08 jul Personas: o que são e qual a importância de definir esses perfis para o seu negócio
Conceito criado por Alan Cooper, designer e programador de softwares, em 1983, para compreender melhor as funções e a real necessidade de usuários para seus programas, as personas nasceram da ideia de definir resultados por meio de quem consome o produto.
Ou seja, desde lá, a utilização de técnicas que definem personas para negócios é o norte para chegar ao público-alvo de diversas empresas que buscam interagir melhor.
Ao defini-las, você responde às principais perguntas que precisam ser feitas para que seu negócio chegue onde você espera:
Que pessoas sua marca precisa alcançar? Quais as necessidades delas?
Que tipo de conteúdo elas costumam consumir? Como educar, entreter e converter perfis?
Ficou interessado(a) nessa estratégia? Acompanhe a leitura!
O que são personas?
Basicamente, personas são personagens semifictícios. Colocamos o prefixo “semi” ali porque, muito embora sejam criadas, são perfis comportamentais que representam clientes ideais.
O foco de sua criação é definir por meio de análise as principais características que clientes em potencial possuem de modo a criar estratégias de marketing coerentes e alcançar o principal resultado: converter pessoas.
Fundamentais nas criações de conteúdo, as personas definem que tipo de conteúdo aplicar, quando, que comportamentos são esperados e geram maior empatia e como suprir necessidades.
Logo, a criação das personas é baseada em dados de estudos estratégicos de marketing por uma equipe especializada.
Apesar de parecer simples, já que quem vende um produto ou serviço faz alguma ideia da razão de as pessoas procurarem por aquilo, definir personas é muito mais que supor resultados frente a problemas. Construí-las pode levar mais clientes para você.
Como definir as personas do seu negócio?
Para construir personas, o primeiro passo é compreender que elas partem de um longo processo de estudo. Elas são resultados de pesquisa, análise e construção de perfis e necessidades vinculadas ao seu negócio. E a ordem de montagem é, em geral, assim:
1º – Coleta de dados sobre o produto ou serviço;
2º – Pesquisa realizada com clientes variados que possam ter interesse no que você tem a oferecer;
3º – Análise profunda dos pontos principais que unem o público;
4º – Estruturação de personas para a empreitada;
5º – Compartilhamento das informações com a equipe de marketing.
Quando chegamos no último passo, invariavelmente, estamos muito mais perto de produzir conteúdos nos moldes do negócio. Isto significa que você terá muito mais acessos de pessoas que terminarão se interessando por sua venda do que curiosos que consomem o conteúdo e nada mais.
Criar personas é direcionar sua produção a clientes potenciais.
Como as personas interferem na sua estratégia de marketing?
Simples de responder. As personas te ajudam a chegar no público alvo de diferentes maneiras:
- Personas aprofundam o conhecimento sobre o público
Conhecer seu público é o primeiro passo – e o fundamental – para compreender o alcance da sua marca e como ela deve se comunicar.
A partir da definição de personas, você caracteriza melhor o comportamento de possíveis clientes, os pontos que os convencem de vez a apostar no seu produto ou serviço e as formas como ele espera ser impactado pelo conteúdo que você produz.
- Você vai entender melhor o valor do seu produto através das personas
A correta composição de personas estrutura as dores por trás da necessidade do que você tem a oferecer para solucionar. Ao definir esses perfis, você entende exatamente como alguém pode valorizar o que você oferece e como seu produto ou serviço transforma o cotidiano de alguém.
- As personas definem os melhores canais de comunicação com o público
Faixa etária média, fatores comportamentais e rotina. Tudo conta ao definir as personas. Por meio desta suntuosa análise de dados, você descobre bem mais facilmente como seus futuros clientes interagem com marcas, amigos, e em busca de informações que podem levá-los até você.
Assim sendo, ao escolher a dedo os dados que comporão suas personas, poderemos definir o tom de comunicação esperado por pessoas que serão seus clientes por meio do trabalho de marketing.
Nosso estudo não é genérico ou pré-moldado. Criamos uma estratégia especificamente para a sua marca.
Do mesmo modo que fizemos com que você se interessasse pelo que escrevemos até aqui, faremos isto por seu negócio e por você.
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