21 set Novidades do Instagram: funcionalidades implementadas em 2023 que você precisa conhecer
Com 2 bilhões de usuários ativos, o Instagram continua sendo uma das plataformas mais populares e poderosas do mundo do marketing digital.
Isso porque essa rede social oferece uma infinidade de oportunidades para empresas de todos os tamanhos alcançarem e engajarem com seu público-alvo.
É comum que de tempos em tempos a plataforma traga alguns recursos para melhorar a experiência dos seus usuários.
Neste artigo, separamos as últimas novidades do Instagram, implementadas em 2023, que você precisa conhecer, além de te mostrar como potencializar o uso da ferramenta para melhorar os seus resultados!
Vamos lá?
Por que o Instagram é um aliado das estratégias de marketing digital?
Antes de mergulharmos nas últimas novidades do Instagram, é importante entender por que essa plataforma é uma aliada tão poderosa das estratégias de marketing digital.
O aplicativo oferece um ambiente perfeito para alcançar seu público-alvo de forma direcionada.
Além disso, o visual é uma das principais forças dessa rede social, permitindo que você conte histórias, destaque produtos e crie uma conexão emocional com sua audiência por meio de imagens e vídeos.
O Instagram também oferece diversas ferramentas para impulsionar o engajamento, como o uso de hashtags, enquetes, perguntas nos Stories e recursos interativos, como o Reels.
Tudo isso torna o Instagram uma plataforma versátil para empresas que desejam construir uma presença online sólida e aumentar a visibilidade da marca.
Também não podemos deixar de citar que ele oferece a possibilidade de impulsionar seu alcance e engajamento por meio de anúncios patrocinados.
Você pode configurar campanhas com base em idade, localização geográfica e outros critérios específicos, garantindo que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas. Legal, não é mesmo?
Novidades do Instagram: principais funcionalidades implementadas em 2023
Duração dos Stories
Já é possível publicar stories de até 60 segundos no Instagram (antes o tempo era de 15 segundos). Agora você pode compartilhar conteúdo mais detalhado e envolvente com sua audiência.
Selo de verificação
O selo de verificação é uma marca que indica que uma conta é autêntica e pertence a uma pessoa, marca ou empresa reconhecida. Ele aparece ao lado do nome do perfil e confere mais credibilidade e confiança.
A grande novidade no Instagram é que agora é possível comprar o selo de verificação diretamente pelo aplicativo.
Essa funcionalidade permite que os usuários solicitem a verificação de suas contas através das configurações e, ao efetuarem o pagamento do serviço, o selo de verificação é concedido.
O valor é de R$ 55 por mês (até o momento), tornando mais acessível para as pessoas e empresas que desejam estabelecer sua autenticidade na plataforma.
Pacote Meta Verified
Além do selo de verificação, os usuários que fazem essa compra têm acesso a benefícios exclusivos, como a proteção contra falsificações, acesso à figurinhas exclusivas para Stories e Reels, além de ter atendimento facilitado por meio de chat.
Coleções colaborativas
Antes você conseguia salvar posts e separá-los por pastas para revê-los depois de forma fácil. Agora também é possível criar coleções colaborativas.
Atividade compartilhada
Essa nova funcionalidade permite aos usuários visualizarem todas as interações realizadas com outro perfil na plataforma.
É possível ver desde o dia que começou a seguir a pessoa, até conferir todas as marcações, curtidas e comentários feitos de maneira mútua.
Collab
Agora é possível fazer Collabs com mais de uma pessoa. As postagens compartilhadas, também conhecidas como Collabs, consistem em compartilhar o mesmo conteúdo em perfis diferentes, permitindo que ambos alcancem um público maior.
Foto do perfil + Avatar
Os avatares foram introduzidos no Instagram há cerca de um ano atrás. Antes era possível definir o avatar como sua foto de perfil.
Agora, não é mais preciso fazer a escolha entre exibir o avatar ou uma foto: você pode exibi-los juntos, possibilitando que quem visite o seu perfil possa alternar entre o avatar e a foto com apenas um giro.
Notas
Uma das novidades lançadas no Instagram no finalzinho do ano passado, mas que começou a “bombar” esse ano foi a função das “notas na DM”.
Esses recados fixos funcionam como post-its na caixa de entrada dos usuários, permitindo enviar mensagens curtas e importantes para todos os seus contatos no aplicativo, desde que eles estejam seguindo você de volta.
O limite é de até 60 caracteres e a mensagem fica disponível para visualização por 24 horas.
Dicas para potencializar o uso do Instagram e melhorar seus resultados
Agora que você já está por dentro das últimas novidades do Instagram, confira algumas dicas que separamos para potencializar o seu uso!
Conheça bem sua audiência: antes de sair por aí criando conteúdo, entenda quem é sua audiência, seus interesses e desejos. Isso ajudará você a criar conteúdos mais relevantes e envolventes para essas pessoas.
Utilize as ferramentas de engajamento: explore as ferramentas interativas do Instagram, como enquetes, perguntas nos Stories, para incentivar a participação e interação dos usuários. Tente manter o relacionamento com o seu público o mais estreito possível.
Seja autêntico: mostre o lado humano da sua empresa, compartilhando histórias, bastidores e momentos genuínos. Isso cria uma conexão emocional com sua audiência e fortalece a confiança na sua marca.
Aproveite as funcionalidades de compras: se você vende produtos, tire proveito do recurso de compras do Instagram para facilitar a jornada de compra dos seus clientes.
Aproveite essas novidades e dicas e leve sua presença online para um outro nível!
Se você precisar de ajuda para otimizar suas estratégias de marketing digital e aproveitar ao máximo as funcionalidades do Instagram e outras redes sociais, a Fusão Online está pronta para te ajudar. Entre em contato conosco.