Estratégias de comunicação: como utilizar emojis, GIFs e memes para conversar com seu público?

Estratégias de comunicação: como utilizar emojis, GIFs e memes para conversar com seu público

Estratégias de comunicação: como utilizar emojis, GIFs e memes para conversar com seu público?

Uma das etapas de um planejamento estratégico de marketing é a definição das estratégias de comunicação, ou seja, o estabelecimento de um plano para divulgar produtos ou serviços de determinada empresa. 

Esse planejamento deve levar em consideração o público-alvo, o tom de voz, as redes sociais que serão trabalhadas etc. Assim, é possível estabelecer um método que sirva de orientação para todos os colaboradores na hora de criar conexões com o público.

Hoje em dia, sabemos que as redes sociais são um dos principais canais de divulgação para as empresas.

E não é para menos! De acordo com um levantamento da All iN | Social Miner, 76% dos consumidores pesquisam produtos através das redes sociais.

Porém, para aproveitar essa oportunidade é preciso ficar atento às peculiaridades de linguagem destes canais e, assim, conseguir transmitir mensagens de forma rápida e eficiente.

É nesse contexto que palavras como “gif”, “meme” e “emoji” passaram a fazer parte da linguagem universal da internet.

Não sabe o que elas significam? 

Fique tranquilo (a), neste artigo vamos te explicar os significados e como utilizar esses elementos para deixar o seu conteúdo cada vez mais descontraído e agradável para o público. Acompanhe!

Bom humor nas estratégias de comunicação: o que são emojis, GIFs e memes?

A internet revolucionou a maneira como as empresas se comunicam com o seu público. 

Além de encurtar distâncias, uma nova linguagem foi criada para ajudar a expressar emoções, sentimentos, vontades e sensações.

Essa linguagem é composta por informalidades, simplificações, abreviações, uso de imagens, gifs, emojis, entre outros elementos característicos.

A seguir vamos explicar o que são dos itens mais utilizados em uma comunicação com bom humor:

Emojis

Os emojis já fazem parte da nossa cultura há certo tempo. Eles surgiram no Japão no final dos anos 90, sendo que o termo é a junção de duas palavras japonesas: “e”, que significa imagem, e “moji”, que significa personagem.

Eles são considerados pictogramas, ou seja, imagens que representam um objetivo ou uma ideia.

Além de conseguir transmitir significados e emoções às palavras, eles são muito utilizados para substituir mensagens curtas. 

As principais categorias de emojis representam expressões faciais, objetos, flores, alimentos, veículos etc.

Memes

Os memes significam a “viralização” de uma informação, ou seja, algum tipo de conteúdo que alcança muita popularidade rapidamente.

Um meme pode ser uma imagem, um vídeo, uma música ou outro formato que se torna assunto no mundo virtual e gera boas piadas. 

GIFs

Já o GIF (Graphics Interchange Format) trata-se de uma imagem animada usada para deixar um conteúdo mais dinâmico. 

Ele foi criado por Stephen Wilhite, um engenheiro da CompuServe, em 1987, para atender a um propósito diferente do que usamos hoje em dia.

O objetivo na época era criar um formato de imagem com um tamanho pequeno que não exigisse muito das conexões, já que eram muito lentas.

Com esse novo formato era possível transferir arquivos de imagens com cores, o que era um diferencial.

Não demorou muito para muitos GIF’s se popularizarem e caírem no gosto dos usuários.

Hoje em dia, na maioria das vezes os GIFs são relacionados a conteúdos humorísticos, deixando as conversas mais leves e divertidas. 

O bom humor funciona em todo tipo de comunicação com o público?

Usar o bom humor na comunicação com certeza é uma estratégia que te ajuda na aproximação com o seu público, no entanto, antes de sair espalhando memes e emojis por aí é importante refletir sobre o perfil da sua marca.

A sua marca é extrovertida ou é mais séria? Quais termos ela costuma usar? Quais expressões ela jamais usaria? Ela fala no plural ou no singular?

Essas são algumas perguntas a se fazer na hora de definir o tom de voz da sua marca, ou seja, a personalidade que a sua empresa expressa nos canais de comunicação.

Entendendo o perfil da sua marca, quais são os seus objetivos, como o seu público se comporta nas redes sociais, ficará muito mais fácil criar conexões usando o bom humor.

Também é preciso considerar os canais que você estará presente, afinal, os perfis dos usuários em cada rede social são diferentes.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social com cunho profissional, usada por trabalhadores e empresas. Portanto, a maior parte dos conteúdos são artigos e textos voltados para esse público. Assim, nem sempre as brincadeiras são bem-vindas.

Já o TikTok, rede social preferida da geração Z, é utilizado principalmente para compartilhamento de vídeos de humor, danças, trends, desafios, imitações etc., admitindo uma linguagem muito mais informal.

Por isso, o importante é entender o comportamento do seu público e as características de cada rede social, sempre fazendo uso de muito bom senso.

Como utilizar o bom humor em suas estratégias de comunicação?

Depois de avaliar o perfil do seu público e se o bom humor “combina” com o seu produto ou serviço, é hora de colocar a mão na massa!

Algumas marcas utilizam o bom humor em momentos específicos, outras já aplicam em suas estratégias de comunicação gerais.

Para se inspirar, observe os perfis de algumas grandes marcas que apostam nessa estratégia em sua comunicação. Alguns bons exemplos são: Burger King, Netflix Brasil e Nubank.

Usar o bom humor em suas campanhas não garantirá o sucesso delas, por isso é preciso ir testando e ajustando para aumentar as chances de bons resultados.

Apesar de não existir uma receita pronta, algumas dicas são importantes: 

– Fique por dentro dos memes e expressões que estão em alta na internet e procure utilizá-los no “timing” correto;

– Cuidado para não compartilhar conteúdos ofensivos: lembre-se de que se a piada ofender alguém, ela deixa de ser engraçada;

– Use GIFs, emojis, memes e figurinhas para deixar o conteúdo mais atrativo;

– Observe o comportamento dos seus concorrentes nas redes sociais; 

– Crie um estilo único;

– Analise o engajamento das suas publicações, para entender se o conteúdo está agradando ou não o seu público.

Gostou dessas dicas e agora está pensando em adotar essa estratégia em suas redes sociais? Conte com a Fusão Online!

Com profissionais especialistas em gestão de redes sociais, nós podemos te ajudar a desenvolver uma comunicação única para o seu negócio para conquistar as pessoas certas. Entre em contato conosco, clicando aqui.