O que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital?

agência de marketing digital

O que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing digital?

Graças ao alcance incrível que a internet proporciona, o investimento em uma agência de marketing digital por parte das empresas cresce expressivamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame, que entrevistou 1024 empresas, 61% delas responderam que não sabem elaborar e conduzir suas estratégias de marketing digital e pretendem ou já optaram por agências de marketing digital especializadas.

Atualmente representando entre 19% e 33% das vendas, o marketing digital deixou de ser considerado um custo e tornou-se um excelente investimento.

Entretanto, na hora de escolher a agência de marketing digital que vai representar os valores e serviços da sua empresa, você sabe como escolher a melhor?

Como esta é uma decisão que influencia diretamente o desempenho da sua marca, reunimos aqui os principais pontos que você deve observar para fazer sua escolha. 

Vamos lá?

Como escolher uma boa agência de marketing digital?

A contratação de uma agência de marketing digital pode evitar ou reduzir a sobrecarga de funcionários de empresas retirando de suas mãos a estratégia de conteúdos e ações para a internet.

Para selecionar a agência de marketing digital que vai agregar um bom trabalho à empresa, o passo mais coerente é realizar uma pesquisa de mercado.

Confira 5 pontos importantes para analisar:

Questione os objetivos da sua empresa

Dê uma olhada atenta ao seu plano de negócio e entenda quais são os objetivos de marketing dele.

Agências de marketing digital fazem diversos estudos de campo, influência, público-alvo e definem personas. 

Entretanto, a função delas não é definir a personalidade da empresa de modo virtual.

É importante que você saiba onde quer chegar para saber como cobrar suas campanhas.

Entenda o histórico e a reputação da agência de marketing digital

Neste quesito, vale fazer uma pesquisa minuciosa das contas da agência de marketing e avaliar como é o desempenho dela nos mais variados estilos. Entretanto, no caso de agências de marketing, o tempo de funcionamento nem sempre é um diferencial. Com expansão gradual, o marketing digital é, em termos gerais, uma modalidade de serviço nova no mercado.

Agências de marketing digital possuem portfólios. Explore o material

Não diferente dos outros campos que envolvem criação, as agências de marketing digital têm, em seu currículo, portfólios dos materiais elaborados.

Lembre-se de que o visual das artes importa muito para as redes sociais, que o desenvolvimento de uma escrita fluída desempenha um papel crucial no funil de vendas e que os materiais ricos sempre estarão um passo à frente na internet.

Saiba quais canais de comunicação a agência de marketing digital aborda em suas campanhas

Se você vai a uma loja de sapatos, não se desloca atrás de alimentos, certo?

Com agências de marketing digital a premissa é a mesma: saiba quais canais de comunicação ela explora para não correr o risco de solicitar materiais que não fazem parte de seu contrato.

Desenvolvimento de sites, blogs, produções para redes sociais e uma análise das técnicas SEO aplicadas (através do ranqueamento do material) são um bom norte para a sua pesquisa.

Procure saber quem são os profissionais da agência de marketing

Bem diferente do que a maioria das pessoas pensa, o relacionamento com profissionais de agências de marketing digital é próximo.

Conhecer a equipe que tratará de um assunto tão delicado como a forma com que sua empresa aparece na internet é de fundamental importância.

Quanto maior for a cooperação entre vocês, melhor vai ser o trabalho desenvolvido.

Agências de marketing digital competentes seguem as tendências

Agora que você viu os principais pontos para decidir qual agência de marketing digital vai representar melhor os produtos, serviços e valores da sua empresa, deixamos para você uma última dica: verifique se ela está antenada às tendências.

Em geral, é fácil notar por meio das redes sociais, do site e dos artigos da própria agência de marketing digital.

O conteúdo do blog está sendo atualizado dentro dos contextos do marketing digital? A linha visual das redes sociais é adequada e as publicações são interessantes? Os canais de comunicação da agência de marketing digital são efetivos?

Tire essas dúvidas e verifique o desempenho da agência.

Na Fusão, por exemplo, tratamos o marketing digital como ele merece: com dinamismo, uma equipe bem disposta e antenada e propostas de trabalhos que se adéquam aos ideais da sua empresa.

Escolha bem optando pela Fusão Online.