10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso

10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso

10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso

As ferramentas digitais não só revolucionaram a maneira de nos comunicarmos como também transformaram as nossas relações de consumo.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das restrições sociais impostas, o comportamento das pessoas ficou ainda mais digital.

Ou seja, plataformas digitais e mídias sociais tornaram-se o principal instrumento para a solução de problemas e promoção da interação social.

Já no universo empresarial, a migração de pequenas e médias empresas (PMEs) fez-se ainda mais necessário para atender esse novo comportamento do consumidor.

A migração dessas empresas para o meio digital representou um aumento significativo de mais de 200% só em 2020 comparado a 2019.

Nesse sentido, o setor do comércio eletrônico (e-commerce) cresceu quase 40% no Brasil, só em 2021, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Portanto, fazer parte dessa cultura digital e explorar, de forma estratégica os recursos e ferramentas digitais, é fundamental para garantir mais competitividade e crescimento para sua empresa no mercado.

Sua empresa já fez uma transmissão ao vivo?

Sabe o que fazer e como fazer para ter lives de sucesso? 

Continue a leitura com a gente para descobrir como esse formato digital tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital das empresas e ajudado a gerar maior conexão com a audiência.

O que são e como funcionam as lives?

Também conhecidas como transmissões ao vivo, as lives são um recurso digital de comunicação em áudio e vídeo capaz de conectar pessoas de forma dinâmica com interação dos participantes em tempo real.

 Seu principal objetivo é compartilhar conteúdos relevantes, dicas, novidades, além de divulgar produtos e serviços.

Essas transmissões acontecem por meio das principais plataformas digitais, como Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e TikTok, por exemplo.

Diferente de outros formatos digitais, como fotos e vídeos, a live possui um alto poder de engajamento e envolvimento dos usuários, tornando-se uma excelente oportunidade para o fortalecimento e posicionamento digital da sua empresa.

Em outras palavras, na live é possível interagir com comentários, curtidas, menções e compartilhamentos, além de acompanhar as ações dos outros participantes, tudo de forma instantânea.

Além disso, quando sua empresa iniciar a transmissão ao vivo, a plataforma digital enviará uma notificação para toda a sua rede, estimulando a participação da sua audiência.

Esse é um formato de comunicação bastante democrático, pois garante a qualquer empresa a possibilidade de organizar esse evento digital e promovê-lo nas suas mídias sociais.

Portanto, para desenvolver uma live, inicialmente, você precisa ter um celular conectado à internet com captação de áudio e vídeo, além de uma conta registrada na rede social na qual será realizada a transmissão. 

Mas será que só isso é o suficiente para garantir lives de sucesso?

Continue a leitura com a gente que vamos te ajudar a responder essa pergunta.

Por que elas se tornaram uma excelente ferramenta para os negócios?

De acordo com uma pesquisa da LiveStream com a New York Magazine cerca de 80% das pessoas preferem ver uma live de uma marca do que ler um artigo de blog. 

As pessoas estão em busca de se conectar, de se relacionar e de interagir com outras pessoas e a live cumpre muito bem esse papel.

Ou seja, ela aproxima o cliente da sua empresa, compartilhando conteúdos relevantes e, também, conhecendo as principais necessidades das pessoas para apresentar o seu produto ou serviço como a melhor solução.

Dessa forma, as lives são aliadas poderosas nas estratégias de marketing digital nas empresas, promovendo o fortalecimento do engajamento dos seus seguidores e maior conexão com a sua empresa.

Isso é fundamental para conquistar novos públicos, alavancar as vendas e ampliar o faturamento e a geração de novos negócios.

Além disso, as lives despertam um sentimento de pertencimento e identificação com a sua empresa, tornando seus seguidores verdadeiros embaixadores da sua marca.

Quer descobrir como realizar lives de sucesso e melhorar a performance do seu negócio?

Separamos 10 dicas incríveis para você mandar muito bem na hora de produzir a sua.

10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso

 

1. Planejamento

Faça sempre um roteiro e esteja pronto para fazer bonito e aproveitar ao máximo esta incrível oportunidade de conexão com sua audiência.

Na transmissão ao vivo, a comunicação é muito dinâmica e viva, o que não permite 100% de previsibilidade dos eventos.

Porém, dominar o assunto a ser abordado garante mais segurança e confiança na hora de compartilhar as informações com os seus seguidores, fortalecendo a autoridade da sua marca.

Programe-se para não se perder durante o evento e tenha mais controle de toda a dinâmica da live, alcançando, verdadeiramente, os seus objetivos.

Escolha o conteúdo a ser abordado com base em pesquisas e descubra o que sua audiência gostaria de saber, quais são as principais dores e como a sua empresa pode ajudar a solucionar esse problema.

2. Segmentação do conteúdo em tópicos

Essa é uma ótima estratégia para você manter o seu público engajado por mais tempo.

Procure dividir o conteúdo em tópicos e trabalhar a curiosidade da sua audiência, liberando as informações por etapas ao longo de toda a live. 

