16 jun Marketing digital online: 5 ferramentas para otimizar seu negócio
Sabemos que a tecnologia pode ajudar muito na rotina de profissionais das mais diversas áreas. No marketing digital online não é diferente.
À medida em que as empresas buscam oportunidades de negócio no marketing digital, torna-se ainda mais necessário automatizar atividades que podem facilitar o dia a dia do trabalho.
Hoje em dia existem ferramentas para praticamente todas as demandas desse universo.
Mas qual utilizar? Para que cada uma delas serve? É preciso pagar?
Essas são algumas das perguntas mais comuns entre quem decide seguir este caminho.
Como são muitas possibilidades, escolher a melhor opção pode parecer uma tarefa difícil.
Pensando nisso, separamos uma lista com 5 ferramentas (gratuitas e pagas) para te ajudar a otimizar o seu negócio. Anote tudo e aproveite!
Como as ferramentas de marketing digital online podem otimizar a comunicação da sua empresa?
Entender o seu negócio, o seu público e os seus objetivos, são alguns dos pontos necessários para montar uma estratégia de marketing digital online.
Após fazer um planejamento detalhado, chega a hora de definir quais ferramentas te ajudarão neste processo.
Existem várias delas disponíveis no mercado, que atuam para atender diferentes objetivos, como automação de marketing, análise de dados, e-mail marketing, otimização para mecanismos de busca, gestão de projetos e por aí vai.
Por isso, é importante saber a sua real necessidade antes de escolher qual delas implementar.
De modo geral, as ferramentas podem te ajudar a mensurar resultados, reduzir custos, alcançar o público certo, automatizar processos, integrar dados etc.
Tudo isso vai influenciar diretamente na sua estratégia de comunicação digital, seja ela através de um site, blog, rede social, e-mail, ou qualquer outra plataforma.
Dicas de ferramentas que podem ajudar
1. MLabs
O MLabs é uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil para fazer a gestão de redes.
Atualmente o serviço é compatível com o Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Youtube.
Trata-se de uma plataforma bem completa usada principalmente por profissionais de marketing, empreendedores, agências etc.
Através dela é possível fazer o monitoramento de vários perfis de redes sociais, agendar publicações, responder mensagens, controlar o fluxo de criação e aprovação de posts, emitir relatórios e muito mais.
É uma ferramenta com um preço acessível e que oferece duas opções de assinaturas: o plano básico e o plano profissional.
Antes de optar por um deles, você pode testá-la gratuitamente durante sete dias.
Assim, o MLabs é ideal para otimizar o processo de gerenciamento de redes sociais, facilitando o dia a dia dos responsáveis pelas mídias sociais do seu negócio.
2. Canva
O Canva é uma ferramenta gratuita de design que pode ser uma grande aliada do profissional de marketing.
Seu grande diferencial é ter uma interface intuitiva que oferece diferentes tipos de modelos prontos e editáveis de templates para serem usados nos mais diversos formatos, como posts em redes sociais, convites, panfletos, newsletter, infográficos, apresentações etc.
Também é possível criar um layout do zero e ter o dimensionamento perfeito adequado para cada tipo de template.
Além da versão gratuita, é possível assinar outros planos disponíveis no Canva, que são os planos Pro, Enterprise, Educação e ONGs. Eles permitem acesso a uma série de funcionalidades extras.
3. RD Station
O RD Station é uma das referências do mercado de automação em marketing digital e vendas.
Basicamente, seus serviços são divididos em duas categorias: o RD Station Marketing e o RD Station CRM.
No RD Station Marketing é possível criar landing pages, formulários, pop-ups, e-mail marketing e campanhas, nutrir leads, fazer automação de marketing e muito mais.
É uma solução extremamente completa de Inbound Marketing que permite facilitar a gestão de leads e criar estratégias personalizadas.
Já com o RD Station CRM você pode controlar todo o processo comercial do seu negócio e melhorar a gestão e performance da equipe.
A plataforma é paga e conta com alguns planos distintos voltados para os times de marketing e de vendas. Também é possível testá-la gratuitamente durante dez dias.
4. Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas hoje em dia para analisar a atuação online de um site, e-commerce ou aplicativo.
Após instalada, ela permite emitir relatórios, customizar dashboards, acompanhar metas, monitorar perfis, visualizar as páginas mais acessadas etc.
Sendo assim, você terá acesso a dados específicos do comportamento e do perfil dos visitantes de uma página em um único lugar.
5. Reportei
O Reportei é uma ferramenta de relatórios e dashboards de marketing digital e redes sociais.
Por meio dela você consegue coletar informações de diferentes mídias sociais e gerar relatórios profissionais de forma rápida para apresentar aos seus sócios, investidores e clientes.
É possível integrá-la com diversas plataformas como Google Meu Negócio, Mailchimp, RD Station, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics, Instagram, Google Ads e Google Search Console.
Conta com duas opções de plano: Starter e Pro, com possibilidade de pacotes mensais ou anuais. É possível testar por três dias gratuitamente.
Devo profissionalizar o marketing digital online do meu negócio?
Se você chegou até este artigo, é porque provavelmente já sabe o quanto é essencial que a sua empresa tenha uma presença digital.
Mas saiba que apenas estar presente no mundo virtual não é suficiente.
Para alcançar o público certo, garantir a credibilidade da sua marca, gerar vendas, produzir um conteúdo de qualidade, criar um site efetivo etc, é fundamental ter uma boa estratégia.
Por isso, profissionalizar o marketing digital online do seu negócio pode ser a melhor saída para que ele cresça com qualidade.
Outro benefício de profissionalizá-lo é que, desta forma, você consegue dedicar seu tempo e o de sua equipe para a atividade-fim da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato com a Fusão Online!