24 nov O que não fazer no marketing digital da sua empresa em 2023
Você está investindo em Marketing Digital e não está obtendo os resultados esperados? Você pode estar fazendo algo errado.
Talvez seja a hora de repensar as suas estratégias para começar 2023 com tudo.
Tão importante quanto saber o que fazer no marketing digital, é saber o que NÃO fazer. Por isso, separamos alguns dos principais erros cometidos pelas empresas e como evitá-los.
Boa leitura!
Quais são as principais estratégias de marketing digital atualmente?
Redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são consideradas um dos melhores canais para a construção de um relacionamento entre clientes e empresas.
Através delas é possível receber feedbacks, alcançar mais pessoas, reforçar sua marca, divulgar seus produtos e serviços, gerar tráfego para o seu site de forma orgânica, fazer campanhas segmentadas, gerar engajamento, conhecer melhor sobre os hábitos do seu público e muito mais.
Mas é importante lembrar que cada rede social possui características próprias e é utilizada por diferentes tipos de público. Lembre-se de escolher aquelas que se alinham à personalidade da sua marca e que são usadas pela sua audiência.
Mídias pagas
Utilizar mídias pagas ajuda a melhorar os acessos em seu site, rede social, landing page, entre outros canais, através de anúncios em plataformas de mídias digitais.
Investir nesta estratégia significa usar uma ferramenta para entregar os seus anúncios para mais pessoas e pagar um valor referente ao número de cliques ou visualizações desses anúncios.
O custo de investimento nessa estratégia vai depender dos canais utilizados e das especificações da sua campanha, como duração, segmentação escolhida, tipos de anúncios, objetivos, entre outras variáveis.
Inbound marketing
Também conhecido como “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing utiliza estratégias para atrair, converter e encantar clientes.
De forma simples, o objetivo principal é levar o consumidor até o seu site de vendas e/ou serviços através da construção de uma boa relação.
As estratégias do Inbound Marketing são variadas, e podem ser aplicadas em e-mail marketing, newsletters, landing pages, entre outros recursos de divulgação online.
Clique aqui e descubra 4 motivos para investir nesta estratégia.
SEO
O SEO – Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) é uma estratégia de Marketing Digital que tem como objetivo colocar o seu site entre as primeiras opções nos buscadores de busca (como o Google).
As técnicas de SEO podem ser aplicadas em sites institucionais, lojas virtuais, blogs, entre outros, e envolve uma série de técnicas para demonstrar aos motores de busca a relevância do seu conteúdo e atrair cada vez mais visitas para a sua página.
O que não fazer no marketing digital da sua empresa em 2023?
Seu negócio não precisa estar em todas as redes sociais
Sabemos que usar as redes sociais é uma estratégia eficiente, mas isso não significa que a sua empresa precisa de um perfil em todas elas.
A escolha das melhores plataformas para investir depende muito do seu tipo de serviço, nicho e objetivos. Escolha as redes sociais que fazem sentido para o seu negócio e para o seu público-alvo.
Por exemplo, se sua empresa vende para outras empresas, faz mais sentido utilizar o LinkedIn do que o Twitter. Se o seu foco são os jovens, o TikTok pode trazer mais resultados do que o Facebook.
Pense sobre isso: quais redes sociais possuem maior potencial de expandir sua marca?
Temos um artigo completo para te ajudar a escolher as melhores plataformas. Clique aqui para conferir.
Não faça campanhas sem segmentação de público
Fazer campanhas para o público em geral é um erro comum. Não importa qual seja o segmento do seu negócio, seu produto ou serviço nunca será do interesse de todos.
Na hora de fazer as suas campanhas, leve em consideração os desejos e as necessidades do seu público ou possíveis consumidores. Assim, a sua comunicação será mais assertiva e as chances de um retorno positivo serão muito maiores.
Por exemplo, se você oferece serviços ou produtos para uma região específica, não faz sentido investir em campanhas nacionais, não é mesmo?
Não envie e-mails marketing diariamente
Lotar a caixa de e-mail dos seus clientes não te fará vender mais. Pelo contrário, as chances de irritá-los é muito maior do que a de vender para eles.
O e-mail marketing é uma das principais e mais antigas estratégias do Marketing Digital, e podem te ajudar a alcançar ótimos resultados, desde que utilizado corretamente.
Para fazer um bom planejamento de campanha de e-mail marketing é importante definir objetivos, segmentar a lista de contatos, escolher os conteúdos, definir a frequência ideal de disparos etc.
Não deixe de trabalhar o SEO em seu site e em seu blog
Basicamente, as técnicas de SEO são aplicadas para ajudar no ranqueamento orgânico nos mecanismos de buscas, gerando tráfego para a página em que foram aplicadas.
Quanto mais visitas você receber, mais clientes em potencial você terá. Deixar de trabalhar o SEO em seu site e blog pode te fazer perder muitas oportunidades.
Dados do Advanced Web Ranking apontaram que o primeiro lugar da busca orgânica no Google recebe cerca de 34% dos cliques, enquanto o segundo lugar concentra 19% e o terceiro 12%.
Então aposte em um SEO bem-feito e não se esqueça de esse trabalho deve ser constante.
Como você viu, o Marketing Digital dispõe de diversas ferramentas para te ajudar a divulgar o seu negócio e alcançar resultados surpreendentes, no entanto, é preciso tomar cuidado com os erros que acabamos de citar.
Se precisar de ajuda para otimizar sua estratégia de Marketing Digital ou até mesmo criar uma nova, uma agência de marketing pode te guiar pelo caminho certo e te fazer alcançar resultados mais rapidamente.
A Fusão Online, conta com profissionais especializados em estratégias e técnicas que elevam as possibilidades de ganhos com a presença online das empresas. Agende uma conversa conosco e saiba tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!