31 mar 10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso
As ferramentas digitais não só revolucionaram a maneira de nos comunicarmos como também transformaram as nossas relações de consumo.
Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das restrições sociais impostas, o comportamento das pessoas ficou ainda mais digital.
Ou seja, plataformas digitais e mídias sociais tornaram-se o principal instrumento para a solução de problemas e promoção da interação social.
Já no universo empresarial, a migração de pequenas e médias empresas (PMEs) fez-se ainda mais necessário para atender esse novo comportamento do consumidor.
A migração dessas empresas para o meio digital representou um aumento significativo de mais de 200% só em 2020 comparado a 2019.
Nesse sentido, o setor do comércio eletrônico (e-commerce) cresceu quase 40% no Brasil, só em 2021, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Portanto, fazer parte dessa cultura digital e explorar, de forma estratégica os recursos e ferramentas digitais, é fundamental para garantir mais competitividade e crescimento para sua empresa no mercado.
Sua empresa já fez uma transmissão ao vivo?
Sabe o que fazer e como fazer para ter lives de sucesso?
Continue a leitura com a gente para descobrir como esse formato digital tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital das empresas e ajudado a gerar maior conexão com a audiência.
O que são e como funcionam as lives?
Também conhecidas como transmissões ao vivo, as lives são um recurso digital de comunicação em áudio e vídeo capaz de conectar pessoas de forma dinâmica com interação dos participantes em tempo real.
Seu principal objetivo é compartilhar conteúdos relevantes, dicas, novidades, além de divulgar produtos e serviços.
Essas transmissões acontecem por meio das principais plataformas digitais, como Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e TikTok, por exemplo.
Diferente de outros formatos digitais, como fotos e vídeos, a live possui um alto poder de engajamento e envolvimento dos usuários, tornando-se uma excelente oportunidade para o fortalecimento e posicionamento digital da sua empresa.
Em outras palavras, na live é possível interagir com comentários, curtidas, menções e compartilhamentos, além de acompanhar as ações dos outros participantes, tudo de forma instantânea.
Além disso, quando sua empresa iniciar a transmissão ao vivo, a plataforma digital enviará uma notificação para toda a sua rede, estimulando a participação da sua audiência.
Esse é um formato de comunicação bastante democrático, pois garante a qualquer empresa a possibilidade de organizar esse evento digital e promovê-lo nas suas mídias sociais.
Portanto, para desenvolver uma live, inicialmente, você precisa ter um celular conectado à internet com captação de áudio e vídeo, além de uma conta registrada na rede social na qual será realizada a transmissão.
Mas será que só isso é o suficiente para garantir lives de sucesso?
Continue a leitura com a gente que vamos te ajudar a responder essa pergunta.
Por que elas se tornaram uma excelente ferramenta para os negócios?
De acordo com uma pesquisa da LiveStream com a New York Magazine cerca de 80% das pessoas preferem ver uma live de uma marca do que ler um artigo de blog.
As pessoas estão em busca de se conectar, de se relacionar e de interagir com outras pessoas e a live cumpre muito bem esse papel.
Ou seja, ela aproxima o cliente da sua empresa, compartilhando conteúdos relevantes e, também, conhecendo as principais necessidades das pessoas para apresentar o seu produto ou serviço como a melhor solução.
Dessa forma, as lives são aliadas poderosas nas estratégias de marketing digital nas empresas, promovendo o fortalecimento do engajamento dos seus seguidores e maior conexão com a sua empresa.
Isso é fundamental para conquistar novos públicos, alavancar as vendas e ampliar o faturamento e a geração de novos negócios.
Além disso, as lives despertam um sentimento de pertencimento e identificação com a sua empresa, tornando seus seguidores verdadeiros embaixadores da sua marca.
Quer descobrir como realizar lives de sucesso e melhorar a performance do seu negócio?
Separamos 10 dicas incríveis para você mandar muito bem na hora de produzir a sua.
10 dicas para sua empresa realizar lives de sucesso
1. Planejamento
Faça sempre um roteiro e esteja pronto para fazer bonito e aproveitar ao máximo esta incrível oportunidade de conexão com sua audiência.
Na transmissão ao vivo, a comunicação é muito dinâmica e viva, o que não permite 100% de previsibilidade dos eventos.
Porém, dominar o assunto a ser abordado garante mais segurança e confiança na hora de compartilhar as informações com os seus seguidores, fortalecendo a autoridade da sua marca.
Programe-se para não se perder durante o evento e tenha mais controle de toda a dinâmica da live, alcançando, verdadeiramente, os seus objetivos.
Escolha o conteúdo a ser abordado com base em pesquisas e descubra o que sua audiência gostaria de saber, quais são as principais dores e como a sua empresa pode ajudar a solucionar esse problema.
2. Segmentação do conteúdo em tópicos
Essa é uma ótima estratégia para você manter o seu público engajado por mais tempo.
