Minha empresa precisa de LinkedIn?

Minha empresa precisa de LinkedIn

Minha empresa precisa de LinkedIn?

As plataformas digitais transformaram a nossa comunicação e influenciaram diretamente a maneira como nos relacionamos com o mundo a nossa volta.

Conceitualmente, elas são modelos de negócios baseados no uso da tecnologia e estão cada vez mais presentes em nossa vida.

Em outras palavras, as plataformas digitais são ambientes virtuais em que empresas e pessoas se conectam, interagindo entre si, com a intenção de promover ou consumir algum produto, serviço ou informação.

Apesar desse modelo de negócio facilitar bastante a dinâmica entre consumidores e empresas, vale ressaltar que, neste ciberespaço, a relação mútua de troca vai muito além do processo de compra e venda.

Esse ambiente digital torna-se imensamente valioso para as empresas, já que possibilita o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com o cliente, fortalecendo diferenciais competitivos, gerando valor e construindo um posicionamento digital mais forte e profissional para a sua organização.

O Linkedin é um grande exemplo de plataforma digital e fazer parte dessa rede pode transformar os resultados do seu negócio.

Atualmente, essa plataforma de mídia social conta com mais de 774 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, entre perfis corporativos e de pessoas físicas.

Se você possui uma empresa B2B (business to business), ou seja, se sua empresa fornece serviços para outras empresas, ter um perfil no LinkedIn pode ser uma excelente oportunidade de ampliar o seu negócio.

Acredito que você deva estar se perguntando agora: então, minha empresa precisa de LinkedIn?

Convido você a continuar a leitura deste artigo com a gente para descobrir.

O que é e como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo e está presente em mais de 200 países.

Só o Brasil possui 51 milhões de perfis na rede que não para de crescer, registrando cerca de 130 novos usuários na plataforma por minuto.

A comunidade brasileira ocupa a 4ª posição no ranking de países com maior número de usuários cadastrados, com crescimento médio de 14% ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China.

De acordo com o relatório produzido em parceria pela We Are Social e Hootsuite, o Linkedin é a 6ª rede social mais usada no Brasil.

Mas, afinal, o que é essa rede e por que minha empresa precisa de LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social profissional em que empresas e pessoas possuem um perfil cadastrado a fim de criar conexões, desenvolver networking e fazer novos negócios.

Com cerca de 58 milhões de perfis corporativos, as empresas têm apostado bastante nessa rede para criar notoriedade no mercado, gerar credibilidade entre os clientes, fortalecer a imagem institucional e se destacar em meio à concorrência.

Dessa forma, o LinkedIn se consolidou como o melhor ambiente virtual colaborativo para as empresas, já que é possível se conectar a um público altamente segmentado e interessado, facilitando o desenvolvimento de projetos e parcerias de alto valor para a sua instituição.

Essa conexão se estabelece, muitas vezes, por meio da geração, consumo, interação e compartilhamento de conteúdos nos mais diversos formatos.

Lembre-se que essa comunicação deve ser fiel aos valores da sua empresa para garantir uma interlocução adequada com o seu público a fim de enaltecer as características, diferenciais e posicionamento da sua organização.

A plataforma é uma ótima aliada dos negócios, pois garante maior visibilidade para a sua empresa e possibilita a conexão profissional com contatos valiosos.

Com o espaço voltado essencialmente para o mercado de trabalho, os conteúdos compartilhados devem ser voltados a isso.

Aposte no compartilhamento de informações relevantes, como marcos da sua empresa, ações realizadas, bastidores, feiras e eventos de capacitação, entrevistas com autoridades da área, depoimentos de colaboradores e clientes, artigos, notícias, além de vagas de emprego.

Isso mesmo! Além de proporcionar toda essa conexão e relacionamento com seus potenciais clientes, fortalecendo o know-how e o compartilhando do way of work da organização, o LinkedIn é uma ótima plataforma para recrutar novos talentos. 

Por meio dessa rede social profissional, é possível conhecer mais o candidato, saber suas preferências, avaliar melhor suas experiências profissionais compartilhadas no perfil e entender como se posiciona e interage em grupos de discussão segmentados.

Isso contribui e muito para a sua empresa encontrar o candidato mais alinhado com a vaga e com o perfil desejado.

Sua empresa também pode participar de grupos segmentados e interagir com  comentários nas publicações de outros perfis.

Recomendamos fortemente que faça isso. Sabe por quê?

O LinkedIn, assim como qualquer outra rede social, requer interação, envolvimento, assiduidade, troca, relacionamento.

Não adianta nada sua empresa apenas criar um perfil na rede e achar que está tudo bem.

A falta de atualização nas postagens e de engajamento com outras contas relevantes para o seu nicho geram um efeito contrário, dando a entender que sua empresa não está atenta às necessidades do mercado cada vez mais digital.

Se você não quer ser o responsável por essa imagem negativa, esteja pronto para fazer diferente e construir um posicionamento digital coerente para a sua empresa.

Promova discussões pertinentes, compartilhe artigos, notícias e informações que façam sentido para a sua empresa e para a sua audiência.

Seja ativo, constante e relevante na rede social profissional.

Isso é fundamental para gerar autoridade para a sua instituição, atraindo, consequentemente, a atenção e admiração de outros usuários e mais oportunidades de negócios.

Minha empresa precisa de LinkedIn?

Fazer conexão com profissionais, encontrar e oferecer oportunidades de emprego, manter-se atualizado sobre o mercado de trabalho ou alcançar mais visibilidade são alguns dos vários motivos das empresas terem um perfil no LinkedIn.

O LinkedIn, além de tudo o que já mencionamos, ainda conta com o recurso de  recomendação de empresas e profissionais, tornando o perfil de ambos ainda mais confiável e relevante para futuras parcerias.

Além disso, sua empresa pode anunciar vagas de emprego em uma seção da plataforma destinada exclusivamente para essa finalidade.

O LinkedIn também possui um recurso de anúncios na própria plataforma, o chamado LinkedIn Ads.

Nesse espaço, é possível criar campanhas e anúncios personalizados e segmentados para tornar a prospecção mais qualificada e gerar mais oportunidades de negócios e faturamento.

Já com o LinkedIn Analytics, sua empresa tem acesso a relatórios e gráficos para avaliar e mensurar a efetividade das ações digitais aplicadas, sendo possível adequar a estratégia para alcançar resultados ainda melhores.

Acredito que com todas essas informações, você já consiga responder à pergunta “minha empresa precisa de LinkedIn”, não é mesmo?

Dicas para montar seu perfil empresarial na plataforma

Separamos algumas dicas para ajudar você a criar uma presença digital de sucesso para a sua empresa na maior rede social corporativa do mundo.

Tenha uma conta já registrada

Antes de criar uma Company Page ou LinkedIn Page, nome dado às páginas de empresas no LinkedIn, você precisa ter uma conta pessoal já registrada na plataforma. 

Após realizar essa etapa, siga todas estas instruções para criar a sua Company Page

Ah, não esquece de caprichar nas fotos, hein? Lembre-se de escolher fotos com qualidade de imagem e que, principalmente, reflitam a sua empresa e a solução que você oferece.

Crie uma Showcase Page

Também conhecidas como Páginas de Vitrine, esse recurso facilita a divulgação de produtos e serviços na plataforma, atuando como extensões da Company Page. 

Elas destacam diferentes setores da empresa, como projetos, produtos ou marcas dentro de um mesmo grupo, contribuindo para melhor segmentação do público e geração de conteúdos específicos para cada persona.

Motive os primeiros embaixadores da sua empresa

Mobilize os funcionários da sua empresa para interagirem, comentarem e compartilharem os conteúdos produzidos pela sua empresa em seus perfis pessoais.

Além disso, procure fomentar depoimentos, recomendações e avaliações genuínas da sua própria equipe. 

Mas, nada de forçar a barra, viu?

Aposte em SEO

Otimize suas páginas e perfil para os mecanismos de busca do LinkedIn. 

Complete todas as seções com as informações e descrições, usando palavras-chave relevantes ao seu nicho de atuação. 

Além disso, procure otimizar a URL da sua Company Page com o nome da sua empresa para torná-la amigável e ainda ajudar no melhor ranqueamento.

Aposte no LinkedIn Ads

Esse poderoso sistema de mídia paga é capaz de gerar campanhas e anúncios altamente segmentados.

Além dos dados básicos de segmentação, ele ainda traz informações de natureza profissional como cargo na empresa, setor e cargos anteriores, tornando a campanha mais assertiva.

Seja relevante para sua audiência

Tenha constância de postagem na rede social e publique conteúdos de valor para a sua audiência. 

Conheça e entenda bem a sua persona para que a sua comunicação seja efetiva e traga as soluções que ela precisa por meio daquilo que você oferece.

Fortaleça sua Company Page

Aposte em uma comunicação personalizada e cativante que desperte a atenção do seu público e motive o compartilhamento dos conteúdos. 

Além disso, insira botões no site, blog e outras redes sociais da sua empresa para direcionar, fortalecer e ampliar sua base de seguidores no LinkedIn.

Aplique essa ação juntamente com outras estratégias de marketing digital e sempre analise o que está dando certo e o que precisa ser alinhado.

Acompanhe as métricas do LinkedIn

Assim como qualquer outra rede social, é importante você acompanhar as métricas da sua página corporativa para garantir o sucesso das estratégias adotadas.

Conhecendo a performance da sua Company Page em números, você conseguirá acompanhar o desempenho e otimizar suas estratégias. 

Com o LinkedIn Analytics, você consegue monitorar o ganho de seguidores, número de visitantes, tráfego da página por dia, impressões, CTR por post, localização dos seguidores e outros.

Não perca a chance de ampliar suas oportunidades de negócio e comece hoje mesmo a construir uma nova trajetória de sucesso para a sua empresa.

Se precisar, conte com a gente para te ajudar.