Otimização de sites

otimização de sites

Otimização de sites

Com a transformação digital, empresas e consumidores mudaram a forma de se relacionar. Antes, as marcas se importavam com números e conversões, sem considerar o que o consumidor percebia sobre o produto ou serviço que lhe era apresentado.

Agora, as empresas entenderam que o comportamento desse cliente mudou e rapidamente se adaptaram e, desse modo, investiram (e investem) em ações para fortalecer a presença da marca no ambiente digital considerando a experiência do usuário hiperconectado.

Daí, surge a otimização de sites, que nada mais é que o processo de melhoria da experiência do usuário dentro de uma página na internet, ou seja, é o conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo principal potencializar o conteúdo do seu site para que os mecanismos de buscas o reconheçam.

Confira a seguir a importância da otimização de sites para a sua empresa.

Por que ter um site otimizado?

A otimização de sites é fundamental para estratégia online do marketing de uma empresa. A internet é a principal ferramenta e de maior poder para atingir diversos públicos.

Pensando dessa forma, as empresas precisam estar “onde o povo está”, por isso é praticamente impossível manter um negócio de sucesso sem o auxílio da internet hoje em dia.

Além de redes sociais e sites simples, é preciso ter uma página preparada para receber os usuários. É como uma loja que se prepara para receber seus clientes, que se preocupa com a vitrine, com o ambiente, como o cliente irá se sentir… Dessa mesma forma, acontece com os sites. É preciso oferecer uma experiência diferenciada no momento de receber os acessos.

Com um site otimizado, é possível melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e aumentar a atração de clientes, fortalecer sua marca, gerar credibilidade, destacar-se da concorrência e aumentar suas vendas.

Um site bem otimizado proporciona tráfego orgânico e atrai clientes, bastando apenas que ele esteja bem posicionado nas buscas.

Quais os principais fatores que influenciam na otimização de sites?

Já mencionamos a importância da otimização de sites para o seu negócio. Existem alguns fatores que contribuem para que sua página esteja no topo das pesquisas.

Abaixo listamos alguns itens importantes:

1. Qualidade do conteúdo

A criação de conteúdos relevantes, únicos e bem escritos atrai os usuários e otimiza sua estratégia. A estratégia de copywriting é um dos pontos de grande relevância no marketing digital de qualquer empresa. 

2. Segurança do website

Um dos critérios principais se refere ao posicionamento das suas páginas, considerando que o Google não sugere um website que coloque o usuário em risco.

3. Organização do conteúdo

Forneça a informação necessária, um conteúdo relevante e bem organizado.

Quanto mais simplificado e fácil for para o Google ler suas páginas, melhor!

4. Credibilidade do domínio

O posicionamento de uma página é diretamente influenciado pela autoridade do seu domínio. Nesse contexto, dê ênfase à palavra-chave e ao histórico do domínio (caso ele tenha um “passado” negativo, pode influenciar de forma negativa o posicionamento da sua página).

5. Qualidade das páginas do website

A qualidade das suas páginas é o que mais influencia a experiência do usuário. Afinal, ninguém merece navegar em uma página lenta ou que demore para carregar, não é mesmo?

6. Certificação SSL

Este certificado garante que seus clientes tenham uma experiência segura e protegida ao acessar sua página.

7. Design responsivo

É fundamental que o website apresente um design responsivo que se ajuste a todos os dispositivos e proporcione sempre a melhor experiência para seus usuários.

Estes são apenas 7 fatores que influenciam na otimização de sites, mas de acordo com o algoritmo do Google, existem pelo menos 200 deles que podem fazer a diferença para sua página.

Dicas para otimizar o seu site

Anteriormente, mencionamos alguns fatores que influenciam na otimização do seu site. Separamos mais algumas dicas simples para ajudar sua estratégia que se bem utilizadas, podem melhorar o posicionamento da sua página  fazendo ela chegar ao topo das buscas. 

  • Escreva conteúdos de qualidade;
  • Não copie conteúdos de outros sites;
  • Trabalha as palavras-chave com SEO;
  • Pense na intenção de busca do usuário;
  • Crie uma URL “amigável”;
  • Otimize suas imagens;
  • Tenha um site responsivo e veloz;
  • Use sinônimos e palavras semelhantes.

Por fim, você já entendeu que é a junção de uma boa estratégia com a técnica utilizada corretamente, que vai definir se o processo de otimização do seu site terá ou não valido a pena nos resultados dos mecanismos de busca.

Como todo processo, existem etapas que devem ser respeitadas, o que torna o mercado cada dia mais trabalhoso e competitivo. O que achou do conteúdo? Seu site já estava otimizado?