20 Maio Inbound Marketing: 4 motivos para investir nele
Os tempos mudaram e o comportamento de compra do consumidor também. Para se destacar aos olhos daqueles que possuem à disposição tantas opções, é preciso adotar estratégias que aumentem a visibilidade do seu negócio.
Um levantamento realizado pelo NZN Intelligence mostrou que 74% dos consumidores preferem realizar compras pela internet.
Os principais motivos apontados foram agilidade, comodidade, comparação de preços, condições e alcance de produtos independentemente da localidade.
Mas, como atender todas essas demandas do novo consumidor e ainda garantir o sucesso do seu negócio?
Nós temos a resposta: através do Inbound Marketing!
Para saber mais, continue a leitura e entenda sobre essa técnica de comunicação que levará a sua empresa em direção ao futuro.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing ou Marketing de Atração reúne estratégias que buscam atrair e converter leads.
De maneira simples, o objetivo principal é aumentar as vendas fazendo com que os clientes cheguem até a sua empresa através de conteúdos publicados em newsletters, artigos de blog, e-mail marketing, mídias sociais, pesquisas no Google e em outros recursos de divulgação online.
Diferentemente do marketing tradicional ou Outbound Marketing, ser visto é secundário. A prioridade é ser encontrado.
De acordo com a última pesquisa “State of Inbound”, do Hubspot, mais organizações estão investindo em marketing de atração.
Das empresas e marcas pesquisadas, 73% têm o Inbound Marketing como principal meio, 24% defendem as estratégias de outbound e 3% não souberam opinar.
Esses dados deixam claro que essa é uma tendência que veio para ficar.
Mas onde surgiu esse método?
Os princípios do Inbound Marketing em si deram-se com Seth Godin em 1999, através do conceito de “Marketing de Permissão” presente no livro “Permission Marketing”.
Basicamente, Seth levantou a ideia de que o marketing agressivo estava com os dias contados e que seria importante uma abordagem menos invasiva.
Mas foi somente em 2006 que o termo Inbound Marketing foi criado por Halligan e Dharmesh e popularizado em 2009 através do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito por eles.
Agora que você já entende um pouco mais sobre o termo e sua origem, chegou a hora de conhecer como é a aplicação desse método na prática. Então vamos lá!
Quais são as principais estratégias utilizadas por ele?
A metodologia segue uma sequência coerente de etapas, que levam em consideração a jornada de compra do consumidor. São elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
A intenção é fazer o usuário desconhecido se tornar visitante, lead, cliente e divulgador, respectivamente.
Dentro de cada etapa algumas ações são aplicadas, com o objetivo de fazê-lo seguir para a próxima fase. Vamos explicar cada uma delas a seguir:
Etapa 1: atrair
Aqui, as “conversas” são iniciadas. Para isso, é preciso construir conteúdos de relevância para o usuário, que gerem o seu interesse pelo assunto.
Ele pode chegar até você principalmente através de artigos de blog, landing pages, sites, pesquisas por palavras-chave em buscadores, anúncios e mídias sociais.
Portanto, capriche na produção de conteúdo relevante, que pode ensinar algo, entreter, tirar uma dúvida etc. Produza algo de valor!
Etapa 2: converter
Esta fase vai complementar a anterior. O foco agora é transformar esse visitante em lead e, para isso, a conversa precisa continuar.
Geralmente, é aqui que as “trocas” são realizadas, por exemplo, o preenchimento de um formulário para receber um conteúdo rico.
Lembre-se que não necessariamente a pessoa já está interessada em adquirir o seu produto ou serviço, ela pode estar apenas querendo aprender sobre algo.
Nesta etapa de conversão as estratégias são focadas em ofertas diretas e indiretas, landing pages e otimização de conversão (CRO).
Etapa 3: relacionar
Também conhecida como nutrição de leads, esta etapa busca gerar um relacionamento com o lead para ganhar a sua confiança.
As principais estratégias para isso são o e-mail marketing e a automação de marketing, que tornarão possíveis identificar quais são os leads qualificados que estão preparados para continuar no processo.
Etapa 4: vender
Chegou a hora tão esperada pelos empreendedores, a hora de transformar o lead em cliente.
Este é o momento de trabalhar o processo de vendas de acordo com a sua estratégia, seja vender pelo site ou através de um vendedor que entrará em contato com esse possível cliente oferecendo seus produtos ou serviços.
Etapa 5: analisar
Agora é hora de analisar todo o processo, ver o que deu certo e o que precisa melhorar.
Graças à tecnologia, existem ferramentas que podem te ajudar a medir os resultados, além de monitorar todas as ações que ocorreram em seus canais.
Se você chegou até aqui, mas ainda não está convencido dos benefícios do Inbound Marketing, é hora de conhecer quatro bons motivos para investir nessa abordagem.
4 motivos para investir em Inbound Marketing
1. Automatização dos fluxos
A utilização de tecnologias para automatizar os fluxos é uma das grandes possibilidades de uma estratégia de Inbound Marketing.
De forma automática, porém seguindo alguns critérios, a empresa consegue manter o seu relacionamento com o cliente, levando em consideração o seu comportamento.
Para ficar mais claro, vamos pensar em um relacionamento que acabou de começar: quando um visitante acessou a sua landing page e preencheu um formulário.
Nada melhor do que enviar um e-mail automático de boas-vindas para estreitar essa relação, certo?
2. Nutrição da sua base de clientes
Outro ótimo motivo para investir nessa abordagem é a nutrição do relacionamento com os seus clientes.
Isso porque os leads que você atraiu nem sempre estão prontos para fazer uma compra e fazer essa nutrição pode acelerar o processo.
Para isso é elaborada uma estratégia de sequência de conteúdos que gerem valor para esse cliente, de maneira personalizada.
3. Aquecimento de leads frios
Os leads quentes são aqueles que mais interagem com a sua marca, ou seja, se interessam pelo seu conteúdo. Mas com o passar do tempo, podem perder o interesse e se tornarem menos propensos a realizar uma compra.
Nestes casos é importante fazer o aquecimento, a fim de manter uma comunicação mais frequente e torná-los oportunidades de vendas reais.
É neste momento que as estratégias específicas de Inbound Marketing para esse caso são aplicadas.
4. Novas vendas
Como você viu, essa abordagem procura estabelecer uma comunicação entre o seu negócio e o público certo.
Isso, sem dúvidas, trará ótimas oportunidades para o seu time de vendas.
E esse investimento para alcançar mais resultados pode ter um custo 62% menor do que as iniciativas tradicionais de marketing.
Agora você não tem mais desculpas, não é mesmo?
Preciso de uma agência especializada para fazer o Inbound da minha empresa?
Se você tem uma empresa, provavelmente precisa lidar com muitas atividades que envolvem processos administrativos, financeiros, operacionais etc., que podem ocupar a maior parte do seu tempo.
Mas também é necessário ter clientes para garantir o funcionamento do negócio. Por isso, contar com uma agência especializada pode ser a solução que você precisa.
A Fusão Online conta com profissionais qualificados e com as ferramentas certas para traçar uma estratégia integrada que vai alavancar as suas vendas!
Entre em contato e deixe o resto com a gente.