11 fev Conheça as etapas da criação de sites
Com a revolução digital, a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer empresa ou produto que queira adentrar o mercado competitivo.
Conhecer as etapas da criação de sites, como uma página na internet, por exemplo, não pode mais ser considerada uma mera opção. Trata-se de um fator de alta relevância, que deve ser priorizado no planejamento de um empreendedor.
No entanto, o processo de criação de sites é um trabalho minucioso e que exige muita atenção. E como todo processo, ele é composto por etapas que devem ser respeitadas para que não haja frustrações e, claro, obtenha-se resultados positivos.
Neste artigo, vamos elencar as principais etapas da criação de sites e sua composição. Acompanhe-nos.
Por que é tão importante ter um site para sua empresa?
A principal importância de se ter um site para sua empresa é a possibilidade de tornar o seu trabalho conhecido, gerar mais visibilidade, conquistar o maior número de pessoas (clientes) possível e garantir autoridade no mercado.
Imagine um local que possibilite prestar todas as informações necessárias para o seu público, de onde estiverem, sem precisar que se desloquem até uma loja física/escritório, para saber mais sobre um produto ou um serviço? Entenda, que essa é a oportunidade de profissionalizar ainda mais o seu negócio.
Um site bem elaborado permite que você gere boas alternativas para a sua publicidade, construindo uma correlação eficiente com as estratégias de marketing.
Você deve se perguntar por que é tão importante ter um site para sua empresa, não é?
Confira o porquê a seguir:
- Visibilidade. Quem não é visto…
- Monitoramento. Acompanhar o desempenho de atração e conversão é primordial,
- Visitação à página. Conferir a permanência e o interesse dos seus visitantes (que podem se tornar clientes em potencial) tem de ser frequente.
- Alcance. É necessário compreender o processo das suas campanhas por meio de métricas, para obter os resultados esperados.
- Relevância. Item prioritário, já que o conteúdo traduz o que a sua empresa quer dizer. Aspecto que deve ser criteriosamente considerado até aqui.
Definitivamente, investir na criação de sites é de extrema importância, gera confiança e proporciona exclusividade para seus clientes.
A Fusão Online permite que sua empresa esteja sempre atualizada, compatível com as tendências do marketing digital, proporcionando um fluxo constante de visitação e fidelização, independentemente do porte de seu negócio.
Etapas de criação de sites
1. Briefing
É por aqui que o planejamento se inicia. O briefing é como um resumo do projeto, de tudo que precisa ser feito para elaboração de planos de ações e estratégias, voltados para resolução de possíveis problemas.
São instruções passadas para compreensão tanto do cliente para empresa, quanto da empresa para sua equipe de colaboradores envolvidos. Através dele que acontece a captação de todas as informações necessárias para garantir o sucesso de um projeto bem desenvolvido.
2. Conteúdo
Na hora da criação de sites, o conteúdo é a base fundamental para o desenvolvimento da página. Para criá-lo, deve-se ir muito além das descrições sobre a empresa, o produto ou os serviços prestados. É necessária uma boa pesquisa de mercado para se familiarizar com a concorrência, a partir desse cenário, inicia-se a produção de conteúdo.
Nessa etapa, é exigido qualidade e diferencial. Um texto bem redigido, uma linguagem apropriada e bons recursos visuais… Por consequência disso, há uma preocupação em respeitar minuciosamente cada fase do processo de criação.
3. Layout
É um termo em inglês que corresponde à forma como os textos e as imagens serão organizados em uma página, ou seja, o layout é outra etapa muito importante e necessária na criação de sites. É ele que faz sua página ser visualmente atraente para quem a acessa, é a organização dos ícones, dos elementos gráficos, das imagens e dos demais elementos visuais.
Além disso, ele precisa ser prático, responsivo, intuitivo e agradável para o público. É um trabalho realizado geralmente por um designer que consegue unir a necessidade, com a beleza e funcionalidade do site, criando uma identidade visual para o seu negócio.
4. Programação
A programação é a etapa que vai fazer o site funcionar de verdade. O profissional responsável por essa parte chama-se programador. Ele irá transformar sua página em um site eficiente utilizando HTML e CSS para criação de layout e design (como vimos anteriormente).
O programador vai garantir que o site seja ágil e que apresente o menor número de erros possíveis, ao incluir os plugins ideais para cada segmento e a depender da necessidade.
5. Manutenção
Essa é a última etapa da criação de sites. Tão importante quanto a publicação da página, a manutenção periódica garante o bom funcionamento de cada recurso utilizado, como o conteúdo e as imagens. É ela que visa manter o direcionamento do público diante de tantas novidades do segmento.
A manutenção funciona para registrar os dados e alterações feitas no decorrer do desenvolvimento, observando o resultado dos pontos positivos e negativos. Por isso, como mencionamos anteriormente, a exigência de se manter atualizado e constante.
Como todas as outras, essa etapa exige o trabalho de profissionais qualificados, e é com o potencial deles, que a última e mais demorada etapa do processo precisa ter qualidade na entrega e superar todas as expectativas.
A qualidade na entrega, o acompanhamento e obtenção de resultados extraordinários em sua empresa se dá quando se mantém parceria com grandes profissionais. Percebe-se que contar com a expertise de uma agência de marketing faz toda a diferença ao se criar sites.
E a comunicação não para por aí: as redes sociais são também alicerces na geração de autoridade e, claro, na conversão de público.