Isso também permite que as pessoas que chegarem depois do início da live também consigam acompanhar melhor o assunto, aumentando as chances de permanência no seu evento.

3. Programe a sua live e compartilhe com sua audiência

Faça uma pesquisa com seus seguidores para descobrir o melhor dia e horário para realizar a sua live.

Afinal de contas, você quer garantir a participação do maior número de pessoas possível, não é mesmo?

Para isso, você pode usar o recurso dos stories das principais mídias sociais e fazer enquetes para levantar essas informações. 

Dessa forma, você cria um sentimento de pertencimento e identificação ainda maior com a sua audiência, conferindo a cada uma das pessoas um lugar de importância no processo de escolha e decisão.

Decididos a data e o horário, é hora de apostar em uma boa estratégia de divulgação.

Envolva a sua audiência nos bastidores de preparação, trazendo essa pessoa para mais perto da sua empresa.

Use os stories do Instagram e Facebook, por exemplo, para promover as informações da sua live e estimular a participação e curiosidade da sua audiência.

Mas, lembre-se: nada de forçar a barra, hein?

4. Qualidade do áudio e vídeo da sua live

Não é necessário ter equipamentos de última geração e uma equipe profissional para fazer lives de sucesso.

Você precisa sim se preocupar com a qualidade da sua live pensando sempre em garantir uma ótima experiência de interação para a sua audiência.

Para isso, sempre escolha lugares mais silenciosos e, se possível, utilize microfone. 

Dessa forma, você garante uma captação de áudio melhor e mais pontual da voz. 

Além disso, use a sua criatividade para elaborar um cenário de gravação que faça sentido para sua empresa e para a sua persona.

Aposte em peças de decoração que fortaleçam a identificação com o seu nicho de mercado, construindo um ambiente ainda mais personalizado para sua live.

5. Compartilhe o conteúdo da sua live

A produção textual e audiovisual deve ser persuasiva e chamativa para despertar a curiosidade e o interesse da sua audiência.

Esse é um ponto fundamental para nutrir o encantamento com o seu público e estimular a participação no evento.

Valorize os benefícios que sua empresa irá compartilhar na live e utilize uma comunicação personalizada ao seu público-alvo.

6. Aposte em um local com boa luminosidade

Procure aproveitar a luz natural do dia para fazer suas produções.

Porém, caso isso não seja possível, não se preocupe. 

Existem alguns equipamentos que fazem toda a diferença na hora de você fazer lives de sucesso.

Os famosos iluminadores ring light fazem o maior sucesso entre os produtores de conteúdo por garantir boa qualidade de iluminação.

Além disso, são perfeitamente ajustáveis na altura, 100% direcionais e contam com diferentes níveis de intensidade e temperatura da luz.

7. Sempre interaja com seu público

Mostre para sua audiência que você se preocupa com ela e que está sempre disposto a ouvi-la.

Durante a live, procure fazer perguntas a fim de identificar possíveis dúvidas em relação ao tema abordado.

Além de ajudar as pessoas, você ainda estimula a interação com registros de comentários e também garante maior permanência na live. 

Ao iniciar uma transmissão ao vivo, não esqueça de verificar com o seu público a qualidade de imagem e som.

8. Responda o máximo de interações

As pessoas buscam se conectar umas com as outras e querem atenção.

Então, valorize cada comentário e procure responder o máximo de pessoas possível. 

Isso faz com que elas se sintam importantes e cria um vínculo de comunidade da qual ela faz parte.

Fale sempre o nome das pessoas que interagem com você.

Agradeça, responda as perguntas e sempre motive a sua audiência a deixar sugestões de conteúdos que elas gostariam que sua empresa abordasse.

Caso não seja possível dar um retorno a todas as pessoas, reserve um tempo após a live para fazer isso, mas nunca deixe ninguém sem resposta.

Isso diz muito sobre como a empresa enxerga o seu cliente e qual a importância que ele tem para o seu negócio.

9. Procure saber se sua empresa faz lives de sucesso

Ao final da transmissão, pergunte à sua audiência se a live foi relevante e sempre estimule o comportamento digital: curtir, marcar e compartilhar o seu conteúdo com os amigos.

Deixe claro que os seus seguidores têm um papel importante no alcance daquele conteúdo e que a interação deles é fundamental para alcançar outras pessoas.

Construa uma relação de confiança e proximidade com a sua audiência, deixando os canais digitais sempre abertos para um diálogo constante com a sua empresa.

10. Seja você

Sua empresa não precisa fingir ser quem não é para ter lives de sucesso. 

Mas não há nada demais em querer ser a melhor versão de si, principalmente, neste momento, não é mesmo?

Sempre valorize e prefira uma comunicação clara e objetiva, sem abrir mão da personalidade e diferenciais da sua marca. 

Afinal, esses são alguns dos motivos pelos quais fizeram as pessoas seguirem a sua marca.