Inbound Marketing: 5 dicas para criar uma estratégia de sucesso

Inbound Marketing: 5 dicas para criar uma estratégia de sucesso

Inbound Marketing: 5 dicas para criar uma estratégia de sucesso

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? 

Nos últimos anos essa estratégia tem se mostrado cada vez mais eficiente para atrair e fidelizar clientes. A ideia por trás do Inbound é que ser visto é secundário, a prioridade é ser encontrado.

Para isso, a empresa pode explorar diferentes canais, como as redes sociais e os mecanismos de busca para produção de conteúdo relevante e de qualidade, para então ser encontrada por potenciais clientes de forma natural e não invasiva.

Se você quer entender mais sobre o assunto e conhecer algumas dicas para criar uma estratégia de sucesso, você veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra se o Inbound Marketing é para você!

O que é inbound marketing e como funciona o funil de vendas?

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair, converter e fidelizar clientes, através da criação e do compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo de um negócio. 

Essa estratégia é baseada na ideia de que as pessoas estão cada vez mais procurando informações na internet e, por isso, é importante que as empresas produzam conteúdo que ajude a solucionar problemas ou dúvidas do seu potencial cliente.

Em tradução livre, o termo pode ser definido como “marketing de atração”, e sua principal diferença do marketing tradicional (ou Outbound Marketing), é que no segundo, a empresa procura o cliente, e não o contrário. 

No Inbound Marketing temos o funil de vendas, que se trata do processo pelo qual o cliente passa desde o primeiro contato com sua empresa até a compra. Ele pode ser dividido, basicamente, em três etapas: topo, meio e fundo de funil.

No topo do funil, o cliente entende que tem uma necessidade que precisa ser resolvida e tem o primeiro contato com a marca.

Na etapa do meio do funil, o cliente está em busca de resolver essa necessidade ou problema, mas ainda está em busca da melhor forma de fazer isso. 

Já na etapa de fundo de funil, o cliente fez a sua escolha e está pronto para a compra. Nesta fase ele já pode ser abordado pelo time de vendas da marca escolhida. 

Se você deseja saber um pouco mais sobre o funil de vendas e como aplicá-lo em sua estratégia, clique aqui e confira um artigo completo sobre o assunto.

Qual a importância do fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição é fundamental para manter os leads interessados em sua empresa. 

Os leads são pessoas ou empresas que mostraram interesse em um produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. De forma simples, são potenciais clientes e possuem maiores chances de fechar negócios do que visitantes comuns. 

Por meio de uma comunicação personalizada e segmentada, é possível oferecer conteúdos relevantes e criar um relacionamento de confiança com esses leads, o que aumenta as chances de conversão e fidelização.

Os objetivos do fluxo de nutrição são conduzir o lead pelo funil de vendas, fortalecer relacionamentos, entender mais sobre a persona, reduzir os custos de aquisição de clientes e aumentar o ciclo de vendas.

5 dicas para criar uma estratégia de inbound marketing de sucesso:

1. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para atrair e fidelizar clientes. Crie uma lista de e-mails com leads qualificados e envie conteúdo relevante e personalizado. Não esqueça de incluir um call to action em seus e-mails para incentivar a conversão.

Para criar campanhas de e-mail marketing de sucesso, clique aqui e saiba como.

2. Ofereça conteúdo rico em troca de informações de contato

Para atrair novos leads, ofereça conteúdo rico e exclusivo em troca de informações de contato.

Isso pode ser feito por meio de landing pages, onde o cliente preenche um formulário para ter acesso a determinado conteúdo.

Os conteúdos ricos incluem os e-books, infográficos, webinar, entre outros tipos de materiais. Também é importante otimizar esses materiais com as regras de SEO para alcançar melhores resultados nos mecanismos de busca, como o Google. 

3. Crie uma newsletter recorrente com conteúdos relevantes

Uma newsletter é um tipo de e-mail marketing enviado de forma periódica para uma lista de usuários que se cadastraram para receber o conteúdo.

É uma importante ferramenta para manter os leads engajados e atualizados sobre sua empresa. 

Crie uma newsletter recorrente com conteúdos relevantes e diferenciados para cada etapa do funil de vendas.

Confira 7 dicas valiosas para criar uma boa newsletter.

4. Automatize as ações de inbound marketing

A automação de marketing pode te ajudar a aumentar a eficiência da sua estratégia de Inbound Marketing. 

Com ela, é possível criar fluxos de nutrição automáticos, enviar e-mails personalizados e, assim, analisar o comportamento dos leads.

5. Integre as práticas de inbound com outras áreas do marketing 

Para potencializar os resultados de sua estratégia, também vale integrar as práticas com outras áreas do marketing, como mídias sociais e tráfego pago. 

As mídias sociais podem ser usadas para divulgar o conteúdo produzido e aumentar o alcance da sua empresa.

Já o tráfego pago pode ser utilizado, por exemplo, para direcionar os leads para suas landing pages e aumentar a conversão.

Se você está pensando em criar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso, temos certeza que aplicando as dicas acima você alcançará bons resultados. Se precisar de ajuda, conte com a Fusão Online

Com sua equipe de profissionais experientes e dedicados, a Fusão tem ajudado empresas de diversos setores a alcançar seus objetivos de marketing e a obter resultados significativos com estratégias de inbound marketing.

Entre em contato conosco e seja a próxima!