5 dicas para fazer uma landing page que converte

5 dicas para fazer uma landing page que converte

5 dicas para fazer uma landing page que converte

Uma das principais estratégias de Inbound Marketing, ela também é conhecida como página de aterrissagem e é famosa por gerar leads: estamos falando da landing page.

Se você trabalha com ou se interessa pela área de Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar neste termo.

No entanto, muitos ficam com dúvidas sobre o que ela é, para que serve, como funciona e, é claro, como fazer uma landing page, principalmente em se tratando de empresas que possuem presença digital e querem mais conversões para seus produtos e serviços.

Pensando nisso, separamos este artigo para te ajudar a criar uma landing page eficiente, que traga muitas conversões para o seu negócio. Acompanhe!

O que é uma landing page?

Uma Landing Page é uma página que tem como principal objetivo a conversão.

Por isso, ela precisa ser mais simples do que as páginas de um site convencional, pois o foco é apresentar algo específico, sem muitos componentes que podem se tornar uma distração.

Desta forma, as chances do visitante se tornar um lead é bem maior. 

Esse tipo de página sempre costuma estar relacionado a determinada empresa, mas não precisa apresentar o layout padrão do site ou o utilizado em redes sociais da marca.

Os motivos para criar uma landing page podem ser diversos, mas podemos citar como os mais comuns:

– Disponibilizar um conteúdo relevante para o visitante, como um e-book, um infográfico, um curso online etc;

– Organizar as inscrições de um evento;

– Vender um produto ou serviço; 

– Compartilhar uma oferta;

– Fazer um agradecimento.

Quais os principais motivos para investir nelas?

Como citado anteriormente, uma landing page é uma estratégia que visa gerar leads, mas essa não é a sua única vantagem. A seguir, listamos quatro motivos para você considerar esse método em suas próximas ações: 

Otimizar as conversões

Estratégias que levam o usuário para uma landing page possuem maiores chances de conversão, isso porque quando entra em um site ele se depara com um mundo de informações e opções e, na landing page, tudo é direcionado a um único objetivo.

Por exemplo, se você está fazendo a divulgação de um novo produto dentro do seu site principal, as chances do visitante focar exatamente neste produto, ler as suas vantagens, fazer o seu cadastro para acompanhar o lançamento ou mesmo comprá-lo, são bem menores.

Já em uma landing page, seus potenciais clientes encontrarão apenas aquilo que você está divulgando, tornando a chance de conversão muito maior.

Gerar leads qualificados

Através dos formulários colocados em uma landing page, você terá acesso a informações de potenciais clientes e suas expectativas. Assim, os leads se tornarão mais qualificados.

Melhorar o SEO do seu site

As landing pages são uma ótima estratégia para otimização de mecanismos de busca do seu site.

Com o SEO bem trabalhado, será possível atrair mais visitantes, diminuir a taxa de rejeição e trazer melhores chances de gerar autoridade. 

Solucionar uma dor 

Conteúdos ricos como e-books, infográficos, planilhas, entre outros, muitas vezes são disponibilizados através de uma landing page.

Fazendo isso, você entregará um conteúdo de valor que pode solucionar uma dor do seu visitante. Dessa forma você será muito mais relevante para ele.

Isso sem falar nas chances de tornar seus usuários embaixadores da sua marca, visto que, ao solucionar suas dores, eles passarão a se identificar com o seu negócio.

5 dicas para uma landing page que converte

  1. Use títulos chamativos, curtos e objetivos

O título de uma landing page é a primeira informação a qual o seu visitante dará atenção.

Portanto, para não errar e influenciar o usuário a abandonar a sua página, utilize títulos chamativos, curtos e objetivos.

Ou seja, deixe claro qual é a sua solução. Assim você estará dando o estímulo necessário para que ele siga em frente na leitura.

Para exemplificar, vamos imaginar que você está oferecendo um e-book sobre Inbound Marketing.

Ao invés de utilizar uma frase do tipo “E-book Inbound Marketing”, você pode utilizar: “Tudo o que você precisa saber sobre o Inbound Marketing para aumentar as suas vendas”,  “Descubra os benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio” etc.

Esses títulos costumam ser mais atrativos para captar a atenção do leitor, mas para entender qual é a melhor chamada para o seu lead, é preciso testar! 

  1. Crie um formulário personalizado e direto

O formulário de cadastro deve conter as informações que você precisa do visitante e que serão importantes para o seu negócio.

Por isso, avalie com cautela os dados e evite solicitar muitas informações, pois as chances do usuário desistir de fazer o preenchimento são grandes nestes casos.

Pense que esses dados te ajudarão a manter o contato com esse visitante e coloque no formulário apenas aqueles que serão, de algum modo, relevantes para você estreitar o futuro relacionamento com ele.

Os dados geralmente solicitados são: nome, telefone, e-mail, cargo, data de nascimento etc. 

  1. Utilize um layout sem excessos e direcione o olhar dos usuários para as partes mais relevantes

Combinando texto, imagens e outros elementos visuais e funcionais, o layout é um dos pontos mais importantes de uma landing page.

Para ganhar a atenção do visitante é importante que ele seja simples, sem muitos elementos e informações que possam confundir o leitor.

  1. Adicione mídias atrativas e de qualidade como imagens e vídeos

As imagens e os vídeos serão o complemento que a sua landing page precisa para ganhar o interesse do leitor.

Por isso, é essencial que essas mídias se relacionem com o material que está sendo oferecido, como por exemplo imagens ilustrativas e vídeos explicativos de um novo produto, serviço, promoção, entre outros.

  1. Crie CTAs direcionando o público para contato ou compra

O Call to Action (CTA), ou seja, a chamada para ação, é fundamental para ajudar o usuário a tomar a decisão final da proposta, seja ela fazer um download, realizar uma compra, inscrever-se em um evento etc.

Por isso, é importante escolher um lugar estratégico na página para inserir o CTA de forma mais assertiva.

Alguns exemplos de CTAs geralmente utilizadas em landing page são:

– Teste grátis

– Baixe agora

– Experimente grátis por X dias

– Acesse gratuitamente

– Inscreva-se já

– Vagas limitadas

– Oferta exclusiva

– Promoção por tempo limitado

Agora que você já conhece um pouco mais sobre uma landing page, não deixe de aplicar essa estratégia em seu negócio e comece hoje a converter seus leads!