Quando contratar uma agência de marketing e o que levar em conta ao escolher?

Quando contratar uma agência de marketing e o que levar em conta ao escolher?

Quando contratar uma agência de marketing e o que levar em conta ao escolher?

Que investir em marketing digital é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, você provavelmente já sabe. Mas como começar? Contratar uma agência de marketing ou montar uma equipe de marketing interna?

Essa é uma decisão importante, que precisa ser tomada após uma minuciosa avaliação da realidade atual da sua empresa.

Montar um time completo de marketing pode ser algo inacessível para o seu negócio neste momento, afinal, é preciso contar com especialistas em diferentes áreas e investir em ferramentas específicas

Por outro lado, contratar uma agência de marketing exige esforço, pois se não houver alguém dedicado para a área internamente, seja para avaliar as propostas da agência, fornecer insumos, monitorar as atividades e aprovar conteúdos, dificilmente resultados positivos serão alcançados.

Para te ajudar a entender se esse é o momento ideal para contratar uma agência de marketing, separamos alguns sinais que deixam claro essa demanda.

Além disso, vamos deixar algumas dicas para escolher a melhor agência, afinal de contas, há muitas empresas do ramo no mercado.

Vamos lá?

Quando é melhor realizar o marketing do seu negócio internamente ao invés de através de uma agência de marketing?

Como mencionamos, montar uma equipe de marketing interna também é uma opção. 

Para isso, é necessário estruturar uma equipe para planejar e executar as ações de marketing do seu negócio. Essa equipe deve com profissionais pelo menos das seguintes áreas: conteúdo, inbound marketing, SEO, tráfego pago e mídias sociais.

Se a sua empresa consegue estruturar um bom time, investir em ferramentas avançadas para executar as estratégias e dispõe de tempo para realizar e monitorar as ações de Marketing Digital, implementar o marketing do seu negócio internamente pode ser uma boa ideia. 

Agora se você não se identifica com esse cenário, contratar uma agência pode ser a solução que sua empresa precisa.

Quando contratar uma agência de marketing?

Confira alguns sinais que podem te ajudar a identificar se essa é a hora para contratar uma agência de marketing:

Time interno sobrecarregado

Mesmo contando com um time qualificado, nem sempre é possível atender a todas as demandas vindas das diferentes áreas do marketing. 

Para garantir que as ações previstas no seu planejamento sejam executadas nos prazos estabelecidos, você pode combinar esforços dos seus colaboradores com o talento de profissionais de uma agência de marketing. Assim, é possível “desafogar” a sua equipe delegando muitos processos.

Campanhas ou projetos específicos

Você também pode contratar uma agência quando precisar realizar campanhas ou eventos específicos, como o lançamento de um novo produto. 

Nestes casos, há um aumento das demandas por um tempo determinado, sendo necessário a contratação de ajuda externa. A maioria das agências de marketing estão dispostas a aceitar contratos temporários para esses casos.

Focar na atividade-fim do negócio

Se você precisa de tempo livre para focar na atividade-fim do seu negócio, também é um bom motivo para fazer essa contratação.

Terceirizar algumas tarefas de marketing permite que você trabalhe com um time interno da área reduzido e conte com mais profissionais focados em áreas estratégicas para o crescimento da empresa.

Melhorar os resultados

Talvez esse seja o principal motivo que leve empresas a contratar uma agência de marketing. Quando as dificuldades de alcançar vendas começam a aparecer, é preciso adotar novas estratégias para gerar o retorno desejado. 

O que considerar ao contratar uma agência de marketing?

Expertise e cases de sucesso

Procure por agências de confiança. Para isso, faça pesquisas de modo a investigar a reputação e o histórico da empresa.

Você também deve procurar cases de sucesso, caso não estejam de fácil acesso, vale a pena entrar em contato com a agência para solicitá-los. 

Dessa forma, será possível avaliar o porte das empresas atendidas para saber se a agência possui a equipe, as ferramentas e a expertise necessárias para realizar um bom atendimento para a sua marca.

Time capacitado

Procure saber quem são os profissionais da agência de marketing, quais as suas especialidades, bagagens, quais as suas formas de trabalhar e outros pontos que você considerar relevantes.

Lembre-se, quanto maior for a cooperação entre vocês, melhor vai ser o trabalho desenvolvido.

Capacidade de atuar em diversas frentes 

Entenda as principais soluções que a agência oferece e se elas suprem as necessidades da sua empresa. 

Existem, por exemplo, agências full service, ou seja, que são capazes de atuar em diversas frentes, como redes sociais, sites, tráfego pago e inbound marketing. E também existem agências especializadas em um único tipo de serviço. 

Por isso, é preciso avaliar qual delas melhor atende os seus objetivos. 

Perfil alinhado com os valores da sua empresa

Os valores de uma empresa dizem muito sobre ela. 

É extremamente necessário que estes valores estejam alinhados entre as duas empresas, para garantir que os objetivos e propósitos sejam compartilhados 

Assim como contratar um parceiro de negócios, escolher sua agência de marketing exige uma relação de confiança mútua. 

Esperamos que com essas dicas você se sinta mais apto para tomar a decisão de contratar uma agência de marketing. Se este for o seu momento, entre em contato com a Fusão Online, nós podemos te ajudar a alcançar os objetivos do seu negócio.