Criação de logomarca: por que ela é essencial para o sucesso do seu negócio?

Criação de logomarca: por que ela é essencial para o sucesso do seu negócio

Criação de logomarca: por que ela é essencial para o sucesso do seu negócio?

Você provavelmente já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, certo?

Quando se trata do mundo dos negócios, isso é especialmente verdadeiro. A imagem que você apresenta ao público pode fazer toda a diferença no sucesso do seu empreendimento. E é aí que entra a criação de logomarca.

Apesar de popularmente conhecido, o termo “logomarca” é considerado incorreto por muitos profissionais da área de design e branding. Isso porque o termo é formado pela união das palavras “logo” e “marca”.

“Logo” vem do grego e significa “significado”, “conceito”. Já a palavra “marca” origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”. Assim, a palavra logomarca seria algo redundante, como “significado do significado”.

Diante disso, temos que o termo “logomarca” pode ser substituído pelo termo “marca”, que engloba outros elementos que vão além do design visual, como a identidade verbal, os valores e a personalidade da empresa.

Já o termo “logo” ou “logotipo” é mais específico e se refere apenas ao elemento visual que representa a empresa.

Por isso, muitos profissionais preferem utilizar o termo “logotipo” ou “logo” ao invés de “logomarca” para evitar confusões e garantir uma comunicação mais precisa e profissional.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar de ser considerado incorreto por alguns, o termo “logomarca” ainda é muito utilizado no mercado e é compreendido sem problemas pela maioria das pessoas, por esse motivos, vamos tratar dessa forma neste artigo.

Continue a leitura e entenda porque a criação de logomarca é essencial para estabelecer a identidade visual do seu negócio e causar uma boa impressão nos seus clientes.

Qual a importância da criação de logomarca para o sucesso do seu negócio?

A maioria dos logos é composta por um desenho e por uma parte escrita, como por exemplo, a do “McDonald ‘s” que tem a parte escrita + o famoso “M” amarelo.

Com esse exemplo, fica mais fácil entender que a “logomarca” seria o símbolo que representa a marca, ou seja, o “M”. Já a parte escrita, seria o logotipo.

Mas porque a criação de logomarca é tão importante?

Bom, ela é muito mais do que um simples desenho ou símbolo que representa a sua empresa. Ela é a primeira coisa que seus clientes vão ver e pode influenciar diretamente a forma como eles vão perceber o seu negócio. 

Uma logomarca bem-feita transmite profissionalismo, confiança e credibilidade, elementos fundamentais para conquistar e fidelizar clientes.

Outro ponto importante é que a criação de logomarca é uma forma de diferenciar a sua empresa da concorrência.

Um design exclusivo e bem pensado pode fazer com que seu negócio seja reconhecido em qualquer lugar do mundo, como é o caso do “McDonald ‘s”. Aposto que em qualquer lugar que você veja o tal “M”, é desta empresa que você lembra, correto?

Principais tipos de logo:

Logotipo

Como já mencionamos anteriormente, o logotipo é composto apenas por letras e tipografia, sem nenhum elemento gráfico adicional. Exemplo: Coca-cola.

Isologo

Traz imagens e textos agrupados, formando um único elemento. Exemplo: Volkswagen.

Isotipo

Consiste apenas em um símbolo ou ícone, sem letras ou tipografia. Exemplo: Apple.

Logo com letras incorporadas

Combina elementos gráficos e tipografia, integrando as letras ao design do logo. Exemplo: Google.

Logotipo abstrato

Utiliza formas e cores abstratas para representar a empresa. Exemplo: Pepsi.

Logo mascote

Utiliza um personagem como representante da empresa. Exemplo: Michelin.

Logo com emblema

Utiliza um escudo ou brasão como base, integrando elementos gráficos e tipografia. Exemplo: Harley-Davidson.

Por que contratar uma agência especializada é a escolha certa para criar seu logo?

A criação de um logo é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção, pois esse elemento será a representação visual da sua empresa e estará presente em todos os materiais de comunicação. Por isso, é fundamental que a criação seja feita por profissionais especializados na área, como as agências de marketing.

Se estiver precisando criar ou renovar o logo, conte com a Fusão Online. Nós podemos criar um logo que transmita a personalidade da sua marca e contribua para o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco!