Marketing e sustentabilidade: 3 maneiras de divulgar as ações de sua empresa de forma assertiva

Atualmente é imprescindível investir em ações sustentáveis nas empresas, independentemente do setor de atuação. Mas como aliar de maneira assertiva marketing e sustentabilidade

Marketing e sustentabilidade: 3 maneiras de divulgar as ações de sua empresa de forma assertiva

Sustentabilidade é um assunto que vem chamando a atenção do consumidor. Produtos 100% naturais e eco-friendly ganham cada vez mais espaço nos pontos de venda e nas campanhas de marketing.

Uma pesquisa Nielsen apontou que 73% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas sustentáveis. 

Nesse contexto, grandes marcas como Coca-Cola, Natura e Starbucks, por exemplo, adaptaram as suas estratégias para conquistar a atenção desses novos clientes com exigências sustentáveis e conseguiram elevar a sua presença de mercado a outro nível. 

Mas porque esse assunto tem se tornado tão relevante? Como é possível aproveitar essa oportunidade?

Para te ajudar a responder essas e outras perguntas, separamos 3 dicas para divulgar as ações de sua empresa de forma assertiva e alcançar benefícios que vão além da redução de impactos ao meio ambiente. Acompanhe e confira!

Por que ações de sustentabilidade são cada vez mais relevantes nos dias de hoje?

O principal motivo de ações de sustentabilidade serem cada vez mais relevantes é porque os problemas ambientais estão afetando gradativamente mais a nossa vida.

Problemas esses, decorrentes de diversos avanços tecnológicos que acontecem há muitos anos. 

Neste contexto, cada vez mais as pessoas estão se tornando conscientes da gravidade desses impactos  na sociedade e passaram a desenvolver uma preocupação cada vez maior com o futuro, e isso tanto por parte de indivíduos comuns como por grandes organizações. 

Nunca se falou tanto em sustentabilidade o que também é perceptível em campanhas de marketing. 

Você provavelmente notou que muitas empresas estão engajadas nesse assunto e que a menção de termos “verde”, “eco-friendly”, “natural”, “orgânico” estão cada vez mais comuns em campanhas publicitárias.

Ao final deste artigo vamos te mostrar 3 maneiras de conectar marketing e sustentabilidade para agregar valor ao seu negócio.

Mas antes vamos esclarecer dois termos essenciais quando se trata do assunto.

O que é marketing verde e o que é greenwashing?

O Marketing Verde, também conhecido como ecomarketing, trata-se de uma estratégia de marketing que possui o foco principal em ressaltar a consciência ecológica que uma empresa tem, seja através da ausência de prejuízos ambientais em seu processo produtivo, na composição de um produto, na postura em geral do negócio frente a determinados assuntos etc. 

A ideia é não apenas dizer que a empresa tem consciência, mas sim demonstrar na prática as suas ações sustentáveis. Por isso, o marketing verde é regido por 4 princípios, que ditam como um negócio deve ser: 

  1. Ecologicamente correto;
  2. Economicamente viável;
  3. Socialmente justo;
  4. Culturalmente aceito. 

Além disso, é importante que a empresa esteja alinhada com os 3 R’s da Sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) e também ao modelo 4 S’s: segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social (social acceptance). 

Em contrapartida, algumas organizações acabam divulgando em suas campanhas discursos sustentáveis que não condizem com a realidade.

Essa prática é conhecida como Greenwashing, que pode ser traduzido como “maquiagem verde” ou “lavagem verde”. 

Infelizmente essa é uma atitude muito comum para enganar consumidores e cativá-los a comprar um produto motivado pela preocupação sustentável.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), analisou mais de 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidade doméstica para verificar a prática do Greenwashing. 

Foram encontradas informações falsas em 48% delas. Com isso, dezenas de empresas brasileiras receberam notificação para prestar esclarecimentos sobre possíveis práticas enganosas e foram convidadas a realizar a adequação de suas embalagens.

Mascarar atitudes e iludir o consumidor, além de não ser uma boa prática, pode deteriorar a imagem de uma empresa.

3 maneiras de aliar de forma assertiva marketing e sustentabilidade:

  1. Não force a barra, crie identificação entre as ações realizadas e seu público, investindo em projetos que despertem o interesse dele.

Construir boas relações é um dos objetivos principais do marketing para o fortalecimento de marca.

Por isso, é essencial ser honesto sempre e não somente divulgar que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente, mas sustentar a imagem através de ações.

Com atitudes autênticas que despertam o interesse do seu público, é muito provável que a identificação com a marca seja um processo natural, e as vendas e a fidelização, consequências disso.

  1. Promova também as ações de sustentabilidade realizadas dentro da empresa, não apenas projetos externos.

Não basta divulgar que a sua empresa é sustentável se esse valor não foi introduzido internamente, por isso, é preciso incorporar a sustentabilidade na cultura do negócio.

O que a sua empresa está fazendo “da porta para dentro” para um mundo melhor?

Economizar água, fazer parte de programas que contribuem com a redução da poluição, utilizar embalagens recicláveis, reaproveitar materiais, não realizar teste em animais (cruelty free), separar e descartar o lixo corretamente são exemplos de atitudes sustentáveis.

Promova esses comportamentos publicamente. As redes sociais são ótimas aliadas para isso!

  1. Além de divulgar as ações, mostre a preocupação da empresa com um futuro melhor para a comunidade na qual está inserida, a sociedade como um todo e o meio ambiente.

É preciso comprometimento com a causa e ações de educação, conscientização e prevenção devem estar integradas com os valores do negócio.

Adote e divulgue as ações que sua empresa desempenha e que demonstram real preocupação com um futuro melhor para a comunidade, a sociedade e o planeta.

E se você ainda não começou a investir em marketing e sustentabilidade, agora é hora de começar!