Procure dividir o conteúdo em tópicos e trabalhar a curiosidade da sua audiência, liberando as informações por etapas ao longo de toda a live.
Isso também permite que as pessoas que chegarem depois do início da live também consigam acompanhar melhor o assunto, aumentando as chances de permanência no seu evento.
3. Programe a sua live e compartilhe com sua audiência
Faça uma pesquisa com seus seguidores para descobrir o melhor dia e horário para realizar a sua live.
Afinal de contas, você quer garantir a participação do maior número de pessoas possível, não é mesmo?
Para isso, você pode usar o recurso dos stories das principais mídias sociais e fazer enquetes para levantar essas informações.
Dessa forma, você cria um sentimento de pertencimento e identificação ainda maior com a sua audiência, conferindo a cada uma das pessoas um lugar de importância no processo de escolha e decisão.
Decididos a data e o horário, é hora de apostar em uma boa estratégia de divulgação.
Envolva a sua audiência nos bastidores de preparação, trazendo essa pessoa para mais perto da sua empresa.
Use os stories do Instagram e Facebook, por exemplo, para promover as informações da sua live e estimular a participação e curiosidade da sua audiência.
Mas, lembre-se: nada de forçar a barra, hein?
4. Qualidade do áudio e vídeo da sua live
Não é necessário ter equipamentos de última geração e uma equipe profissional para fazer lives de sucesso.
Você precisa sim se preocupar com a qualidade da sua live pensando sempre em garantir uma ótima experiência de interação para a sua audiência.
Para isso, sempre escolha lugares mais silenciosos e, se possível, utilize microfone.
Dessa forma, você garante uma captação de áudio melhor e mais pontual da voz.
Além disso, use a sua criatividade para elaborar um cenário de gravação que faça sentido para sua empresa e para a sua persona.
Aposte em peças de decoração que fortaleçam a identificação com o seu nicho de mercado, construindo um ambiente ainda mais personalizado para sua live.
5. Compartilhe o conteúdo da sua live
A produção textual e audiovisual deve ser persuasiva e chamativa para despertar a curiosidade e o interesse da sua audiência.
Esse é um ponto fundamental para nutrir o encantamento com o seu público e estimular a participação no evento.
Valorize os benefícios que sua empresa irá compartilhar na live e utilize uma comunicação personalizada ao seu público-alvo.
6. Aposte em um local com boa luminosidade
Procure aproveitar a luz natural do dia para fazer suas produções.
Porém, caso isso não seja possível, não se preocupe.
Existem alguns equipamentos que fazem toda a diferença na hora de você fazer lives de sucesso.
Os famosos iluminadores ring light fazem o maior sucesso entre os produtores de conteúdo por garantir boa qualidade de iluminação.
Além disso, são perfeitamente ajustáveis na altura, 100% direcionais e contam com diferentes níveis de intensidade e temperatura da luz.
7. Sempre interaja com seu público
Mostre para sua audiência que você se preocupa com ela e que está sempre disposto a ouvi-la.
Durante a live, procure fazer perguntas a fim de identificar possíveis dúvidas em relação ao tema abordado.
Além de ajudar as pessoas, você ainda estimula a interação com registros de comentários e também garante maior permanência na live.
Ao iniciar uma transmissão ao vivo, não esqueça de verificar com o seu público a qualidade de imagem e som.
8. Responda o máximo de interações
As pessoas buscam se conectar umas com as outras e querem atenção.
Então, valorize cada comentário e procure responder o máximo de pessoas possível.
Isso faz com que elas se sintam importantes e cria um vínculo de comunidade da qual ela faz parte.
Fale sempre o nome das pessoas que interagem com você.
Agradeça, responda as perguntas e sempre motive a sua audiência a deixar sugestões de conteúdos que elas gostariam que sua empresa abordasse.
Caso não seja possível dar um retorno a todas as pessoas, reserve um tempo após a live para fazer isso, mas nunca deixe ninguém sem resposta.
Isso diz muito sobre como a empresa enxerga o seu cliente e qual a importância que ele tem para o seu negócio.
9. Procure saber se sua empresa faz lives de sucesso
Ao final da transmissão, pergunte à sua audiência se a live foi relevante e sempre estimule o comportamento digital: curtir, marcar e compartilhar o seu conteúdo com os amigos.
Deixe claro que os seus seguidores têm um papel importante no alcance daquele conteúdo e que a interação deles é fundamental para alcançar outras pessoas.
Construa uma relação de confiança e proximidade com a sua audiência, deixando os canais digitais sempre abertos para um diálogo constante com a sua empresa.
10. Seja você
Sua empresa não precisa fingir ser quem não é para ter lives de sucesso.
Mas não há nada demais em querer ser a melhor versão de si, principalmente, neste momento, não é mesmo?
Sempre valorize e prefira uma comunicação clara e objetiva, sem abrir mão da personalidade e diferenciais da sua marca.
Afinal, esses são alguns dos motivos pelos quais fizeram as pessoas seguirem a sua marca.