13 jul Inbound marketing: como atrair, nutrir e converter leads de forma estratégica
Ao contrário do marketing tradicional, em que a empresa busca o cliente de modo ativo, o inbound marketing consiste em despertar o interesse de forma voluntária em potenciais clientes. Isso ocorre através de conteúdos relevantes e valiosos.
Se você está pensando em adotar essa estratégia em seu negócio, este artigo é para você.
Aqui você vai aprender como definir sua estratégia de inbound marketing e quais táticas utilizar para a geração de leads. Aproveite!
Como definir sua estratégia de inbound marketing?
1. Identifique o público-alvo e crie personas
O primeiro passo para uma boa estratégia de inbound marketing é entender quem é o seu público-alvo.
O público-alvo é um grupo amplo de pessoas que compartilham características semelhantes, como idade, gênero, localização geográfica, interesses e comportamentos. Ou seja, é uma representação geral do seu público em potencial.
Por exemplo, vamos supor que você tem uma loja de roupas esportivas, seu público-alvo pode ser “homens e mulheres entre 25 e 40 anos, que praticam esportes”.
Feito isso, também é importante criar personas, que trazem uma representação fictícia e detalhada do seu cliente ideal. Elas vão além do público-alvo e trazem uma compreensão mais profunda das necessidades, desejos, comportamentos e preferências dessas pessoas.
Não sabe como definir as personas do seu negócio? Não se preocupe, temos um artigo completo explicando passo a passo, clique aqui para conferir.
2. Estabeleça metas mensuráveis
As metas são importantes para ter uma direção e um propósito para as suas estratégias, incluindo o inbound marketing. Lembre-se de que elas devem ser realistas, alcançáveis e alinhadas com os objetivos gerais do seu negócio.
Essas metas podem incluir o aumento de tráfego no site, a geração de leads, o aumento da taxa de conversão ou o aumento nas vendas.
3. Mapeie a jornada do cliente
Entenda como seu público-alvo progride desde o estágio inicial de consciência até a tomada de decisão.
Mapear a jornada do cliente ajudará você a criar conteúdo relevante para cada estágio do funil de vendas, garantindo que você forneça as informações certas no momento certo.
Para entender como funcionam as etapas do funil e quais conteúdos oferecer em cada uma delas, leia este outro artigo.
4. Crie conteúdo relevante para cada estágio do funil de vendas
Produza conteúdo de alta qualidade e relevante para atrair, educar e engajar seus leads em potencial.
Ao fornecer informações valiosas, você estabelecerá sua marca como uma autoridade em seu setor, construirá relacionamentos sólidos com seus leads e os conduzirá para a decisão de compra, a última etapa do funil.
Táticas para geração de leads
1. Crie ofertas como e-Books, infográficos ou webinars para capturar dados de contato
E-Books, infográficos e webinars são excelentes recursos para iniciar um relacionamento com os leads. Esses tipos de conteúdo fornecem informações importantes, demonstrando seu conhecimento e expertise no assunto.
Ao oferecê-los, você pode solicitar aos visitantes que preencham um formulário com seus dados de contato para acessá-los.
2. Envie e-mails de nutrição e newsletters para engajar seus leads
Mantenha seus leads engajados e interessados por meio de e-mails de nutrição personalizados e newsletters.
Por este canal, você pode compartilhar dicas, atualizações e informações sobre seus produtos ou serviços. Essa comunicação constante ajudará a construir confiança e manter sua marca na mente dos potenciais clientes.
3. Use CTAs estratégicas e landing pages otimizadas
Utilize chamadas para ação, as famosas CTAs, de forma estratégica em seu site, conteúdos e landing pages.
Dessa forma, você incentiva os visitantes a realizar ações específicas, como baixar um e-Book ou solicitar uma demonstração.
Aprenda aqui a fazer uma landing page que converte em 5 passos.
4. Utilize o marketing de conteúdo para atrair visitantes qualificados
Se você ainda não produz conteúdo regularmente, está perdendo tempo e oportunidades. Através de conteúdos relevantes e de qualidade, você pode atrair muitos visitantes qualificados para o seu site.
Lembre-se de otimizá-los para os mecanismos de busca e de compartilhar nas redes sociais.
5. Implemente automações para segmentar e personalizar as suas comunicações
Utilize ferramentas de automação de marketing, como RD Station e HubSpot, para segmentar seus leads com base em seu comportamento e interesses.
Isso permitirá que você envie comunicações personalizadas, aumentando a probabilidade de conversão.
6. Contrate uma agência especializada para profissionalizar suas estratégias de inbound marketing
Para garantir que sua estratégia de inbound marketing seja implementada e bem-sucedida, considere contratar uma agência especializada em marketing digital.
A Fusão Online conta com profissionais com experiência e conhecimento nas melhores práticas do Inbound Marketing.
Entre em contato e deixe o resto com a gente!