer a linguagem a ser utilizada e o tom de voz a ser abordado com seu público. 

Em seguida, você deve construir um cronograma para garantir a constância de conteúdo e a periodicidade dos temas.

Por exemplo: uma vez por semana teremos postagem sobre o tema X, quinzenalmente sobre o tema Y, e assim por diante.

Análise

Ao longo do tempo teste diferentes formatos de postagens, variações de linguagem etc. e vá fazendo o acompanhamento do que está funcionando ou não para a sua audiência. 

Medindo o engajamento dos perfis você conseguirá identificar o que precisa melhorar ou adaptar.

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